A velocidade a que as transmissões no Twitch crescem é gigantesca, são muitos os que fazem livestreams e mostram ao mundo como abordam os seus jogos preferidos, ou os jogos que estão na moda.

A transmissão ao vivo é cada vez mais importante, o publico quer cada vez mais poder interagir com os seus streamers favoritos e poder obter uma resposta em direto.

Hoje em dia não podemos focar-nos somente em streams em nossa casa, qualquer local é bom para fazer streams, seja em casa, jardim, espaços de eventos e muito mais, basta para isso que se tenha um kit que seja fácil de transportar. É neste momento que entra a Razer, eles criaram um kit de broadcast de transporte fácil e de simples instalação.

 

Acondicionamento…

Neste ponto, o acondicionamento de todo o kit está simplesmente épico. Vem dentro de uma mala feita em plástico e metal, projetada para transportar o material de forma segura seja em viagens curtas ou mais demoradas. Este kit conta ainda com umas chaves que traz um porta-chaves com o logotipo da Razer e que serve para fechar a mala de forma a que outros não acedam ao conteúdo da mala indevidamente.

Na parte lateral da mala vem um autocolante que diz “Streamer Certified”, e esta mala dá um ar mais profissional a tudo isto.

 

O que temos no interior…

O interior parece ainda mais profissional do que o exterior, todos os dispositivos têm o seu lugar incluindo as chaves, e a espuma que compõem o interior desta mala é de grande qualidade e foi projetada para fazer com que tudo tenha um lugar para se encaixar bem e não fique solto dentro da mala.

 

Razer Seiren X…

Este dispositivo é composto por 4 partes, o microfone, a haste de suporte, a base e o cabo USB que irá fazer a ligação com o PC.

E como o design deste micro é considerado on-the-go, tudo foi desmontado para que seja mais fácil armazenar na mala e transportar.

Este microfone tem algumas particularidades bem interessantes como por exemplo, a base tem uma boa capacidade de girar e inclinar de forma a ser mais fácil colocar o microfone na posição pretendida.

O microfone tem ainda um botão frontal para colocar o mesmo em mute, bem como um controlo de volume e um conector de 3,5mm na parte interior de forma a podermos ligar uns headphones ou uns fones de ouvido.

Este microfone tem recursos omnidirecionais o que permite ao utilizador falar de qualquer posição sem perder qualquer palavra ou barulho. Não esquecer que este microfone ainda tem a capacidade de ignorar o ruido branco de forma a obter um som mais limpo.

 

Razer Kiyo…

Esta é a camara que vem com o Kit Razer Broadcaster Studio e é composta por duas partes, a câmara e o cabo USB para conectar ao PC.

A câmara é montada num clip bastante flexível de duas peças que permite diferentes montagens dependendo sempre do local onde vamos ter este dispositivo. Podemos colocar a câmara numa mesa necessitando somente de ajustar a mesma de forma a gravar o que queremos, podemos montar a câmara num monitor colocando a base ajustada a superfície do mesmo ou então podemos montar esta câmara num tripe e orientar na direção que queremos gravar.

Esta câmara pode transmitir a 720p com 60fps ou a 1080 com 30fps o que faz com esta seja uma das melhores camaras da Razer na sua coleção. Um dos pontos de maior destaque vai para o ajuste de luz, o Razer Kiyo tem um ajuste de iluminação incrivelmente perfeito. Algumas câmaras têm um ajuste de luz que permite aos jogadores terem uma iluminação extra nas suas transmissões, mas infelizmente por vezes não é possível desligar ou ajustar essa luz. Com o Razer Kiyo isso torna-se muito facil… O Razer Kiyo tem um anel que abrange toda a zona lateral da câmara e que permite facilmente rodar para um dos lados de forma a aumentar ou diminuir a intensidade da luz.

 

No caso de necessitar de levar a câmara para algum lugar mas não tem possibilidade de transportar todo o kit, não há problema. A câmara Fazer Kiyo tem um microfone incorporado, o que permite gravar audio e video sem a necessidades de todo o kit.

Para um transporte seguro o Kit Broadcast da Fazer vem ainda com uma bolsa para poderem transportava câmera sem qualquer risco de estragar a câmera.

É certo que muitos são os que têm dito que o que falta neste Kit Broadcaster é um tripé, e também é certo que daria imenso jeito, mas se vamos transmitir fora de casa, podemos sempre colocar a webcam apoiada no ecrã fo nosso portátil. Pessoalmente acho que o kit está completo e não lhe acrescentaria nada.

 

Conclusão...

Na minha opinião, este kit Broadcaster não podia estar mais completo. Tem o melhor do som e da imagem, o resto cabe ao utilizador saber tirar o melhor partido deste kit e fazer o melhor conteúdo possível para chamar mais publico para o seu canal.

Fiz algumas stream com o Fazer Broadcaster Kit para o Twitch e a qualidade que conseguibdar aos meus videos foi sem duvida alguma bem superior ao que costumava ter. Acabei mesmo por usar algumas técnicas mais profissionais que resultaram numa melhoria gigantesca nas livestream que fiz.

A qualidade de imagem do Razer Kiyo com uma resolução de 1080p fez todo o sentido, mesmo baixando os 30fps.

Em relação ao microfone Fazer Siren X, não podia estar mais contente, ele capta som mesmo não estando junto da nossa boca, tive sempre o microfone a cerca de 1 metro e a qualidade de som esteve sempre muito bem.

Este Kit é muito útil, seja para amadores como para profissionais, e se precisarmos fazer stream no exterior, a câmara pode sempre ser levada na sua bolsa de transporte e será o suficiente para som e imagem, tendo em conta que a Fazer Kiyo tem um microfone incorporado.

Este é um produto que recomendo com a maior das facilidades e espero em breve poder juntar um destes kits ao meu estudio.

 

Nota: 9/10

 

Positivo…

Mala de transporte incrível.

Dois artigos de alta qualidade.

O essencial para stream ou broadcast.

 

Negativo…

Perda de fps em resolução 1080p.