Como todos os que lêem as minhas reviews já sabem, eu sou um apaixonado pelos artigos da Razer, e por isso mesmo irei lançar 5 reviews nos próximos dias de 5 artigos distintos de grande qualidade.

Esta será a review de um teclado que aparentemente é bem simples mas que tem um poder, uma velocidade e precisão bem superior.

O Razer Cynosa é um teclado de membrana com iluminação RGB que se espalha por todo o teclado.

Um dos pontos que devo apontar como negativo é que o Razer Cynosa custa mais do que um teclado comum de membrana e os seus benefícios são bem limitados o que nos leva a ponderar se não existirá um outro teclado de membrana que faça o mesmo trabalho por um preço bem mais em conta…

O Razer Cynosa é um teclado bem simples, todo em preto com um logotipo bem discreto na parte inferior do teclado e não se faz acompanhar das teclas de mídia ou das teclas de macros como tanto os gamer gostam. Este teclado não se faz acompanhar de qualquer tipo de descanso de pulso, seja ele fixo ou magnético (infelizmente não houve esse cuidado).

Li em algum lado (acho que no website) que o Razer Cynosa era anti derramamento, mas após uma breve inspeção achei que não deveria fazer o teste, afinal de contas este teclado tem uma estética que me faz lembrar um simples teclado de escritório. Para quê provocar algo se não temos certezas? Prefiro testar ou ver com os meus olhinhos se realmente vier a acontecer sem querer.

Teclado…

O teclado do Razer Cynosa é bastante interessante e consegue resultados muito bons quando comparados com outros teclados do mercado.

Quando se trata de digitar durante algum tempo seguido, o utilizador pede que seja confortável e que as teclas não fiquem presas nem sejam duras. Testei o teclado usando o website typingtest.com e consegui digitar 117 palavras por minuto contra 94 palavras no teclado Logitech G810. Fiquei bastante satisfeito com os resultados, este seria um teclado muito útil aqui na redação tendo em conta que escrevemos tantos artigos e notícias.

Software…

O Razer Cynosa pode ser executado em conjunto com o software Razer Synapse 3.0. Este software ainda conta com um ou outro problema de design mas tudo funciona como seria de esperar apesar de ainda estar um pouco confuso e não encontrar todas as opções facilmente como no Razer.Synapse 2.0.

Tenho de dizer que tive alguns problemas para que o Razer Synapse 3.0 reconhecesse o dispositivo, tive inclusive de reiniciar a máquina e desconectar o teclado para que o software assumisse o dispositivo. Após este infeliz procedimento acabei por conseguir usar e configurar o teclado. O software Razer Synapse 3.0 é bastante robusto e podemos reprogramar qualquer tecla seja em ação como em iluminação Chroma personalizada. Podemos ainda criar macros ou configurar teclas de forma a que façam um loop apos um determinado tempo, ideal para alturas em que iremos usar vezes e vezes as mesmas combinações de teclas.

Testes…

O Razer Cynosa foi testado com vários jogos, jogos como Oberwatch, Counter Strike GO, League of Legenda e PUBG, mas ainda houve oportunidade para uns testes na PS4 num jogo que tem sido um sucesso incrível, estou a falar de Fortnite.

Durante os testes não houve qualquer tipo de contratempo e o teclado comportou-se como seria de esperar.

O tempo de resposta foi muito bom e as teclas foram sempre bastante confortáveis , mesmo após horas de teste.

Infelizmente devo admitir que a falta de descanso de pulso é algo que realmente se nota e pode fazer a diferença após algumas horas de uso.

É certo que este teclado não seja o mais indicado para torneios de videojogos, mas para o utilizador casual será sempre uma excelente opção.

Iluminação…

A iluminação RGB do Razer Cynosa é bastante interessante. Esta vem de baixo das teclas e ilumina todo no teclado com as suas cores vivas.

Esta iluminação pode ser controlada através do software Razer Synapse 3.0 (a mais recente versão deste software) e podemos escolher entre várias opções disponíveis no software. Podemos ainda fazer a nossa própria configuração.

Conclusão…

O Razer Cynosa não é o melhor teclado que já vimos da Razer, mas é certamente um dos melhores teclados de membrana que já vimos fora da gama Razer.

 Este é um teclado relativamente barato em comparação a outros teclados do mercado e sempre olhando para a qualidade do artigo.

Admito que o preço de 79,99€ possam não ser atractivo para todas as carteiras e que se encontram outros teclados de membrana mais baratos no mercado, mas com a mesma qualidade será difícil.

 

Nota: 9/10

 

Positivo…

Iluminação.

Totalmente programável.

Teclas com toque confortável.

 Negativo…

Software Synapse 3.0.