A Razer é sem dúvida uma das minhas marcas preferidas de periféricos gaming e mais uma vez fico surpreendidos com mais uns headphones de grande qualidade aliados a tecnologia da recém adquirida THX.

Seria uma questão de tempo até a Razer introduzir a tecnologia de som da THX nos seus headphones.

Esta tecnologia foi introduzida nos headphones da série Kraken, estou a falar dos Razer Kraken Tournament Editions e que não podia ser mais conveniente, afinal de contas quem não quer ter o melhor som do seu jogo quando está numa competição.

Este modelo de auscultadores da Razer já está no mercado à alguns anos, mas acaba por ir sofrendo uma ou outra mudança estatística e poucas alterações acaba por ter, mas desta vez as coisas são diferentes e a fasquia foi elevada com o poder de som da tecnologia THX Spatial Audio.

Esta tecnologia é conhecida com "Surround" e faz com que se tenha uma melhor percepção do que nos rodeia, agora imaginem isto num jogo.

Construção...
Desde a última review que fiz de uns Razer Kraken, eu posso dizer que a primeira vista estes headphones mudaram pouco visualmente, algo que não é mau, mas poderiam ter mudado materiais ou até mesmo um pouco do design.

Acho que o maior problema passa pelo facto de estes headphones serem demasiado grandes, principalmente se pretendermos usar os mesmos fora do contexto gaming.

Não são uns headphones desconfortáveis, pelo contrário, eles são bem ergonômicos e quando usados por poucas horas até são bem confortáveis. O problema passa por jornadas de mais de 3 horas de jogo, nesse momento já passam a incomodar um pouco, mas creio que passa por uma questão de habituação. O que é uma pena pois eu tenho uns Razer Tresher e estes são bem confortáveis, mesmo quando jogamos por mais de 8 horas.

A parte superior dos headphones são construídos em alumínio, algo bastante robusto, ao contrário dos plásticos usados nos headphones anteriores da Kraken, mas fica a dúvida se as esponjas que revestem essa área chegam ao final de umas horas.

Uma surpresa bem agradável foram as almofadas mais conhecidas como earcups. Estes têm um gel dentro das almofadas que se adaptam as formas da nossa cabeça e isolam o som tanto do exterior como do interior. O tecido que reveste os earcups também tem uma particularidade muito interessante, eles ajudam a dissipar o suor causado pelo uso dos headphones.

Pelos testes que fiz em jornadas de 5 horas em stream, posso dizer que tanto o tecido que evita a transpiração na zona auricular como o gel dos earcups são eficazes.

Microfone…
Algo que me desapontou um pouco foi sem dúvida o microfone, estava a espera de mais, tendo em conta a qualidade do microfone dos Razer Tresher eu posso dizer que os Kraken Tournament edition desiludem um pouco…

Creio que foi falta de brio pois com a qualidade de som da THX apresentar um micro destes acaba por ser um ponto bem negativo. Mas já se tem tornado uma tendência em headphones gaming o microfone ser desconsiderado.

O microfone está posicionado do lado esquerdo, como já é hábito, e é retrátil e maneável de forma a que o utilizador possa posicionar o micro a seu gosto.

Som…
Os testes foram feitos e posso garantir que ainda estou a processar o que se passou… uma qualidade de som de outro nível que  me deixou arrepiado.

Os headphones vêm com uma ligação tipica de Jack 3.5mm, este equipamento vem com um controlador áudio para USB que é o responsável pela tecnologia THX Spatial Audio.

Eu estava a espera de algo muito bom, não estava era a espera de algo tão impressionante. Para testar a capacidade estes headphones eu recorro a vários jogos e em cada um deles fiquei mais impressionado que no anterior com todos os sons que eu conseguia escutar e a localização exata de onde esses sons vinham…

Acho que o ponto alto foi quando entrei no jogo Black Ops 4 e parei no meio do campo de batalha a ouvir tudo o que me rodeava… a percepção do rebentamento das bombas e tiroteios e das suas localizações foi incrível. Quando joguei o modo Zombies posso dizer que me arrepiei todo com os barulhos que estes seres fazem e da facilidade com que eu identificava a localização de onde eles estavam a chegar.

Sem dúvida alguma o melhor surround tridimensional que já encontrei em headphones gaming, algo que fará toda a diferença um muitas situações de jogo.

Posso afirmar com toda a certeza que esta qualidade de surround se consegue fazer sentir em todos os jogos lançados nos últimos meses, infelizmente nos jogos mais antigos não se consegue ter tanto essa percepção apesar de o surround estar lá. Um dos jogos que mais senti o Surround destes headphones foi o popular Apex Legends. Digamos que cada som conta e quando já conseguimos ouvir o nosso inimigo a uma certa distância isso pode ser o suficiente para nos prepararmos para um ataque ou para uma retirada estratégica no caso de a nossa vida não estar nas melhores condições.

Outras áreas…
Apesar de a marca Razer ser uma marca dedicada ao mundo gaming, isso não quer dizer que estes headphones não se vao dar bem com músicas ou filmes. Eu usei este dispositivo para ver filmes e ouvir música e a qualidade também é muito boa e o conforto dos headphones é incrível.

O ajustes das colunas está incrível e deu para perceber que estes headphones dão prioridade aos tons mais graves o que é bom pois dá um equilíbrio entre os agudos e graves dando uma harmonia necessária e permite o uso destes Kraken em qualquer situação.

Controlos...
O controlador foi desenvolvido pela THX e é nele que estão os ajustes de volume, ligar e desligar o microfone, dois seletores rotativos para controlar os graves e o equilíbrio do som entre o jogo e o chat, algo que outras marcas já tinham mas que só agora é implementado pela Razer.

Software…
Tal como os anteriores dispositivos da Razer, os Razer Kraken Tournament Edition estão preparados para funcionar com o mais recente software Razer Synapse 3.0. Neste software é possível calibrar as funcionalidades da tecnologia THX podendo ainda ligar e desligar certas funções e criar diferentes perfis automáticos para jogos, filmes e música.

Conclusão…
Os novos Razer Kraken Tournament Edition deixaram-me muito, mas muito surpreendido. Acho que para estes headphones ficarem perfeitos a Razer só teria de rever InDesign dos mesmos, seria agradável poder levar estes headphones para qualquer lado não parecendo a princesa Leia devido ao tamanho dos mesmos. 

Estes headphones são bastante ergonômicos, mas se usarmos durante longos períodos de tempo o cansaço irá fazer-se sentir.

O microfone infelizmente foi uma decepção, e tendo em conta a qualidade do áudio eu esperava bem mais do microfone.

Mesmo assim a tecnologia THX conseguiu abafar todo os pontos que considero serem negativos e deu-me uma excelente experiência Surround.

Nos jogos mais antigos o sistema Surround não funciona tão bem como gostaríamos, mas temos de ter em atenção que estes jogos ainda não tinham o seu áudio preparado para esta tecnologia. Mesmo assim estes headphones comportaram-se muito bem se nada a apontar em relação a qualidade do áudio.

Sem dúvida os Razer Kraken Tournament Edition são dos melhores headphones que vão poder comprar para jogar e ainda com o bônus de poder ter também uma excelente qualidade em filmes e música.

 

Nota:9/10

Positivo…   Negativo…
Qualidade de som incrível.   Dimensão dos fones muito grande.
Construção robusta.   Microfone bem fraco.
Comando THX muito útil.    
Separação do chat voz e jogo.