Esta é uma atualização do jogo ARK Survival Evolved, mais propriamente um DLC que a equipa de produção Studio Wildcard trouxe para este incrível jogo. Ao longo do tempo, desde o lançamento de Ark: Surival Evolved que este estúdio tem trazido varias novidades que incluem a transformação do jogo e a própria jogabilidade. O mais recente DLC tem o nome de Aberration e como o nome diz tem transformações que são uma verdadeira aberração.

Esqueçam tudo o que já viveram em Ark: Surival Evolved e pensem na nova realidade que o jogo nos propõe. Neste novo ARK somos forçados a viver no subsolo num sistema complexo de tuneis e cavernas. Agora coloquem novas espécies bem estranhas de seres para caçar ou domesticar. e por fim, adicionem armas e ferramentas novas com mecânicas bem diferentes do que estavam habituados.

Apesar de grandes mudanças o jogo continua com todas as logicas anteriores seja de construção, craft, caça ou de combate. Eu creio que a grande mudança deste DLC é mesmo a estranheza que entra neste jogo como por exemplo uma espécie de humanoide de nome “Reaper” que podemos engravidar…

É isso mesmo, perceberam bem, o fruto dessa estranha relação é um “Reaper” que podemos domesticar. Por mais estranho que pareça posso garantir que não é o mais estranho que vão encontrar neste jogo. Podemos cavalgar um camaleão gigante, ter um ser estranho que irá servir de lanterna, teremos muitas cenas bem estranhas.

A nova abordagem do jogo, onde iremos estar em tuneis e cavernas, dá uma nova dinâmica ao jogo e possui uma nova e inegável verticalidade que dá um verdadeiro uso aos Wingsuits, que nos irá permitir voar pelas profundidades dos vales e montanhas. Essa verticalidade também nos vai permitir verdadeiras escaladas pelas montanhas e paredes. Tal como já falei acima, também temos uma nova componente, a iluminação ou a falta dela. A falta de iluminação dá um certo enfase a escuridão e ao que se esconde nela.

Existem agora zonas consideradas de “Biomes”, zonas bastante diversificadas onde existem as zonas de “Fertile Lake” muito idênticas a vales e planícies, depois temos as zonas “The Edge”, zonas mais difíceis, repletas de rochas que são muito mais desafiantes.

Tenho de chamar a atenção que este é o segundo DLC de três que completam o Passe de Época, e apesar de vermos chegarem os DLC acabamos por notar que a editora está a reinventar os mundos de ARK mas sem alterar qualquer tipo de motor gráfico ou mecânica de jogo acabando por não reinventar o jogo (creio que estão a jogar muito pelo seguro).

Tal como aconteceu no primeiro DLC, este tem o custo de 19,99€ ou como alternativa podem comprar o passe de época por 39,99€ que dá acesso aos três DLC´s do jogo (ainda só estão disponíveis os dois primeiros).

 

Conclusão…

Agora que Ark: Survival Evolved foi lançado oficialmente, podemos contar com uma fase onde a editora poderá aprender com alguns erros (pelo menos é o que se espera).

Aberration é sem dúvida o pacote ideal para quem pretende algo novo neste jogo, trás algumas novidades não só ligadas ao novo mapa subterrâneo, mas também no que toca as mecânica de exploração. Um dos pontos que mais gostei foi a utilidade que podemos agora dar aos Wingsuits, algo que se torna essencial nesta nova vertente de exploração onde podemos escalar penhascos e montanhas.

Algo que será certamente estranho são as novas espécies introduzidas no jogo, mas para quem não estranhou acordar numa ilha cheia de dinossauros, estas novas espécies pode ser somente parte de mais um dia sobrevivência.

 

Nota: 8/10

 

Positivo…

Continua a reinar nos jogos de sobrevivência.

Mais animais e mais atividades.

Domar um T-Rex para depois ir à caça.

 

Negativo…

Inúmeros glitches visuais.

O mesmo jogo de 2015.

DLC divide mais a comunidade.