CTR Nitro Fueled é o novo jogo da franquia de Crash Bandicoot e foi desenvolvido pela Beenox (editora que trabalhou no Remastered de Call of Duty: Modern Warfare que foi lançado em 2016.

A ideia de CTR Nitro Fueled é a mesma que aconteceu em Crash Bandicoot Remastered, oferecer a mesma experiência de jogo que ofereceu aos jogadores da década de 90.

As melhorias que o jogo oferece são muito bem vindas e deixam o jogo muito mais atual fazendo com que possa competir em pé de igualdade com qualquer jogo lançado na atualidade.
CTR Nitro Fueled mantem tudo o que são mecânicas de jogo que tornaram este um jogo único e original.

Em síntese CTR Nitro Fueled é o mesmo jogo lançado em 1999 e mantém todos os elementos que fizeram deste título um sucesso.

CTR Nitro Fueled foi considerado na altura uma evolução do gênero que tinha sido inaugurado pela Nintendo com o jogo Mario Kart, e não um mero clone… CTR Nitro Fueled aparece com as mais variadas personagens da franquia Crash Bandicoot 
Uma das características deste jogo e que foi mantida é a seguinte.. Depois de escolhermos a nossa personagem o personagem é colocado dentro de um mapa onde irá conduzir o seu carro até a um dos portais que nos dão acesso as pistas de corrida.

Depois de entrar num dos portais o jogador ira fazer algumas corridas e se conseguir ficar em primeiro nessas corridas, irá ganhar uma chave que que lhe dá acesso ao boss desse portal.

Se derrotarmos o bossa desse portal não vamos desbloquear só um novo portal para novas corridas mas iremos desbloquear também esse boss que derrotados como uma personagem jogável.
Um outro ponto que torna CTR Nitro Fueled um jogo único é o facto de o jogo nos incentivar a a completar a mesma corrida mais do que uma vez (modo história). Para completar o jogo a 100% o jogador deve jogar novamente as mesmas pistas de forma a poder apanhar as moedas CTR e os troféus de Ankh que serão usados para desbloquear novas personagens e peças para customizar os carros. Ter em atenção que apesar de chegarem em primeiro na corrida, para ter mais hipóteses de apanhar itens devem elevar a dificuldade da corrida e terminar também em primeiro lugar.

Gráficos…
Neste ponto o jogo teve uma melhoria significativa, outro ponto interessante é haver um modo história que explica o porquê das personagens estarem a entrar nestas corridas de karts.

A nivel gráfico, como já tinha dito, houve uma melhoria muito grande e isso pode ver-se não só nas corridas como nas cinemáticas do jogo. Adorei os efeitos visuais e toda a panóplia de cores presentes no ecrã de jogo.
A team da Beenox fez mais uma vez um excelente trabalho na atualização dos gráficos em relação ao título original. Foi mantida a mesma ideia original com as suas cores chamativas e atrativas que mais parece que este jogo foi criado pela primeira vez para a atual geração de consolas e não um jogo com duas décadas.

Mas se és um jogador saudosista e preferidas que a empresa tivesse mantido os gráficos poligonais, não há mal nenhum, o sistema de customização está tão bem concebido que é possível usar personagens ou até mesmo pistas inteiras com os gráficos originais mas com uma resolução maior para ficarem bem em TV's de maiores dimensões.

Jogabilidade…
A revisão das mecânicas de jogo fez com que tudo resultasse ainda melhor do que já resultava no passado. CTR Nitro Fueled era o jogo de Karts mais complexo da época. O sistema de nitro era o que mais marcava esta série, algo que não acontecia nos outros jogos do gênero, esta barra vai enchendo durante a corrida e pode ser essencial em alturas mais críticas. Muitos jogadores, se não estiverem atentos as instruções acabam por nem se aperceber desta função integrada no Kart. Isto acontece porque não existe uma barra deste boost no ecrã que possa chamar a atenção dos jogadores.

O Mitos é carregado cada vez que o Kart derrapa numa curva ou que salta por cima de um obstáculo… O efeito visual do uso do Nitro é bem sutil havendo um leve brilho no escapa do Kart.
CTR Nitro Fueled oferece um sistema de personalização das viaturas muito interessante permitindo que os jogadores criem viaturas com o aspeto visual que preferirem.

Para alem das personagens do jogo original temos também uma nova personagem jogável, estou a falar de Alien Nitrous Oxide que deve ser desbloqueado no decorrer do jogo.

O jogo conta ainda com todas as pistas e personagens de Crash Nitro Kart que foi lançado para a PlayStation 2 e Crash Tag Team Racing também lançado na mesma geração de consolas.
A customização deste jogo foi transportada para outro nível, podemos customizar não só os Karts (cores e formatos dos Karts), mas também é possível customizar os próprios personagens pois os mesmos têm várias skins que permite que todas as personagens fiquem bem catitas.

É possível ganhar novas skins e personagens ganhando corridas no modo história ou acedendo ao "Pit Stop" (uma store que vende esses elementos dentro do jogo). Já agora, parabéns a Beenox, eles tinham tudo na mão para transformar este sistema numa nova forma de renda com micro-transações, mas em vez disso deixaram que os jogadores pudessem aceder a essas skins com dinheiro do jogo…

Multiplayer…
A Beenox vai introduzir novidades sazonais no jogo através do modo multiplayer. Tal como acontece nos battle royals da atualidade, a team da Beenox promete que o jogo terá eventos especiais exclusivos para o multiplayer onde serão adicionadas novas pistas e elementos de customização. Sempre que ganhamos corridas, no modo multiplayer dentro destes eventos, ganhamos Nitro Points. Quando atingimos uma certa quantia de Nitro Points podemos desbloquear novos personagens e itens de customização especiais destes eventos… Caso não consigam a quantidade necessária, Nitro Points  eles ficarão disponíveis para compra no Pit Stop.

Conclusão
Posso dizer com toda a convicção que CTR Nitro Fueled é um dos melhores remakes lançados durante este ano. Este não é um jogo com as mesmas características dos jogos da atualidade, nota-se que é um jogo da década de 90. Mas CTR Nitro Fueled é um bom exemplo do que poderiam fazer com outros jogos que nos remetem a nostalgia de jogos da nossa infância. O jogo é na realidade o que foi lá atrás mas desta vez com gráficos da atualidade. Mesmo sendo um jogo sem as opções de um Mario Kart 8 este jogo não deixa nada a desejar e cumpre aquilo que promete aos jogadores. 
Crash Team Racing Nitro-Fueled está disponível para PlayStation 4, Switch e Xbox One, a nossa equipa teve acesso a uma copia da plataforma PS4.

Sem dúvida um jogo muito divertido e que animará os jogadores durante horas.

Nota:9/10

 

Positivo…   Negativo…
 Jogo divertido.    
 Personagens memoráveis.    
 Gráficos de ultima geração.