O aguardado exclusivo para a PlayStation®4, Days Gone™, chega hoje às lojas portuguesas, totalmente localizado em português. Para celebrar o lançamento, a PlayStation® Portugal revelou ontem o último episódio da série sobre os bastidores de Days Gone™, intitulado “O Argumento e as Personagens”. Esta série foi gravada a propósito de uma visita ao Bend Studio, em Oregon (EUA), e é um exclusivo PlayStation® Portugal.

Em Days Gone™, que foi apresentado em Portugal pela primeira vez na Lisboa Games Week (recorda aqui algumas imagens), os jogadores terão que conduzir uma batalha desesperada pela sobrevivência na pele de Deacon St. John, numa terra rodeada pela morte. Para isso, terão que liderar o combate contra perigosas hordas de freakers – humanos degenerados que se tornaram em monstros canibalescos – e outras ameaças humanas temíveis. Além disto, terão ainda a oportunidade de explorar um vasto mundo aberto onde o tempo imprevisível e as diferentes horas do dia ou da noite podem apresentar perigos e causar surpresas fatais.

O título, PEGI 18, que foi apresentado na Tapada da Ajuda, em Lisboa, no passado dia 25 de fevereiro num evento dirigido à comunicação social (vê aqui algumas imagens), e que arrancou com uma breve apresentação conduzida por Emmanuel Roth, Senior Staff Animator no Bend Studio, chega hoje totalmente localizado em português. E, a propósito, importa realçar que é o consagrado ator Filipe Duarte quem dá a voz portuguesa ao protagonista de Days Gone™: Deacon St. John, um antigo motoqueiro marginal, caçador de recompensas, que tenta encontrar um motivo para viver num mundo devastado por uma pandemia letal.

De realçar também que, para além da Edição Standard do título, que corresponde ao disco Blu-Ray com Days Gone, está ainda disponível a Edição de Colecionador, a Edição Especial e mais duas versões digitais do jogo - uma versão standard e uma Edição Deluxe Digital.

Em baixo, verifica a que é que dão acesso as Edições Deluxe Digital, de Colecionador e Especial:

Edição Deluxe Digital:

  • Conteúdos Digitais: desbloqueio antecipado da habilidade chave inglesa, 3 visuais de mota de vadio e um tema dinâmico de Days Gone;
  • Livro de arte em formato digital;
  • Banda sonora original em formato digital;

Edição Especial:

  • Disco Blu-Ray com Days Gone;
  • Conteúdos Digitais: desbloqueio antecipado da habilidade chave inglesa, 3 visuais de mota de vadio e um tema dinâmico de Days Gone;
  • Caixa Steelbook®;
  • Livro de arte em formato físico e digital;
  • Banda sonora original em formato físico e digital;

Edição de Colecionador:

  • Disco Blu-Ray com Days Gone;
  • Conteúdos Digitais: 3 visuais de mota de vadio, desbloqueio antecipado da habilidade chave inglesa, tema dinâmico de Days Gone;
  • Estátua de Days Gone;
  • Caixa Steelbook®;
  • 6 Pins de colecionador de Days Gone;
  • Livro de arte em formato físico e digital;
  • Banda sonora original em formato físico e digital;
  • Patch de Days Gone;
  • 4 autocolantes;

No último vídeo da série sobre os bastidores de Days Gone™, “O Argumento e as Personagens”, que foi revelado ontem, Jeff Ross, Diretor do título, começa por descrever Days Gone™ como um “jogo de ação, aventura e sobrevivência em mundo aberto”, e por falar um pouco sobre o protagonista Deacon St. John, a quem o facto de ter pertencido a um clube de motards, ajudou a sobreviver enquanto o Apocalipse acontecia. “Quando as estradas estavam com filas enormes de carros, ele podia seguir de faixa em faixa, atravessando carros ou mesmo saindo da estrada e isso ajudou-o a sobreviver”, diz.

No vídeo, Jeff Ross salienta ainda o facto de esta não ser só uma história sobre o Apocalipse, “mas também sobre uma personagem que é obrigada a mudar”, já que a ação do jogo começa dois anos mais tarde, quando Deacon “já perdeu muitas pessoas, sobrevivendo ao Apocalipse com um amigo”, que se magoa e o obriga a enfrentar este novo mundo sozinho. “Ele está preso entre aquilo que era a sua vida antes de tudo isto acontecer e aquilo que o mundo requer dele agora”, salienta, acrescentando que para o estúdio foi “muito interessante vê-lo fazer esse percurso connosco, lado a lado”.

Neste último episódio de uma série de 5 vídeos, é ainda possível ouvir o testemunho de John Garvin, Diretor Criativo de Days Gone™, sobre a forma como foram manipuladas as suas pesonagens através da captura de movimentos. “A forma como manipulámos as personagens através da captura de movimentos resulta na recriação de experiências emocionais, que são muito parecidas com os melhores efeitos especiais que vemos no cinema”, afirmou John Garvin, acrescentando que “era isso que estava a faltar nos videojogos” e relembrando a cena em que Deacon e Sarah trocam votos e estão a olhar um para o outro. “Há coisas que estão a pensar e não estão a dizer, e nós percebemos isso”, refere um pouco antes de dizer que “a PlayStation®4 oferece a possibilidade de termos uma verdadeira experiência emocional numa consola”.

O Argumento e as Personagens”, mostra ainda algumas memórias do seu protagonista, em que é possível ver a sua amada, Sarah, a ser resgatada por um helicóptero.