Football Tactics & Glory é um jogo bem diferente dos habituais jogos de gestão de equipas. Este jogo combina a mecânica de turnos com um simulador de futebol. Está bem interessante e faz lembrar os jogos de estratégia de turnos.

A ideia é crescermos desde as ligas amadoras e tentar chegar as ligas profissionais passando por torneios internacionais. Temos de treinar a nossa equipa, comprar e vender no mercado de transferencias , melhorar o estádio, fazer investimentos em jogadores mais jovens e contratar novos treinadores de forma a tornar a nossa equipa mais forte.

O jogo inicia com a nossa escolha de país, clube, kit e patrocinador. As equipas são muito idênticas as da vida real, mas infelizmente também têm problemas com as licenças, felizmente podem ser personalizadas e modificadas de forma a se parecerem com as nossas equipas favoritas.

Os jogos são realizados numa espécie de taboleiro, com 10 quadrados de comprimento e 7 de largura, e o jogo tem a duração de 45 ações. Em cada turno o jogador tem três ações que pode usar da forma que achar mais conveniente. Mas ainda há mais, quando não esta na nossa vez de atacar, acabamos por defender e assim sendo podemos pressionar os jogadores adversários e fazer cortes em alturas importantes do ataque do adversário.

Para alem dos movimentos que nós ordenamos manualmente, os jogadores ainda têm as suas habilidades, eles podem especializar-se em alguma habilidade onde ganham skills que se ativam automaticamente. Assim sendo, quando um jogador atacante vê um espaço vazio e se desloca para lá ou um defesa que se movimenta conforme o ataque adversário procurando sempre a melhor forma de cobrir um jogador da outra equipa.

Os jogadores têm quatro States principais (precisão, passes, defesa e controlo) e estes são alterados pelo clima, fadiga e pela pressão dos jogadores adversários, e isso é que determina a probabilidade de esse movimento ser um sucesso ou não.

Em relação aos passes curtos, esses dificilmente saem furados, mas podem ser interceptados pelo adversário. Em relação aos arremessos dos guarda redes, chutos e passes de longa distância, estes contêm um elemento de sorte.

Após algumas horas de jogo, este pode ficar bem repetitivo e ver tantas variações táticas nem sempre é fácil. Mas se o jogador conseguir viver bem com estes dois pontos poderá levar a sua equipa a gloria e descobrir um jogo bem mais interessante nas primeiras ligas.

Conclusão…

Este não procurabser o novo Football Manager nem um FIFA Manager mas sim uma outra opção de gestão de equipa onde outras mecânicas estão em jogo. Não deixa de ser um jogo bem divertido mesmo tendo em conta a quantidade de mecânicas que por vezes podem ser aborrecidas. É um jogo que eu veria facilmente numa versão mobile, creio que seria um grande sucesso.

Mesmo assim vale a pena experimentar, poderão sempre tentar chegar as primeiras ligas e ser um campeão em Football Tactics & Glory.

 

Nota:. 7/10

 

Positivo…

Gênero novo.

Boas mecânicas.

Desafiante.

 

Negativo…

Tornasse aborrecido com o tempo.