eFootball PES 2021 Season Update trouxe uma lição bastante importante aos jogadores. A Konami apresentou exatamente o mesmo jogo da época de 2019/2020 e ainda diz que a não ser que o jogo traga uma evolução significativa não vale a pena trazer um jogo novo todos os anos.

A Konami justifica este tipo de afirmação dizendo que com a chegada de uma nova geração de consolas a empresa optou por colocar todos os seus esforços na produção de PES 2022 que terá uma nova engine e novas mecânicas que vão deixar os fãs boquiabertos.

Assim sendo o jogo deste ano tem como nome eFootball PES 2021 Season Update e é na verdade uma atualização completa da nova temporada que deixa o jogo alinhado com o que está a acontecer nos campeonatos pelo mundo fora.

Assim que ligamos o jogo vamos depararmo-nos com uma nova interface e com vários avisos de por parte da Konami que nos diz que PES 2021 é uma atualização com correções importantes na jogabilidade e update na aparência dos jogadores, equipamentos e outros pormenores que fazem alguma diferença. Na verdade este é um update, que por sinal está bem conseguido e eliminou alguns bugs presentes na versão anterior do jogo que eram bastante irritantes.

é claro que ainda existem vários problemas a serem resolvidos como por exemplo a AI ( inteligência artificial) do jogo. É verdade que pés é um jogo mais fácil de jogar com muitos golos a acontecer e jogadas bem tranquilas. Mas isso acaba por tirar o pensamento tático de um jogo de futebol, o que faz com que muitos acabem por preferir uma franquia da concorrência.

Convém relembrar que na década de 2000 a franquia PES dominava completamente. mas com as modificações que FIFA fez em 2009 acabou por tirar PES das luzes da ribalta dívida da franquia acabou por ficar um pouco mais difícil.

Assim sendo se a Konami está a trabalhar numa nova versão para a nova geração de consolas convém que revejam as movimentações e a tática do jogo de forma a tornar o jogo mais realista não esquecendo a parte divertida que conquistou tantos fãs ao longo dos anos. A Konami também precisa ampliar a oferta de equipas oficiais tal como a quantidade de estádios oficiais que ainda está bem inferior à concorrência.

Jogabilidade…

neste ponto e apesar das mudanças muito bem-vindas do modo “my Club” e “Master League” ainda falta um pouco para que PES se torne um jogo mais completo e mais atrativo. Quem sabe criar em alguns modos de jogo extra e uma espécie de “Modo História”, seria certamente muito apreciado pelos fãs.

Gráficos e Som…

A nível gráfico e ambiente do jogo, pés encontra-se muito bem e os fãs gostam bastante do que lhes é apresentado. Certo que ainda há um ou outro ajuste a fazer nas feições de alguns jogadores mas não é algo que os jogadores se queixem muito. A nível sonoro o jogo está bem feito e tem trilhas sonoras bastante interessantes e que ligam muito bem com o jogo.

Em relação aos comentadores do jogo, PES tem excelentes comentadores nas mais variadas línguas, pena que por vezes alguns dos comentários sejam repetitivos dentro do mesmo jogo. Mesmo assim consegue cumprir o seu objetivo na perfeição.

Conclusão…

eFootball PES 2021 Season Update traz-nos uma nova perspectiva em relação ao lançamento de jogos anuais dedicados ao desporto. Na realidade se ao invés de trazer em um jogo novo todos os anos trouxessem um update creio que seria uma mais-valia para as produtoras pois poderiam dedicar mais tempo a corrigir movimentos e também a própria jogabilidade. Poderiam também dedicar um pouco mais de tempo a evolução gráfica e adicionar mais comentários nus comentadores dos jogos.

Mas creio que a Konami só terá um feedback real daqui a uns tempos, só assim saberá se teve sucesso em lançar apenas um update para o jogo. A minha opinião sincera é que um update permite que a produtora possa trabalhar em outros aspectos do jogo como modos de jogo e até no modo “my Club”.

eFootball PES 2021 Season Update está disponível para as seguintes plataformas, Xbox One, PlayStation 4 e PC.

 

Nota 8/10

Positivo
  • Melhorias para driblar e capacidade de resposta.
  • Jogabilidade é fluida.
  • Drible é mais acessível e fácil de executar.
Negativo
  • Não há novos modos.
  • MyClub precisa desesperadamente de um upgrade.