Manual Samuel, desenvolvido pela Perfectly Paranormal, este jogo vem para provar que os jogos não têm de ser demasiado sérios e que há espaço para este estilo.

O gênero deste jogo é um pouco complicado de definir, pois poderia ser um 2D como poderia ser um simulador do dia a dia ou outro tipo, mas creio que o melhor é deixar cada um de vocês decidir o que acha…

História…

No que toca a história, Manual Samuel não é nada que nos faça ficar boquiaberto. Ele é uma pessoa normal com uma namorada perfeitamente normal e que morre logo no inicio do jogo fazendo com que esse acontecimento seja o mote do jogo. 

O jogo começa precisamente nesta altura, altura em que Samuel está no inferno e faz um acordo com a morte de forma a regressar a vida tudo do zero… Assim sendo vamos ter de aprender a andar, respirar, piscar os olhos, comer ou até mesmo aprender a manter-nos de pé.

Resumindo a nossa jornada com Samuel é na realidade uma reaprendizagem de forma manual de todas as coisas que nós fazemos automaticamente  no nosso dia a dia.

O jogo é bem engraçado e se no início deste jogo eu pensei que ia detestar este jogo, rapidamente mudei de idéias.

O jogo está dividido em ações do dia a dia e é bem engraçado, principalmente porque a morte nos acompanha a cada instante.

Jogabilidade…

No que toca a jogabilidade este jogo é lindo, imaginem ter de executar varias ações ao mesmo tempo como inspirar, expirar, piscar, caminhar, manter a coluna direita e cada uma destas ações com um botão especifico e ainda tendo de cumprir um objetivo específico… os dedos dos jogadores até ficam batalhados.

Os controlos são uma confusão só mas a ideia é precisamente essa, mostrar que se tivéssemos de pensar em cada movimento ou ação e ao mesmo tempo pensar em inspirar e expirar seria algo caótico. 

O jogo vai aumentando gradualmente a dificuldade, mas sem qualquer compromisso fazendo com que o jogo acabe por ganhar o habito de certas ações e assim acabando por cometer cada vez mais erros, algo que poderia ser frustrante mas que acaba por se tornar bem divertido…

Este jogo torna-se ainda mais divertido quando jogamos com um amigo num modo cooperativo local. A minha primeira ideia foi que o segundo jogador iria controlar a morte, mas estava bem enganado. Quando adicionamos um segundo jogador, cada um dos jogadores passa a controlar metade do Samuel, isso ainda se torna mais caótico pois é precisa uma coordenação incrível. Vai ser sem duvida muito divertido e vão haver muitas risadas, mas sem dúvida uma bela lição de coordenação.

Gráficos…

É óbvio que os gráficos de ultima geração e polimento ao pormenor não foi uma preocupação da produtora, a ideia também não era essa.

O jogo tem um estilo 2D com personagem e cenários com uma estética de desenho livre com ilustrações bem engraçadas. Por vezes temos um ou outro item dos cenários que parece que sofreu dispiclizacao com o aumento da imagem.

O jogo usa diferentes camadas para dar a ideia de profundidade tal como já vimos em outros jogos do gênero.

Som…

O som está bem enquadrado no jogo e funciona bem acabando por dar um certo ambiente ao jogo.

Um destaque especial para a interpretação da voz da morte e do estilo aplicado a mesma. Ela tem uma interpretação vocal bem específica e que nos remete aos guetos americanos. Mesmo sabendo que as vozes das outras personagens encaixam muito bem, a voz da morte é a que rouba as atenções.

Conclusão…

Manual Samuel é sem duvida um jogo pelo qual eu nao dava nada e que já estava na minha consola a espera de review  a algum tempo mas que acaba por me surpreender pela positiva.

O que mais me agrada é que este jogo chega ao mercado sem nenhuma aspiração a ser uma obra de arte, e nem procura isso, mas que co segue seduzir os jogadores pela sua simplicidade  e originalidade.

É um jogo muito bem humorado e que consegue divertir de uma forna verdadeira, coisa que muitos jogos da atualidade não conseguem.

Pena que este jogo pode ser terminado em menos de três horas, dependendo sempre da destreza do jogador (se consegue aprender ou não as mecânicas com facilidade).

Manual Samuel está disponível para PC, PS4, Xbox Onde e Nintendo Switch e está totalmente localizado em inglês.

 

 

Nota:7/10

 

Positivo…   Negativo…
Muito divertido de jogar.   Legendas não aparecem.
Ideia inovadora.   Jogo bastante curto.
Muito humor.