Galaxy S5
Editor rating
9.0
User rate
4.8
Global vote
6.9
Vote you too:
N/A
Release: 2014
Price: € 699.99

Galaxy S5

Genres: MOBILE Producer: Samsung
  • Production: Samsung
  • Release date: 2014
  • Recommended age: 3 years

O Samsung Galaxy S5 foi lançado e com o seu lançamento, estávamos todos a espera de uma grande revolução no seu sistema. O já algum tempo que a Samsung prometia um telemóvel que fosse na direção do que os fãs pediam, e que viesse fazer a sucessão do Samsung Galaxy S4. Mas será que o Samsung Galaxy S5 vem fazer juz ao que nos foi dado com o Samsung Galaxy S4?

 

Assim que o Samsung Galaxy S5 nos caiu nas mão decidimos tirar todas as nossas duvidas e muito provavelmente as duvidas de muitas pessoas que estão a pensar comprar este dispositivo.

O telemóvel está repleto de grandes novidades e com uma tecnologia invejável, tem um processador super rápido, a sua Ram é bastante generosa e vários extras interessantes que podem ajudar muitas pessoas no seu dia a dia. Apesar de este telemóvel parecer uma verdadeira delicia no que toca aos smartphones da era atual, eu fiquei desiludido assim que liguei o telemóvel, o famoso Lag que encontrávamos no S4 e até mesmo no S3 assim que entravamos continua a existir no Samsung Galaxy S5. Será que não estarão presentes exactamente os mesmos problemas que assombraram as series anteriores da gama Galaxy?

Vamos desvendar isso tudo abaixo na nossa análise.

 

Telemóvel e as suas características...

Uma das características que salta logo a vista assim que pegamos no Samsung Galaxy S5 é o seu enorme ecrã, ligeiramente maior do que o seu antecessor. A sua qualidade Super Amoled continua a ser incrível, para mim um dos melhores ecrãs do mercado. Samsung Galaxy S5 conta com uma resolução de Full HD com uma densidade de 432 pixeis em cada polegada do ecrã, isso garante uma reprodução de conteúdos numa qualidade incrível.

 

Algo que nos espantou foi o facto de o Samsung Galaxy S5 não ter 3G, ele vem equipado somente com 2G e 4G, que garante a Samsung, por agora é suficiente e não há uma necessidade de um 3G que devido ao sistema 4G deixa de fazer sentido. Eu acho que, como algumas apps pedem serviço 3G, este pode vir a tornar-se num ponto negativo.

 

Algo que espanta qualquer um é o facto de a bateria do Samsung Galaxy S5 ter o dobro da durabilidade quer em conversação quer em Stand-by. É certo que tudo isto não tem a ver somente com a bateria, mas também da maneira como o sistema faz a gestão da mesma.

 

No que toca a acessórios, o Samsung Galaxy S5 faz-se acompanhar do habitual carregador de viagem, cabo USB, e os auscultadores com comando integrado.

 

Características...

 

SO – Android 4.4.2 (KitKat)

Tamanho – 142x72.5x8.1 mm

Peso – 145g

Material - Plástico

Processador – Snapdragon 801 Quad-core 2.5Ghz

Gráficos – Adreno 330

Memória RAM – 2GB RAM

Ecrã – 5.1

Resolução – 1080x1920 pixeis

Densidade ppi – 432

Tecnologia do ecrã – Super Amoled

Cores do ecrã – 16Bit

Bateria Standby – 390h

Bateria Conversação – 21h

Capacidade Bateria – 2800 mAh

Tipo Bateria – litio-ioes

Construção Bateria - Amovível

Resolução da Camara – 16MP

Flash Camara – LED

Resolução da Camara Frontal – 2MP

Resolução Vídeo – 2160p 30fps

 

 Design e ecrã...

No que toca ao design, o Samsung Galaxy S5 está melhor, mas mesmo assim eu acho que a qualidade do material está muito abaixo do que seria de se esperar de um telemóvel de uma gama tão alta como esta.

 

Em relação ao ecrã, este é muito semelhante ao do Samsung Galaxy S4 que apesar de este ser um pouco maior, a qualidade de Super Amoled e a resolução de Full HD mantem-se a mesma.

Em relação as cores presentes no ecrã, estas mantem-se as mesmas que chova ou faça sol, quer tenha luz direta ou indireta, é de uma qualidade incrível.

 

Neste momento pode estar a pensar que este telemóvel não é o ideal para si pois é muito grande. Garanto que não, ele está ao mais alto nível do que existe no mercado e todos os botões do telemóvel estão colocados estrategicamente para que consiga manuseá-lo com uma só mão. Mesmo o Sensor de batimentos cardíacos, este fi colocado junto ao flash na parte traseira do dispositivo para que possa aceder sem qualquer dificuldade.

 

Desempenho do dispositivo...

O Samsung Galaxy S5 cumpre exemplarmente o que se espera de um telemóvel topo de gama, alguns testes forma feitos e o processador do Samsung Galaxy S5 ficou acima de modelos como LG G3, iPhone 5S e be distanciado do seu antecessor o Samsung Galaxy S4.

 

Algo que continuo sem conseguir entender é, como é possível que um telemóvel com um processador como o do Samsung Galaxy S5 e com uma memória RAM tão generosa, como é possível que este dispositivo continue com o lag existente também nos últimos dois modelos desta gama de telemóveis?

 

Uma das grandes melhorias que pude presenciar no Samsung Galaxy S5 está na camara. Esta agora conta com 16MP, o que supera e excelente camara que estava presente no Samsung Galaxy S4. O melhor ainda passa pela possibilidade de poder desfocar o fundo da foto, quase como se a camara se foca-se somente num objeto ou pessoa e tudo o resto fica-se desfocado.

Esse é um pormenor que dá um aspecto muito profissional as fotos e que não seria possível sem o seu software personalizado criado pela Samsung.

 

O Samsung Galaxy S5 vem com rede 4G e foi pensado para funcionar nas 8 bandas tecnológicas presentes ao redor do mundo. Ou seja, este telemóvel irá funcionar em quase todo o mundo devido a sua compatibilidade com as normas LTE.

 

Em relação ao sensor de batimentos cardíacos, este é sem dúvida um bichinho que todos os novos utilizadores têm uma certa curiosidade e acabam por experimentar este novo sensor quase de imediato.

Apesar de ser um sistema interessante, devo dizer que é um sistema que falha variadíssimas vezes pelos mais variados motivos. Por vezes temos de fazer a leituras, duas, ou três vezes para conseguir obter a leitura correta. Outras vezes o sensor não lê o nosso batimento cardíaco devido a estarmos demasiado acelerados (após uma corrida), existem vários motivos mesmo. Ele funciona e o sistema é bastante interessante apesar de ter algumas falhas. Mesmo assim não deixa de ser mais um sistema muito bem-vindo a este telemóvel topo de gama.

 

O Samsung Galaxy S5, tem um sensor de impressão digital, este é um sensor que até tem várias utilidades e que faz com que o dispositivo se torna mais seguro ainda. Mas infelizmente, tal como acontece com o sensor de batimentos cardíacos, ele não funciona assim tão bem.

Para que o sistema funcione corretamente é necessário passar o dedo perpendicularmente junto ao leitor, numa única posição de a uma determinada velocidade. Se não forem cumpridos todos esses requisitos, então vamos ter de repetir esse movimento vezes e vezes sem conta até acertarmos. A parte chata é que conforme falamos, temos de aguardar 30 segundos para poder tentar novamente e isso acaba por ser demasiado stresante, principalmente se tiver pressa. Acabei por desligar esse sistema pois não estava para perder eternidades cada vez que pretendia aceder ao telemóvel.

 

Sendo a Strong Player uma equipa que testa, principalmente, jogos, seria um erro tremendo não o fazer com este dispositivo. Escolhemos jogos como Real Racing 3 e Dead Space, e fiquei surpreendido com o que se passou no ecrã deste smartphone.

Em relação ao Real Racing 3, coloquei as definições ao máximo e joguei se qualquer lag. Fiquei impressionadíssimo com a capacidade gráfica deste telemóvel. As cores são incríveis e sem dúvida que foi mais uma excelente oportunidade de poder prosseguir na carreira de jogo mas em grande estilo.

Em relação ao jogo Dead Space, neste jogo eu estava preocupado pois como é um Shooter, havia a possibilidade de o jogo ter lag devido a quantidade de informação presente no ecrã, mas mais uma vez fiquei impressionado com a rapidez e capacidade do dispositivo. Tudo era muito perceptível e as cores eram incríveis. Estava a pensar testar o jogo por cerca de 10 minutos e acabei por ficar na jogatana durante cerca de hora e meia.

 

Conclusão...

No geral, o Samsung Galaxy S5 mostra um desempenho invejável e é um bom dispositivo móvel, mas eu esperava muito mais de um telemóvel da gama Galaxy. O que eu consegui ver aqui foi o Samsung Galaxy S4 com alguns extras e um design que afinal não se demonstrou assim tão inovador. Os fãs estavam a espera de um telemóvel em metal e acabaram mais uma vez com um telemóvel em plástico. A Samsung tem de entender que está na hora de inovar no design e algumas marcas já provaram que é possível um telemóvel em metal e a prova de agua.

Mas para resumir, este é um telemóvel muito interessante e com grandes capacidade que esperamos que possam ser uteis em vários os sentidos.

Sendo a Samsung o rival mais direto da Apple, lamento que este smartphone tenha sido somente isto, mas esperamos poder a vir a testar o Samsung Alpha brevemente para poder ver se temos rival direto para o iPhone 6.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial