Castlevania Lords of Shadow
Editor rating
8.0
User rate
7.0
Global vote
7.5
Vote you too:
N/A
Release: 5/10/2010
Price: € 19.99

Castlevania Lords of Shadow

Genres: PLATAFORMAS, AVENTURA Producer: Konami
  • Production: Konami
  • Release date: 5/10/2010
  • Recommended age: 16 years

Castlevania é daquelas series que sempre batalhou muito por conseguir alcançar a grandeza, mas infelizmente andou sempre com cotações entre o bom e o razoável. Nada mau para um jogo que foi muito bem sucedido nos campos do 2D e que teve alguma dificuldade na adaptação ao 3D.

Sem duvida que Castlevania é uma das joias da coroa da Konami e por isso entregaram a produção de Castlevania: Lords of Shadow a Kojima. Por sua vez, Kojima entregou a produção deste jogo a produtora espanhola Mercury Steam, tendo assim a Kojima productions como grande responsabilidade de supervisionar e dar alguns conselhos para este projeto.

 

De salientar que Castlevania: Lords of Shadow é o recomeço da serie onde a história não está ligada aos títulos anteriores. O recomeçar a serie do zero foi uma estratégia muito bem pensada pois permitiu atrair novos jogadores que não conheciam a história e permitiu ainda mais liberdade criativa.

 

A história...

Castlevania: Lords of Shadow passa-se em 1047, nesta altura foi quebrada a ligação entre a terra e os céus pelos Lords of Shadows. Como consequência destes atos, criaturas sobrenaturais vagueiam livremente pela terra atacando os vivos. Devido a separação da terra e dos céus as almas dos mortos não conseguem ascender aos céus.

Como este jogo foi o reiniciar da serie, o grande amor da personagem principal do jogo, Gabriel Belmont, é morta por uma destas criaturas sobrenaturais  e a sua alma está agora presa na terra.

 

O jogo...

Gabriel é um membro da Brotherhood of Light, uma irmandade que protege os humanos destas criaturas sobrenaturais. Ele embarca numa missão para derrubar os lords of Shadow e assim salvar o mundo e por consequência recuperar os três pedaços da God Mask (cada um desses pedaços está com um dos Lords of Sahdow), essa mascara tem o poder de poder ressuscitar os mortos e assim Gabriel poderá trazer de volta a sua amada.

 

O jogo de Castlevania: Lords of Shadow está dividido em 12 capítulos e a jogabilidade vai crescente conforme vamos avançando no jogo.

O jogo não é basicamente lutar contra criaturas sobrenaturais, neste jogo foram incluídas uma boa dose  de puzzles que vamos tentar resolver. Existem uns puzzles mais simples de se resolver e uns de dificuldade acrescida, provavelmente existirão alguns puzzles que não vão conseguir resolver mas existe sempre a opção de desbloquear a solução e assim continuam com o jogo.

 

Castlevania: Lords of Shadow foi buscar inspirações a muitos jogos bem conhecidos do grande público, estou a falar de jogos como o gigantesco God of War. Se olharmos para o jogo vamos rapidamente ver algumas semelhanças com God of War.

No decorrer desta aventura vamos ganhar umas botas que nos permitem correr mais rápido e umas asas que nos ajudam a saltar longas distâncias, inevitável ver God of War nestas ações.

 

Os gráficos...

Os cenário do jogo são muito variados e dão-nos a sensação de estarmos numa jornada. A Mercury Steam criou os cenários com muita atenção aos pormenores. Os gráficos estão muito bons e deixariam envergonhados alguns jogos da atualidade. Não posso deixar de mencionar que em algumas alturas do jogo as framerates do jogo atingia níveis baixos não sendo de todo muito agradável, mesmo assim não afetava a experiencia geral.

 

A jogabilidade...

Conforme avançamos no jogo vamos encontrando em alguns níveis mecanismos que ajudam a evoluir a cruz de Gabriel dando-lhe assim mais funções que nos vão ajudar e muito no decorrer do jogo.

Vamos por exemplo encontrar uma corrente que nos vai ajudar nos níveis de plataformas, mas esta não é de todo a única habilidade de Gabriel, ele tem uma data de habilidades prontas para serem desbloqueadas. Por vezes teremos mesmo de voltar atras para que com a ajuda de uma nova habilidade se possa desbloquear uma outra que está num cenário pelo qual já passamos.

Algo que distinguia o jogo Castlevania: Lords of Shadow dos outros jogos da altura era a exploração que era possível em cada um dos níveis. Não eram propriamente níveis lineares com mais do mesmo para fazer e haviam recompensas para os que mais explorassem os cenários do jogo, um dos exemplos eram uma pedras preciosas que aumentavam a nossa vida.

No decorrer do jogo conseguimos ter a perceção da evolução de Gabriel, ele vai ficando mais poderoso. Conforme avançamos no jogo vamos adquirindo novas combos, vai chegar mesmo ao ponto de não nos lembrarmos de todas as combos que existem no jogo.

Para a altura, e arriscaria dizer que até mesmo para os dias de hoje, este era um jogo bastante longo e com uma longevidade incrível. O jogo não era nada repetitivo e cansativo que acontece em alguns jogos da atualidade, é um jogo muito variado.

 

Positivo...

Castlevania: Lords of Shadow aparece de cara lavada e com um novo rumo na história. Para quem não conhece o jogo é uma excelente oportunidade de poder conhecer sem ter de estar preocupado com a história que este jogo já carrega. Um novo começo é sempre uma boa oportunidade para cativar novos fãs ou para recuperar os fãs desta franquia.

 

Negativo...

As primeiras horas do jogo são muito repetitivas e acabamos por ficar um pouco dececionados, felizmente estas primeiras horas de jogo não representam o jogo na sua totalidade.

Mas o maior ponto negativo que posso apontar em Castlevania: Lords of Shadow é o facto de não haver nada que já não tivesse sido visto em outros jogos do mesmo estilo, na época. Ou seja, não haviam grandes novidades, a inovação era minima e não podíamos dizer que o jogo tivesse a sua própria identidade.

 

Conclusão...

Apesar de Castlevania: Lords of Shadow ainda não ter conseguido recuperar a gloria que o jogo tinha tido na época do 2D, Castlevania: Lords of Shadow mostrou que tinha pernas para andar e que a história poderia ganhar um novo rumo.

A Mercury Steam fez um excelente trabalho com este titulo e sem duvida alguma este é um jogo que mesmo nos dias de hoje deixaria muitos de boca aberta.

Se tiverem oportunidade procurem o jogo nas lojas ou comprem nas lojas online das vossas consolas, vão ver que vale a pena.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial