O título desenvolvido no âmbito do programa PlayStation®First é um dos 10 finalistas dos Prémios PlayStation®

O título desenvolvido no âmbito do programa PlayStation®First é um dos 10 finalistas dos Prémios PlayStation®

PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
01 Dez 2017
by Perplera


Obscuria, o título da Insiduos Games desenvolvido no âmbito do programa PlayStation®First, foi o grande vencedor do Nordic Game Discovery Contest, que teve lugar no Gamedev Camp em Lisboa. Obscuria vai agora representar os portugueses na Suécia, na cidade de Malmö, no Nordic Game, evento que decorre nos dias 23 e 25 de maio de 2018.

O Nordic Game decorre todos os anos e é dos maiores eventos de videojogos da Europa, que visa juntar grandes comunidades de jogadores e estúdios de desenvolvimento de jogos de todo o mundo.

Desenvolvido por alunos da ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, Obscuria é um sidescroller de aventura que conta com vários modos de jogo, ambientes atmosféricos e imensos bosses. Este é o primeiro título desenvolvido pelo estúdio independente português fundado em 2016.

Obscuria é um dos 10 finalistas dos Prémios PlayStation®, que puderam ser experimentados durante os 4 dias da Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos e entretenimento do país.  

Destaque também para In Light , o título desenvolvido por alunos da ETIC Algarve,  que foi galardoado com o prémio " the most original gameplay". 

Os Prémios PlayStation® são uma iniciativa inédita em Portugal de apoio ao desenvolvimento de videojogos, que desafia jovens portugueses a apresentarem projetos para a PlayStation®4, o que significa que o vencedor poderá ver o seu título chegar a mais de 60 milhões de consolas em todo o mundo. O grande vencedor da categoria de Melhor Jogo será anunciado na cerimónia de entrega dos Prémios PlayStation®, em janeiro de 2018.  

Os Prémios PlayStation® arrancaram em Portugal em 2015 e, desde então, já contaram com a participação de cerca de 150 projetos. Na 1ª edição, o jogo vencedor foi Strikers Edge, do estúdio Fun Punch, um frenético jogo de combate multijogador de arcada, no qual os jogadores lutam contra guerreiros anciões. 

Os criadores de Strikers Edge vão ver o título chegar no próximo ano à PS4® em oito línguas diferentes e, além do mercado português e espanhol, também estarão presentes em França, EUA, Coreia e China. 

A 2ª edição foi ganha pelo VRock, o título que já está em desenvolvimento para o PlayStation®VR e que coloca o jogador num palco a tocar em frente a uma plateia cheia de fãs.

Os Prémios PlayStation® estão divididos numa categoria principal e cinco categorias secundárias:

Categoria Principal

  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2017

Categorias Secundárias

  • Prémio PlayStation® para Jogo mais Inovador
  • Prémio PlayStation® para Melhor Arte
  • Prémio PlayStation® para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation®
  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo Infantil
  • Prémio PlayStation® da Imprensa 
  • Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de Competição Online

O projeto vencedor do Prémio PlayStation® para Melhor Jogo de 2017 em Portugal terá acesso a:

  • Um prémio monetário no valor de 10.000 € para apoiar o financiamento do desenvolvimento do videojogo
  • Kits de desenvolvimento PS4®
  • Um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa
  • Publicar o seu videojogo para a PS4® na PlayStation®Store
  • Uma campanha promocional nos canais próprios da PlayStation® no valor de 50.000 €
  • Os Prémios®PlayStation estão incluídos no programa PlayStation®Talents que tem como objetivo impulsionar a indústria do desenvolvimento de videojogos em Portugal e Espanha através de várias iniciativas destinadas a apoiar o talento nacional. 

O programa PlayStation®Talents conta com cinco áreas de atuação distintas:

•      PlayStation®Futuros Talentos: uma iniciativa que tem como objetivo desenvolver o talento de jovens do ensino secundário através da geração de ideias para criar um videojogo. 

•      PlayStation®First: um programa de apoio a instituições de ensino superior no desenvolvimento de videojogos, que já funciona noutros países como o Reino Unido, Índia ou Austrália. Este programa fomenta a formação universitária na área dos videojogos, oferecendo aos jovens oportunidades para criar conteúdos para as plataformas próprias da PlayStation®.

•      Prémios PlayStation®: esta iniciativa promove o desenvolvimento de videojogos de estúdios nacionais e arrancou em Portugal em novembro de 2015. Os projetos vencedores da primeiras edições, Strikers Edge e VRock, estão em desenvolvimento para a PS4®.

•      PlayStation®Games Camp: esta iniciativa, que está em funcionamento em Madrid, Bilbao, Sevilha e Valência, permite juntar num mesmo espaço criativo diferentes estúdios e fornecer-lhes kits de desenvolvimento para a PS4®, apoio técnico e legal e uma campanha de comunicação e marketing em meios próprios para apoiar o lançamento dos respetivos jogos. O objetivo é publicar anualmente os títulos dessas equipas para a PS4®. 

•      PlayStation®Alianças: nesta área a PlayStation® trabalha com estúdios de diferentes perfis e dimensões de forma a desenvolver jogos para a PS4®.

Comentar


Código de segurança
Actualizar

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial