Quando recebi SnowRunner para review fiquei logo entusiasmado, afinal de contas este seria o sucessor de MudRunner com um conceito de exploração off-road levado ao extremo.

O jogo foi desenvolvido pela Saber Interactive e produzido pela Focus Home Interactive e é uma excelente adição ao gênero que foi criado por "Spintires".

Este jogo iremos conduzir vários veículos diferentes desde camiões, carrinhas, jipes e uma variedade incrível de off-road pelos mais diversos tipos de terreno. tal como diz o título do jogo agora não teremos só lama, junto a isto temos neve e por vezes gelo.

SnowRunner e MudRunner...

Muitos se perguntam se existem diferenças entre SnowRunner e MudRunner… É claro que sim…

O mapa de MudRunner com os seus DLC's tem na totalidade 8.25km². Já o jogo SnowRunner tem 30km² sem contar com os DLC's que estão para chegar. Mas este é só um ponto, em SnowRunner temos também lama, neve e gelo ao contrário de MudRunner que só tinha lama.

Existem várias localizações em SnowRunner, temos o Michigan, o Alasca e ainda outras localizações na Rússia, vários locais com vários tipos de terreno e adversidades para ultrapassar.

O jogo inicia com um tutorial que nos ensina o que nós precisamos saber sobre a mecânica do jogo. Inicialmente precisamos chegar a uma torre de observação com o nosso camião de forma a deixar visível uma área do mapa, depois disso basta começar a aceitar contratos para transportar mercadorias de um ponto para o outro sempre tentando não atolar a nossa viatura.

Gráficos e Som…

O mapa do jogo oferece muitas possibilidades e foi criado com muitos pormenores, o jogador vai dar p ir si a apreciar a beleza do ambiente e a dimensão de um mapa em que se encontra. Os gráficos estão simplesmente incríveis e todos os veículos possuem o interior próprio muito semelhante ao real, podemos dizer que o jogo está muito bem optimizado.

Infelizmente o jogo pega por não ter qualquer tipo de vida nem nas florestas nem nas cidades, teria sido agradável ver animais ou pessoas principalmente nas zonas de construção ou quando nos encontramos mesmo no meio da floresta.

A nível de som o jogo conta com bastantes detalhes que vão desde os motores até aos sons do ambiente que nos rodeia. Além disso também temos a trilha sonora que é bastante animadora e faz notar um pouco menos a solidão que é conduzir sozinho.


Jogabilidade…

Tudo isto parece muito bem e todos os que vêm streams deste jogo dizem que o jogo é engraçado mas aborrecido. Isto acontece porque é um jogo para ser experienciado e assumo que pode não ser um jogo para todos os jogadores. Tem de se gostar de todo o terreno.

Algo que achei bastante interessante é que podemos trocar de mapa a qualquer altura para fazer os mais variados contratos que nos saiu propostos. Mas as regiões também estão todas ligadas por túneis, dessa forma o jogador pode ter missões inter-regiões.

Este jogo tem uma cena bem top, quando apanhamos um contrato temos de escolher qual a melhor viatura dentro do nosso inventário para poder fazer esse contrato, depois disso convém equipar muito bem essa viatura de forma a que a probabilidade de conseguirmos cumprir o contrato com sucesso seja elevada. Além da viatura temos também que escolher qual o melhor caminho para conseguir chegar ao destino, podemos optar pelo caminho mais rápido ou pelo mais longo sendo que normalmente o caminho mais rápido é o mais acidentado.

O jogo em si é bastante simples mas possui uma profundidade incrível e necessita que o jogador tenha algum conhecimento sobre as melhores técnicas para retirar a viatura das situações mais complicadas e de muita paciência para ultrapassar determinados trechos de terreno a uma velocidade baixa para não afundar no terreno. Todos os terrenos foram criados com uma física extremamente realista, por isso não esperem por um jogo fácil.

Multiplayer…

No que toca ao multiplayer este oferece a possibilidade de 4 pessoas poderem jogar em conjunto, mas só o anfitrião poderá salvar o progresso no mapa. Este modo é bastante interessante e quando jogamos com amigos nem damos pelo tempo passar. 

Conclusão...

Este é um jogo bastante interessante e bastante divertido. para aqueles que gostam de simuladores SnowRunner pode ser uma excelente opção e é sem dúvida uma excelente adição ao género de jogo.

Passei várias horas deste jogo a retirar viaturas atoladas que se encontram espalhadas pelo mapa. Algo bastante divertido principalmente quando temos que chamar uma terceira e uma quarta viatura para tirar todas as outras que ficaram atoladas. SnowRunner é uma excelente opção para jogar sozinho ou com amigos tendo sempre em conta que jogar com amigos é bem mais divertido.

 

 

 

Nota: 9/10

Positivo…   Negativo…
Jogo muito divertido.   Desprovido de vida.
Gráficos bem conseguidos.    
Trilha sonora animadora.    
Simulador competente.