WWE 13
Editor rating
8.0
User rate
8.9
Global vote
8.4
Vote you too:
N/A
Release: 30-10-12
Price: € 69.99

WWE 13

Genres: LUTA Producer: THQ
  • Production: THQ
  • Release date: 30-10-12
  • Recommended age: 16 years

Em WWE 2012 a serie sofreu uma grade remodelação tendo direito a um ar mais lavado e fresco, um novo motor de jogo e novos controlos mais simplificados.

Em WWE 13 a evolução não é tão grande como a do seu antecessor mas também tem evoluções que vão surpreender os fãs da serie. Um dos pontos que evoluiu foi sem dúvida a jogabilidade.

O jogo está carregado de grandes entradas em cena com cenas de luzes, anúncios barulhentos e com direito a montes de testosterona misturada com o entusiasmo do público e muita luta.

WWE 13 mantem-se muito próximo da formula apresentada o ano passado, refiro-me ao ritmo rápido de tudo o que se passa dentro e fora do ringue. Manobras impressionantes, troca de movimentos especiais para movimentos de botões individuais e combos bem elaboradas para um final de qualidade.

Os ataques terão mais ou menos impacto dependendo do castigo que o jogador conseguir aplicar ao adversário, quanto mais castigar o adversário com golpes sequenciais e esmagadores, maior será a dificuldade de o adversário se levantar e mais facilmente conseguirá aplicar uma combo com sucesso.

 

Mas vamos aprofundar um pouco mais para que entendam.

A ideia foi tentar manter a euforia do programa televisivo americano e nesse ponto WWE 13 cumpre esse propósito na perfeição. As lutas são recriadas com mestria mas existem também os lutadores, golpes e finalizações até lutas completamente improváveis, tudo isso foi feito com todo o cuidado que a serie merece.

 

Existem dezenas de lutadores e todos eles têm características muito diferentes que estão representadas, e muito bem, a nível visual como o “The Undertaker” com a sua entrada com a musica fúnebre e o seu visual que mais parece ter saído de um filme de terror.

Existe ainda um modo de edição que nos permite criar a nossa personagem e ainda nos permite personalizar tudo desde, lutador, entrada no ringue, movimentos especiais e ainda mais, tudo isso para agradar ao jogador.

 

Para os fãs de luta-livre este jogo será um verdadeiro doce poi existem várias opções para explorar, isso pode ser visto pela quantidade de tópicos e subtópicos existentes nos menus.

Tudo isso aliado aos quase 100 lutadores que passaram pelas várias eras do show de luta-livre.

Mas isso não é só, o WWE 13 estreia ainda o modo “Atitude Era” que revive os melhores momentos históricos que acabam por explicar as mudanças que existiram nas federações ao longo dos anos como o classico  “Raw vs War” e o “Royal Rumble” e outros ainda mais recentes como o “Smackdown” e o “Superstars HD”.

 

Este jogo vem munido de várias opções de luta como um contra um, lutas de duplas, trios e até mesmo sextetos. Quanto as regras, essas é a escolha e temos um grande exemplo, o “Hell in a Cell” onde a luta acontece dentro de uma cela e ganha o que conseguir sair dela.

 

Jogabilidade…

Este WWE vem com um sistema de controlos vem simples com poucas acções distribuídas pelos botões mas que não deixa de ser complexa, principalmente se quiser dominar os comandos todos.

Por exemplo, dependendo do lutador um clique no botão de ataque pode significar um soco e dois cliques seguidos pode ser um pontapé. Mas até ai o jogo até está simples, as coisas complicam-se quando tentamos imobilizar o nosso adversário, o problema não passa por agarra-lo mas sim por conseguir fazer um ataque do qual não venhamos a sofrer um contra ataque que nos deixe numa posição desconfortável.

 

Apesar de já estarmos na terceira geração de consolas de nova geração, continuamos com problemas que se encontravam na era da PSOne. Estou a falar de um compasso de espera existente entre os socos e a recuperação do adversário ou vice-versa. Algo que mais parece um jogo RPG. Digo isto pois existem alguns momentos do jogo em que o jogador vai tentar aplicar um golpe especial no adversário e não vai conseguir devido ao mesmo estar a recuperar-se de uma pancada. É algo que não está bem feito pois o facto de estar atordoado a tentar recuperar-se não quer dizer que não possa continuar a levar mais pancada.

 

Uma das grandes falhas do jogo é a ausência de um tutorial que dê explicações aos jogadores de forma ao mesmo poder dominar os controlos do jogo. Não se pode reduzir a quantidade de botões que é necessário para combater e depois esperar que o jogador adivinhe que esta ou aquela combinação de botões faz um movimento especial ou até mesmo uma finalização.

Mas mesmo assim as coisas ainda não são muito más, o grande problema é que o jogo acaba por não ter em atenção que o jogador pode ser um estreante no mundo de WWE e não explica ao jogador como pode livrar-se de uma finalização ou até mesmo escapar de um ataque especial.

Vou dar mais um exemplo, existe um modo de jogo chamado “Atitude” onde o jogador tem algumas missões secundarias onde pode ter de espancar um adversário com uma cadeira que se encontra fora do ringue. Isso não parece complicado mas a pergunta é… como saímos de cima do ringue e como voltamos? Ou então… como agarramos na cadeira que está no chão?

Duas perguntas simples mas pertinentes.

Para os veteranos essas podem ser perguntas que não fazem sentido mas para os recém-chegados são perguntas que fazem todo o sentido.

 

Multiplayer…

Este jogo no modo online é muito interessante, primeiro porque jogamos com e contra jogadores reais, depois porque esses mesmos jogadores sabem quando devem intervir no jogo, sabem o que fazer para combinar jogadas e ataques para derrogar a equipa adversária.

Depois temos lutas como o “Hell in a Cell” onde colocam duas equipas dentro de uma cela minúscula onde acabamos por acertar nos jogadores da própria equipa ou então estar a dar socos em dois jogadores ao mesmo tempo. Chega a ser interessante derrubar os adversários e lutarmos em seguida com a nossa própria equipa, só por diversão.

As regras existem mas nem sempre são cumpridas mas é esse descambar da luta que acaba por ser divertido. No multiplayer a diversão é garantida.

 

Concluindo, este é um jogo muito divertido e o seu modo multiplayer é mesmo muito interessante pois a combinação com um amigo que goste deste estilo de jogo pode ser uma combinação imparável. Acima de tudo, divirtam-se pois foi para isso que este jogo foi feito.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
1
1
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial