Samsung Galaxy SIII
Editor rating
9.8
User rate
6.7
Global vote
8.3
Vote you too:
N/A
Release: 2012
Price: € 529.90

Samsung Galaxy SIII

Genres: MOBILE Producer: Samsung
  • Production: Samsung
  • Release date: 2012
  • Recommended age: 3 years

A gama Galaxy da Samsung já se encontra no mercado desde 2009 e veio para domina o mundo dos smartphones.

Podemos mesmo dizer que a serie Galaxy é uma das grandes responsáveis do sucesso do sistema Android tendo vendido milhões de unidades.

O Samsung Galaxy SIII é sem duvida alguma o grande oponente do iPhone , na minha opinião é bem superior ao iPhone.

O Samsung Galaxy SIII chegou-nos através da Lift, empresa consultora de comunicação ligada a Samsung. Um agradecimento especial a Joana Cardoso que creditou no nosso projecto.

A versão que nos chegou foi em branco “Marble White”  com  16GB de memória.

 

Unboxing…

Apesar do imponência do Samsung Galaxy SIII a caixa em que é apresentada é simples e de pequena dimensão.

Uma caixa em branco com a identificação do telemóvel “Samsung Galaxy SIII” e nas traseiras da caixa tem as especificações do telemóvel.

A caixa separa-se em duas partes tendo todo o equipamento bem acondicionado no seu interior.

 

O dispositivo…

O Samsung Galaxy SIII inicialmente parece-nos muito grande mas algo podemos dizer como primeira impressão, ele é bem mais bonito do que o Samsung Galaxy SII, o design é composto praticamente por linhas curvas, sem dúvida incrível.

Outra diferença comparando com o Galaxy SII é o facto de o Galaxy SIII ser completamente macio, ao contrário do que acontecia com o Galaxy SII que tinha uma peça rugosa na parte de trás.

O Galaxy SIII é todo branco a excepção do ecrã e de um rebordo em plástico prateado muito subtil, dá-lhe um toque muito especial.

 

Caracteristicas…

O Galaxy SIII é maior que o seu antecessor a começar logo pelo ecrã com a dimensão de 4,8 polegadas em vez das 4,3 polegadas do Galaxy SII.

O Galaxy SIII tem as seguintes dimensões, 136,6mm de altura, 70,7mm de largura e 8,6mm de espessura. Com um peso de 133gr é incrível como tanta tecnologia e tais dimensões pesam tão pouco.

A nível físico o Galaxy SIII só tem 4 botões…

·         Botão Home – Encontra-se no fundo do ecrã.

·         Botão Power – Para ligar e desligar o dispositivo.

·         Botão Mais - Aumentar o volume.

·         Botão Menos – Diminuir o volume.

 

No cimo encontramos uma camara frontal de 1.9 megapixeis, e os sensores de luz, o altifalante do telefone e o LED indicador multifunção.

Por trás do telemóvel encontramos o flash, a câmara principal de oito megapixels e o altifalante.

No topo do telemóvel temos a entrada para os auscultadores e o micro para o sistema de alta voz.

Na parte de baixo tem a entrada USB e o microfone para as chamadas.

Na frente temos o famoso Gorilla Glass, produzido pela Corning Inc., é um vidro de álcali-aluminossilicato projectado para ser fino, leve e resistente a danos. É usado principalmente como um protector de ecrãs para dispositivos electrónicos portáteis, incluindo telemóveisMP3 e MP4 e monitores de portáteis.

A mais alta tecnologia num só dispositivo móvel.

 

Inside (por dentro)…

Quando nos referimos “por dentro”, não é bem por dentro, é mais do estilo, por tras da tampa da bateria…

Quando tentamos retirar a tampa traseira do Galaxy SIII mais parecia que esta se iria partir, retiramos com o máximo de cuidado possível para não dar asneira. Mais tarde percebemos que apesar de ser fina não é propriamente frágil.

Após removermos essa tampa encontramos uma bateria de 2000mAh (amovível, o que já se torna ráro nas novas gerações de telemóveis).

Uma curiosidade é o facto do Galaxy SIII ter a antena instalada na bateria, é um sistema de nome NFC (Near Field Communication). Este sistema de nome NFS (Near Field Communication) tem também outras particularidades. Permite transacções simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro, geralmente por não mais do que alguns centímetros. Um smartphone ou tablet com um chip NFC poderia fazer um pagamento com cartão de crédito ou funcionar como um documento de identidade. Dispositivos NFC podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações ou uma apresentação de áudio ou vídeo. NFC pode compartilhar um contato, uma foto, uma música, um aplicativo, ou um vídeo ou emparelhar dispositivos Bluetooth. Mas isso já são outros extras já existentes noutros dispositivos do mercado.

O Galaxy SIII usa um cartão micro SIM, é o primeiro da gama Galaxy a usar este tipo de cartão. Eu tive de trocar de cartão sem qualquer custo para mim e sem problemas no futuro para conseguir usar o cartão num telemóvel com um SIM normal, podemos usar um adaptador para que o micro SIM se torne num SIM regular e não teremos de passar a vida a trocar de cartão SIM. Ao lado da entrada para o cartão SIM temos a entrada do cartão micro SD.

 

Hardware…

 

Ecrã…

O ecrã do Galaxy SIII tem a dimensão de 4,8 polegadas, tal como já referimos anteriormente, e vem com uma tecnologia de AMOLED, o melhor ecrã do mercado com a resolução de 1280x720 pixeis e uma densidade de 306 pixeis por polegada. Este ecrã usa a tecnologia PenTile Matrix da Samsung que em vez de ter os pixels todos da mesma forma (normalmente quadrados), cada pixel tem uma forma diferente. Esta tecnologia serve para melhorar a resolução e redimensionamento de imagens por software. O iPhone 4S oferece 326 pixeis por polegada mas mesmo assim a qualidade de imagem do Galaxy SIII consegue ser simplesmente fantástica. As cores são muito vivas e o contraste é qualquer coisa de impressionante, tudo isto graças a tecnologia AMOLED.

 

Processador…

Algo que sem dúvida não poderíamos deixar de comentar era o processador que foi aplicado no Galaxy SIII foi baseado nos ARM A9 mas desta vez produzido pela Samsung que foi baptizado de Exynos Quad. Este processador disponibiliza quatro cores a funcionar a uma velocidade de 1,4Ghz.

 

Placa Gráfica…

O GPU é também um ARM de nome Mali-400 MP, este encontra-se dentro da peça do CPU para poupar espaço.

 

Memória…

O Galaxy SIII tem uma memoria Ram de 1GB e 16 ou 32 GB de memoria flash para podermos armazenar os dados, mas pode ser aumentado este espaço através de m cartão de memória microSD com um máximo de 32GB.

 

Câmara…

A câmara traseira do Galaxy SIII é de 8 megapixeis e é sem dúvida impecável, consegue tirar maior partido da largura de banda disponibilizada pelo processador quad-core.

A velocidade de captação das imagens é espectacular pois conseguimos 6fps a tirar fotografias de modo contínuo a 8 megapixeis.  O software permite ainda fazer alguns truques engraçados como por exemplo focar uma área da imagem e definir a exposição de uma imagem antes de tirar a foto.

Existe ainda um modo de nome HDR que tira três fotos para depois fazer uma imagem composta, um método que ajuda no melhoramento da iluminação e cor das fotos.

 

Software…

O Galaxy SIII utiliza um sistema operativo de nome Android 4.0 Ice Cream Sandwich que é personalizado através da skin Touchwiz. E qual é a vantagem deste sistema operativo? Este arranjo coloca os icons e os widgets de uma forma mais arrumadinha ao contrário de uma instalação simples do Android pode ter uma organização não tão organizada com montes de ícones espalhados pelo ambiente de trabalho.

A Samsung também adicionou uma grande quantidade de funcionalidades que não se encontram num smartphone Android tradicional, por exemplo:

Smart stay...

 Este sistema está sempre a “olhar” para o utilizador para determinar se este está, ou não, a olhar para o ecrã. Se estiver, o smartphone nunca desliga a retroiluminação. Se o utilizador desviar os olhos, ao fim de algum tempo o ecrã é desligado.

 

Arrastamento de contactos...

Se quiser fazer uma chamada arrasta-se para a direita e se quiser mandar um SMS arrasta-se para a esquerda. Muito simples mas de grande utilidade.

 

Social Tag...

 Depois de reconhecidas manualmente na primeira vez que são fotografadas as pessoas são reconhecidas automaticamente cada vez que seja fotografadas posteriormente.

 

S Beam... Trata-se de um sistema de comunicação através de tecnologia NFC (Near Field Communication) que serve para transferir informação entre dois dispositivos GalaxySIII.

 

S Voice...

A resposta da Samsung ao Siri da Apple. Trata-se de um sistema de controlo por voz que dá feedback também por voz.

 

Movimentos...

A Samsung artilhou o Galaxy SIII com uma grande quantidade de movimentos que servem como pequenos atalhos para cumprir tarefas repetitivas.

Por exemplo, para fazer scroll para o topo de uma lista, por exemplo a lista de contactos, basta bater duas vezes no topo do telefone ou inclinar o dispositivo para mudar de foto.

Embora todas estas funcionalidades e componentes sejam obviamente mais-valias em relação aos outros dispositivos Android são-no para o utilizador no dia-a-dia?

 

Performance

 

Bateria…

Um dos testes que consideramos mais importante neste smartphone seria a durabilidade da bateria. Acreditamos que com tanta tecnologia o desgaste da bateria será enorme.

Nos testes de bateria, o Samsung Galaxy SIII conseguiu um score de 595 o que equivale a cerca de três horas a funcionar à velocidade máxima. Este valor indica que o Samsung Galaxy SIII consegue, em teoria, funcionar todo o dia sem ser necessário carregá-lo, partindo do princípio de que se trata de uma utilização média, ou seja com um pouco de actividades mais pesadas como jogos, um pouco de actividades de carga média como ver vídeo e navegar na Internet e standby. Usamos um dos programas mais usado a nível mundial para testes de telemóveis e tablet´s com sistema Android, falo do sistema Antutu.

Este sistema analisa tablet´s ou smartphones e compara-os com outros tablet´s ou telemóveis do mercado e atribui-lhes uma cotação em relação aos vários dispositivos do mercado.

Para que o resultado fosse o mais fiável possível testamos 3 vezes após reiniciar o telemóvel o mesmo número de vezes. Testamos neste método porque ao lermos um pouco na internet descobrimos que com as apps carregadas o resultado seria afectado.

O resultado dos testes deu uma cotação de 15780, o dispositivo que se encontrava logo a seguir do Galaxy SIII era o Samsung Galaxy Note 2 com a cotação de 17531, o telemóvel de gama superior da mesma marca.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial