Chegou finalmente o remake do jogo Medieval que deu tantas alegrias aos jogadores e chega precisamente na altura do Halloween.

Em Medieval o jogador controla um esqueleto que arranca cabeças bde zombies, espantalhos, sapos e outros monstros.

História…

A história do jogo acontece no reino de Gallowmere, local onde Sir Daniel Fortesque foi um guerreiro que liderou as defesas do local contra Zarok.

Zarok era um terrível mago que queria vingar-se do rei mas que acabou por ser derrotado mas isso acabou por custar a vida de Sir Daniel.

Apesar de todos considerarem o protagonista desta história um herói, na realidade as coisas não foram bem assim.

Tudo não passou de uma bela farsa, digamos que o cavaleiro foi o primeiro a cair no campo de batalha, ele levou uma flechada e morreu. E outro pormenor é que Zarok não foi na realidade derrotado definitivamente, cem anos após a batalha ele sai do seu calabouço para fazer Gallowmere entrar de novo no caos.

O certo é que o plano de Zarok acabou por trazer Sir Dan (vamos chama-lo assim) de volta a vida.

Sir Dan agora é um esqueleto e desta vez ele tem de fazer jus ao que os livros de histórias contam e acabar com Zarok de uma vez por todas.

O enredo do jogo não é o melhor de todos os tempos, mas tendo em conta que este jogo tem muitos anos e que a Other Ocean fez um excelente trabalho no remake, então já vale a pena.

Jogabilidade…

Sir Dan tem grandes desafios pela frente, principalmente porque elené bastante vulnerável a investidas dos adversários. Para terem uma ideia até os morcegos que morrem com um balançar de espada nos dão danos consideráveis.

Podemos ter armas e defesas melhores, mas para isso temos de completar os cálices das almas e trocar esses cálices por armas dos guerreiros do passado. Assim sendo não adianta evitar as lutas, nos precisamos delas para poder ter melhores equipamentos.

Algo bem interessante na jogabilidade é o facto de podermos usar varias armas , sejam elas espadas, clavas, arcos ou mesmo martelos. Todas as armas têm ataques únicos e cabe ao jogador saber qual é melhor para o seu estilo de jogo, por exemplo, apesar das laminas serem armas rápidas elas podem não causar assim tanto dano, por isso o jogador vai ter de escolher o que melhor lhe serve.

Problemas antigos…

Tal como todos os remake, eles têm sempre problemas antigos que naonforam reparados, e em Medieval acontece o mesmo.

Já em 1998 a câmera era um problemas e isso continua igual, em varias alturas estava a lutar contra os inimigos e a câmera ficou virada para a parede fazendo com que eu não tivesse a ideia de onde nos inimigos se encontravam e acabando por morrer.

O personagem continua a ter uma movimentação estranha, e apesar de ser um esqueleto eu diria que lhe falta algum  no controlo da personagem.

Apesar de estar a falar de um jogo da década de 90 não quer isso dizer que estamos a falar de um jogo fácil. Medieval é um jogo sem checkpoints e isso faz com que as mortes façam o jogador voltar ao início da fase.

Mas temos ainda outro pormenor, o jogo tem um controlo de vida que nos faz tremer, conforme avançamos no jogo temos de ter cuidado para não levar dano, ou pelo menos nada de significativo. Digo isso porque se chegarmos ao Boss sem recursos e com a vida em baixo a nossa tarefa de derrotar esse Bosse será bem difícil.

Gráficos…

Para um título da década de 90, podemos dizer que na altura não havia o que dizer dos gráficos do jogo, e podemos dizer o mesmo deste remake, ele está impecável e muito bem construído.

Outro ponto bom neste campo é que desde o início que o jogo nos dá uma boa dica, carregar no botão R2 para usar a "Dan Cam", uma câmera que se encontra por trás de Dan e que nos permite ver tudo de uma outra perspetiva.

Os efeitos de luz, ajustes e novas criações de cenários, as cores mais vivas e as animações vão certamente agradar a todos.

Conclusão…

Para quem teve a oportunidade de viver a grande jornada, na Playstation Onde, onde Sir Daniel se pôde redimir dos erros do passado, então tem agora a oportunidade de voltar a relembrar esses bons velhos tempos. Para os que nunca jogaram o título, têm aqui uma bela de uma oportunidade de conhecer uma mítica personagem da Sony Playstation e de viver verdadeiros desafios.

Um jogo muito divertido e que irá agradar tanto os jogadores old school como a nova geração de jogadores.

Nota: 7/10

Positivo…   Negativo…
Gráficos atuais.    
Divertido de jogar.   Posição da câmera.
Nostálgico.   Frustrante para iniciantes.