Snooker 19 é um simulador de snooker que foi desenvolvido pela Lab42 e publicado pela Ripstone Games. A ideia era oferecer aos jogadores o simulador de snooker mais realista e autêntico possível e com vários modos de jogo.

O jogo conta Comba licença dos 128 dos melhores jogadores do mundo onde estão inseridos os jogadores Ronnie O’Sullivan, Judd Trump, Mark Selby e Ding Junhui que já participaram nos maiores torneios do mundo com destaque para os torneios The Crucible e o Alexandra Palace.

O jogo faz-nos parecer que nos encontramos um daqueles torneios que passa na TV mas que nós nos encontramos a disputar o mesmo. As mecânicas de jogo estão muito bem elaboradas o que acaba por dar aos jogadores algo de qualidade.

O jogo é super realista, pelo menos dentro da mesa, e está muito bem feito. A bola branca faz exatamente o que deveria fazer, mas os jogadores têm uma linha de aprendizagem, seja ele novato ou já habituado às mesas de snooker. Afinal de contas é um jogo virtual e teremos de ter noção dos toques e força com que batemos a bola.

O jogo conta com um modo carreira muito bom e divertido e conta ainda com modos com 6 e com 15 bolas vermelhas…

Jogar sozinho até é bom, para treinar, mas divertido é juntar vários amigos em casa e jogar uns contra os outros…

Diverti-me muito...

Gráficos…
Apesar de ter nomes muito poderosos do mundo do Snooker, os gráficos acabam por parecer mais de uma PS2 do que da atual geração. Os movimentos das personagens são meio robotizados o que mostra um ar bem desleixado do jogo.

A editora parece ter-se concentrado somente na mesa, que é onde toda a magia acontece. Felizmente, o que acontece na mesa de snooker acaba por nos fazer esquecer do que foi feito fora da mesma.

Jogabilidade…
Cada jogada é nos mostrada a partir de um ângulo tradicional de transmissão para a TV, depois é possível mudar para podermos podermos executar a tacada através de uma câmera livre. O problema  que controlar essa câmera livre não é nada fácil...

Algo que também achei bem estranho foram os controlos do jogo, eles respondem muito bem o problema passa pelo facto de eles serem estranhos, por vezes difícil saber o que estou a fazer com tacadas fortes em vez de tacadas mais fracas. Mas pelo que percebi é uma questão de habituação...

Online…
O modo online existe e não foi difícil encontrar player, o problema é que todos os jogadores com que me cruzei são muito bons e já controlam o jogo quase na perfeição. Mesmo assim o modo online é um modo a ser jogado pois está com muita qualidade.

Conclusão…
O jogo Snooker 19 é um simulador de snooker muito bem feito e cheio de coisas para fazer e com as mais variadas licenças que deixam o jogo ainda mais fidedigno e agrada certamente aos fãs.

Existem vários problemas com o controlo da câmera, mas depois de apanharmos o jeito acaba por se conseguir algo minimamente decente. Existem poucos modos de jogo e o jogo poderia ser um pouco mais divertido, mas juntando amigos a festa a coisa muda logo.

Tenho de admitir que tendo em conta o jogo e a modalidade a Lab42 fez um excelente trabalho.

 

Nota:7/10

 

Positivo…   Negativo…
 Realista.   Camera de jogo dificil controlar.
 Sistema de colisão muito realista.   Graficos ao redor da mesa são fracos.