Já são anos e anos com a Razer a fabricar os melhores teclados para os jogadores de todo o mundo. Desta vez lançam o Razer Blackwidow Elite que é um teclado que atinge um novo patamar muito importante para a fabricante mais famosa de todo o mundo.

A produtora já lançou vários modelos do Razer Blackwidow e todos eles com vários ajustes e melhorias mecânicas, já para não falar nos melhoramentos a nível do design.

Posso dizer que o Razer Blackwidow Elite é o resultado de várias melhorias e que juntaram o melhor dos teclados criados na companhia e fizeram o melhor dos melhores teclados de mercado.

O Razer Blackwidow Elite tem a ausência das teclas macro na parte lateral do teclado, tal como existia nos teclados anteriores.

Continua a ser possível usar estas macros devido a tecnologia Hypershift (os controlos existentes podem ser dobrados utilizando o modo Hypershift da Razer, que abre um conjunto secundário de controlos para macros), assim sendo já não temos teclas dedicadas a esse efeito.

Agora temos agora teclas de multimédia onde podemos controlar o volume (botão circular), e ainda os botões play/pause e avançar e retroceder.

Do lado esquerdo do teclado temos agora uma porta de USB e uma entrada de 3,55mm, ao contrário da versão V2 deste teclado que tinha estes extra do lado direito e que ficavam no caminho do rato.

A durabilidade deste teclado foi aumentada para quase o dobro do tempo de vida útil dos presentes teclados do mercado.

 Este teclado, como todos os teclados atuais da Razer, é compatível com o software Razer Synapse, programa que é usado para gerir todas as definições dos dispositivos da Razer.

Este teclado conta também com efeitos de luz e até animações que iluminam todo o teclado, mas isso serve mais para um efeito estético do que propriamente para ser útil.

Se tudo for configurado correctamente no software Razer Synapse e tivermos outros dispositivos da Razer, então os efeitos de iluminação poderão estar em sintonia em ambos os dispositivos.

Software…

As cores do teclado podem ser configuradas através do software Razer Synapse e existem várias opções de configuração na maneira como a iluminação do teclado aparece.

O programa Razer Synapse é muito simples e intuitivo e permite a programação tanto das teclas como das macros de jogo. Também podemos criar perfis exclusivos para cada um dos jogos que mais jogamos.

Este teclado é compatível com o software Synapse 3.0, uma nova versão que permite atribuir as teclas Hypeshift, sistema que nos permite que cada tecla tenho uma função secundária quando este sistema está ativo.

O Razer Blackwidow Elite é o primeiro modelo desta família com memória interna onde podemos gravar 5 perfis de utilizadores diferentes, considero algo muito útil se for uma pessoa que muda muitas vezes de computador ou usam o vosso teclado em torneios.

Durante os jogos…

O Razer Blackwidow Elite comportou-se muito bem durante os testes em vários jogos… O teclado foi testado em Fallout 76, Fifa 19 e Forza Horizon 4 e posso dizer seguramente que etse teclado se comportou lindamente e aguentou facilmente todas as batidas nas teclas, mesmo as mais frenéticas batidas quando a frustração das derrotas batia mais forte.

Conclusão…

A rapidez de resposta deste teclado deixou-me entusiasmado e posso dizer que possui uma das mais rápidas respostas dos teclados da família Blackwidow.

Tambem pude notar que a altura das teclas é um pouco mais curta o que faz com que também seja um teclado mais rápido.

As teclas multimédia dedicadas eram um dos pontos mais pedidos pelos utilizadores e esse pedido foi ouvido e ficou muito bem neste belo teclado. Apesar de tudo, muitos vão ser os jogadores que podem não gostar de ter as habituais teclas dedicadas de macros. Mas esse é um ponto que será facilmente solucionável com o acesso ao software Synapse 3.0 onde poderão configurar as teclas a vontade, ainda assim existe sempre o sistema Hypershift e a memória interna para guardar configurações.

Existe ainda um descanso para as mãos, um descanso que foi criado a pensar no conforto do utilizador. Sem dúvida um dos melhores teclados que testei até hoje.

 

Nota: 10/10

 

Positivo…   Negativo…
Teclas Rapidas.    
Robusto.    
USB no lado esquerdo.    
Software Synapse 3.0