Razer Atheris é um rato bem acessível, principalmente para quem pretende um rato que seja possível transportar para todo o lado sem ter cabos a entrelaçar em tudo. Escolher o rato para usar no nosso portátil é sempre um desafio, especialmente quando a grande quantidade dos consumidores não quer investir muito dinheiro. Mas a Razer trouxe uma solução com o lançamento do Razer Atheris que tem o preço de 59.99€. Não é um rato muito barato, mas vale bem o preço que ele custa.

O que torna o Atheris impressionante em comparação com alguns dos ratos concorrentes no mercado são as opções de conecção dupla, seja a ligação por USB a 2.4GHz ou Bluetooth Low-Energy (LE) com uma longa duração da bateria.

O hardware do Razer Atheris suporta o Bluetooth LE para aqueles que desejam conectar-se sem problemas, mas também há um dongle sem fio de 2,4 GHz incluído para uma conexão de melhor qualidade com tempos de resposta mais rápidos.



Especificações…

Uso contínuo de 350 horas em um único par de pilhas AA (no modo Bluetooth).

Sensor óptico de 7,200 DPI.

Conexão LE.2.4 GHz com tecnologia de frequência adaptativa (AFT).

Fator de forma ergonómica equivalente.

Compacta e pronto para celular (o dongle se encaixa no mouse, não é necessário nenhum estojo de transporte extra) .Faz botões de hiper-resposta programáveis ​​independentemente. Tamanho aproximado: 99,7 mm / 3,9 pol. (comprimento) X 62,8 mm / 2,5 pol. (largura) X 34,1 mm / 1,35 pol. (altura). Peso aproximado 66 g / 0,14 lbs (excluindo as baterias).

O Razer usa AFT com o Atheris, e é a mesma tecnologia de otimização de rádio encontrada no mouse de jogo Razer Lancehead. Em vez de apenas um sinal direto de 2,4 GHz, a AFT está constantemente à procura de canais abertos no espectro de 2,4 GHz para garantir que não haja atraso na interferência de rádio. Embora a interferência não seja um problema em casa, pode aparecer em um ambiente público ocupado, como uma cafeteria ou aeroporto, onde muitos dispositivos estão competindo por um sinal.

Design…

Em comparação com o Razer Lancehead, há uma estética de design clara que está sendo transferida para o Atheris. Mas também há algumas diferenças. Ambos os ratos compartilham os lados de borracha para aderência extra, o mesmo design de centro dividido e colocação de botão semelhante.

Onde o Atheris difere do Lancehead é que ele não tem dois botões extras no lado direito, tornando este mouse um pouco menos ambidestro para os esquerdistas.

Sendo um mouse de viagem, também não há iluminação RGB Chroma encontrada no Atheris, que poderia deslizar a bateria muito rapidamente.

O Atheris é preto a jato, sem variações de cor, salvo um pequeno LED na parte superior que se desloca entre azul ou verde, dependendo do estado da função. É um design surpreendentemente minimalista proveniente do Razer, que visa mais profissionais do que os jogadores adolescentes.

Com 66 gramas, o mouse se sente denso por seu tamanho, o que é bom para aqueles que não gostam de camundongos com sensação oca.

Existem dois recursos que, em comparação com o Logitech MX Anywhere 2, destacam-se:

Há um compartimento de viagem oculto para o dongle 2.4GHz. A roda de rolagem pode operar como um terceiro botão (programável).

O primeiro recurso é essencial se você não quiser perder o pequeno dongle de 2,4 GHz. A parte de trás do Atheris simplesmente descasca-se, pois é mantida por fortes ímãs. Você não saberia que está a menos que alguém lhe tenha dito. O dongle apenas desliza em um pequeno slot e não requer nenhum esforço para remover. O mesmo design também permite trocar as duas pilhas AA (incluídas).

Embora nem todos usem uma roda de rolagem para clicar como um botão, muitos fazem, e é bom vê-lo aqui. Por padrão, no Windows 10, o botão de rolagem abre um link da web em uma nova guia em segundo plano, o que é perfeito para aqueles de nós que multitarefa. Claro, você pode reatribuir o botão a tudo o que quiser através do software Razer Synapse 3.

Os dois botões do lado esquerdo estão configurados para navegação na frente e para trás, mas, novamente, eles podem ser atribuídos a qualquer função. Os botões são fáceis de sentir sem olhar e ter um ótimo clique suave. Mas eles são mais finos do que eu gostaria.

Para o tamanho, o Atheris é compacto, em cerca de três quartos do tamanho do Razer Lancehead ou qualquer mouse de mesa completo. É arredondado o suficiente, no entanto, para chegar à sua palma, mas não é tão plano ou curvilíneo quanto o Surface Arc Mouse.

Finalmente, atrás da roda de rolagem fica outro pequeno botão. Por padrão, isso muda entre as configurações DPI, que variam de 200 a 7.200. Existem cinco predefinições DPI configuráveis ​​pelo usuário para a sensibilidade e, clicando no botão, as altera. Você não precisa do software Razer Synapse para fazer isso, mas, quando instalado, aparece uma janela informando sobre a alteração e a configuração. Ainda melhor, essas predefinições podem ser personalizadas com alta especificidade.

Escolhendo entre 2,4 GHz ou Bluetooth...

O Razer oferece aos usuários a escolha entre o uso de Bluetooth ou uma conexão de 2,4 GHz no Atheris, com o último com a AFT anteriormente mencionada para a superioridade do sinal.

Há uma diferença substancial entre Bluetooth e 2,4GHz AFT também, que se resume a uma característica: taxa de polling. Com o Bluetooth, a única taxa em que o sensor óptico do Atheris atinge é de 250 Hz. Mude para 2,4GHz AFT e 500 Hz e 1000 Hz (um milissegundo) estão agora na mesa.
Claro, usar o Atheris em um tempo de resposta de milisegundo reduzirá a vida da bateria, mas para aqueles que de repente querem jogar um jogo rápido, é uma ótima opção. Mesmo com uma pesquisa de 500 Hz, existe uma diferença significativa em relação à "sensação" de uma conexão Bluetooth em apenas 250 Hz, tornando a solução de dongle substancialmente melhor. Para a maioria dos usuários, a taxa de pesquisa de 500 Hz será OK para o uso regular da produtividade.
Não há nenhuma razão para escolher, entretanto, entre as tecnologias concorrentes. Um usuário pode emparelhar o Atheris via Bluetooth ou usar o dongle de 2,4 GHz no mesmo computador. Ao usar o interruptor na parte inferior do Atheris, você alterna entre os modos que oferecem muita flexibilidade. Se você estiver usando o Atheris com o Surface Pro e, de repente, precisa de sua única porta USB, você pode simplesmente virar para o Bluetooth, e você está tudo pronto. Uma vez que o dongle 2.4Ghz é sempre com o Atheris, ele faz o transporte e troca uma brisa. Embora eu não seja um grande fã de ter que sacrificar uma porta USB por um dongle, pelo menos o que o Razer inclui é muito compacto, se encaixa no próprio Atheris e é totalmente opcional.

Uso de Razer Atheris...

Ao usar o Atheris, não tive queixas importantes. Os botões direito e esquerdo têm cliques muito agradáveis, com uma ligeira diferença de som.

A roda de rolagem não é tão agressiva quanto a cliques como ratos Logitech, mas pode ser sentida ao se deslocar. Ainda não existe uma opção de "rolagem livre", mas você pode usá-la como um terceiro botão. A roda de rolagem, porém, tem uma leve jogada antes de "clicar" com um chocalho menor, como se fosse um pouco solto, o que pode ficar irritante em uma sala silenciosa.

O design geral é ambidestro - isto é, se você o separa no meio, é essencialmente o mesmo em ambos os lados, economizando para os botões laterais. Sendo um mouse de viagem, você está sacrificando um pouco porque o Atheris é pequeno, mas nunca foi incômodo como um mouse Microsoft Wedge ou o Logitech Ultrathin Touch Mouse.

O emparelhamento via Bluetooth ou o dongle de 2,4 GHz nunca foi um problema. No entanto, o software Synapse 3 da Razer ainda não aceitou quando o Atheris estava no modo Bluetooth, muitas vezes falhando em vários computadores. Considerando que Synapse 3 oficialmente não suporta Atheris, ainda assim vou marcar isso até seu status beta.

Atualização: 9/13/18 - O Razer agora pressionou uma atualização que corrige o bloqueio de Bluetooth observado acima.

Razer diz que o Atheris suporta 350 horas de uso contínuo com as baterias AA não recarregáveis ​​incluídas. Isso é quase 15 dias seguidos. Se você usa o Atheris por quatro horas por dia, todos os dias, você pode passar cerca de três meses antes de ter que trocar as baterias.

A captura, é claro, é que está usando o Bluetooth LE e não o mais poderoso com 2,4 GHz. Mesmo assim, ele pode variar de acordo com se você usa 250 Hz, 500 Hz ou 1000 Hz. Ainda assim, em alguns dias, mesmo nos 2,4 GHz, não vi o Atheris perder muita bateria, sugerindo que deveria durar algumas semanas no mínimo.

Infelizmente, o Atheris não tem nenhuma conexão micro USB para uma instalação com fio, e se você ficar sem baterias enquanto estiver na estrada, não há backup.

Razer Atheris é uma ótima compra...

Ao usar o Razer Atheris, não havia nenhum assasio para mim. Tudo funcionou como deveria, o mouse estava confortável de usar e eu apreciei as opções de programação de botões e tecnologia sem fio.

Os botões e a roda de rolagem eram excelentes, e a capacidade de usar uma pesquisa de 500 Hz ou 1,000 Hz é excelente.

Enquanto 7.200 DPI é muito alto para muitos computadores, estou bem usando o Surface Studio ou qualquer exibição que seja 4K ou superior. Para aqueles com tela Full HD (1080 x 1920) usando 2.400 ou 3.600 DPI está bem. Mais uma vez, ser capaz de alternar dinamicamente entre as configurações de DPI com um clique de um botão é super conveniente especialmente ao mudar de computador. Além disso, o Razer Synapse 3 permite que você transporta os perfis de usuários do Atheris através da nuvem para qualquer PC ao qual você o conecta.

O ponto de venda real para o Razer Atheris é o preço. Com US $ 49,99, é o mesmo que o MX Anywhere 2 da Logitech, mas oferece um compartimento de armazenamento para o seu dongle e a roda de rolagem atua como um terceiro botão. Essas são diferenças significativas, e fala a favor do Atheris. O que falta, no entanto, é múltiplos botões de emparelhamento para Bluetooth, o que é um tanto envergonhado.

Para aqueles que procuram um mouse de viagem confiável com um excelente sinal, alta sensibilidade e precisão, o Razer Atheris deve estar em sua pequena lista de considerações.

Nota: 9/10

Positivo...

Alto DPI e configurações de polling.

Transfira facilmente entre o compartimento Bluetooth ou 2,4 GHz AFT.

Stocker para dongle de 2,4 GHz.

Comfortable para usar com boa vida útil da bateria.

Negativo...
Nenhuma opção com fio se as baterias morrerem. Nenhum botão de emparelhamento múltiplo para Bluetooth.

Screen chocalho com a roda de rolagem.