Corsair Obsidian Serie 800D
Editor rating
10
User rate
N/A
Global vote
10
Vote you too:
N/A
Release: 2010
Price: € 279.00

Corsair Obsidian Serie 800D

Genres: TECNOLOGIA Producer: Corsair
  • Production: Corsair
  • Release date: 2010
  • Recommended age: 7 years

A Corsair é conhecida como tendo os melhores módulos de memória pela generalidade dos entusiastas e como tendo uma gama de fontes de alimentação incontestável. A Corsair encontra-se no patamar em que está devido a sua aposta na qualidade dos materiais, na sua capacidade de overclock, no suporte e no aspeto dos seus produtos.

A Corsair oferece um leque de fontes de alimentação que consegue chegar a todos os gostos e a todos os bolsos e mantem sempre os níveis de qualidade.

Mas voltando a review, a Corsair lançou no mercado uma nova caixa para desktop que eles consideram ser o que os utilizadores andam a procura. A Corsair Obsidian Serie 800D nasce da necessidade de dar aos utilizadores a melhor caixa de desktop que satisfaz as necessidades de todos os utilizadores.

 

Acondicionamento…

Na parte da frente da caixa temos uma ilustração da caixa para desktop Corsair Obsidian Serie 800D com várias descrições do lado direito dessa ilustração, podemos ver o nome “serie 800D” em grande na parte direita superior. Na parte superior esquerda da caixa temos o logotipo da Corsair em branco.

Na lateral esquerda da caixa temos o logótipo e o nome “800D” no topo, no centro temos uma ilustração da caixa e algumas descrições da mesma.

Na lateral direita da caixa temos novamente o logótipo e o nome “800D” no topo, no centro temos uma ilustração da caixa e algumas características técnicas do produto.

Na parte de trás da caixa podemos encontrar uma grande ilustração do produto onde temos varios balões com destaques da caixa como por exemplo a refrigeração, área de armazenamento, sistema de gestão de cabos e muito mais..

 

A caixa dentro da caixa…

Dentro da caixa de cartão temos a caixa de desktop Corsair Obsidian Serie 800D com os devidos manuais. E vamos saber um pouco mais sobre as especificações.

 

Especificações…

  • Nome: Corsair Obsidian Serie 800D
  • Tipo: Full-tower
  • Dimensões (L x A x P): 229mm x 609mm x 609mm
  • Peso: 10,2kg
  • Cores disponíveis: Preto
  • Baias 5,25: 5
  • Baias 3,5 Externas: 4 (Hot-Swap, suporta discos 3,5/2,5)
  • Baias 3,5 Internas: 2
  • Slots de expansão: 8 (7+1)
  • Material: Alumínio
  • Painel frontal I/O: Áudio / 4 x USB 2.0 / 1x FireWire
  • Ventoinhas:
  • 1 x 140mm (Zona 1)
  • 1 x 140mm (Zona 2)
  • 1 x 140mm (Zona 3)
  • 4 x 120mm (opcionais, 1x Baia 2.5 interna, 3x topo/radiador)
  • Motherboards suportadas: mATX / ATX / eATX
  • Manutenção: Filtro de poeira
  • Preço: € 260 +/-

 

Acessórios...

A Corsair Obsidian Series 800D vem com vários acessórios disponíveis. Temos suportes extra para a motherboar (alem dos que já vêm pré-instalados), parafusos variados ( para ventoinhas, drives de armazenamento de dados e motherboar) , caixilho de borracha para ventoinha de 120mm, rails para baia de discos inferior, cabos SATA (dados e energia), cabo de extensão para fonte de alimentação (para 4 e 8 pinos). Esta é muito provavelmente a caixa que vem com mais acessórios que a nossa equipa já teve oportunidade de testar.

 

A caixa…

A Corsair Obsidian Series 800D foi desenhada tendo em mente os gostos dos gamers e as necessidades dos mesmos. Esta caixa tem uma data de funcionalidades avançadas  e um estilo muito elegante com um sistema de refrigeração bastante potente.

 

No que toca a refrigeração, a Corsair Obsidian Series 800D encontra-se com distintas áreas de refrigeração direcionadas para a area de armazenamento, alimentação e motherboard.

A Corsair Obsidian Series 800D conta também com uma gestão de cabos avançada com cortes na zona do tabuleiro da motherboard que garantem uma gestão bastante flexível dos cabos de dados e de alimentação.

Também temos 4 baias hot-swarm SATA para a rápida instalação e remoção das unidades de armazenamento e o suporte para unidades de SSD.

 

A caixa Corsair Obsidian Series 800D esta preparada para suportar refrigeração a água avançados. O topo da caixa tem três perfurações de 120mm que garantem a fácil instalação de uma radiador triplo. Tem ainda cortes na traseira da caixa que permitem uma fácil passagem dos tubos de refrigeração a água.

Eu diria que a refrigeração é um dos pontos em que a Corsair se preocupou mais com esta caixa, é não é para menos, grande parte da saúde do nosso computador está dependente da refrigeração do mesmo.

A Corsair Obsidian Serie 800D tem três zonas distintas de refrigeração que protegem as zonas chave do computador. A primeira zona, e mais importante é a da Motherboard, esta é a placa que contem todo o cérebro do computador como por exemplo o processador, as memorias RAM e todos os componentes áudio e vídeo. A segunda zona é a fonte de alimentação, sem esta zona bem refrigerada podemos ter grandes deceções pois o nosso computador deixa de receber a energia que o faz funcionar. E por fim temos a terceira zona é a de armazenamento de dados, o local onde nós temos os nossos discos HDD e SDD.

Este sistema de refrigeração é bastante eficiente pois isola as fontes de maior calor acabando por reduzir o impacto que umas áreas podem ter nas outras. Uma dos exemplos que posso dar é o do calor produzido pela fonte de alimentação, apesar de esta produzir muito calor, como está isolada o seu calor não se alastra para as restantes áreas da caixa e não faz com que o aquecimento dentro da caixa suba demasiado. O mesmo acontece com as restantes áreas, se estão isoladas e têm um sistema de refrigeração independente o calor não se acoluma no interior da caixa e acaba por não soma o calor de umas áreas para as outras.

 

Mas uma das perguntas que pode surgir é… “Mas como trabalha este sistema de refrigeração?”.

 

  • Zona de refrigeração 1…

Simples, A zona de refrigeração 1 absorve o ar fresco que vem diretamente pela parte de baixo da caixa (que não fica diretamente pousada no chão devido aos seus pés) . Devido a uns filtros removíveis e laváveis que estão na parte de baixo da caixa podemos garantir a entrada de ar para a caixa livre de pó. Essa zona fornece ar fresco a motherboard, placa gráfica, CPU e outros componentes. A entrada de ar que se encontra na parte de baixo da caixa tem 140mm o que garante uma boa deslocação de ar sem haver a necessidade de uma ventoinha de alta velocidade (esta ventoinha está montada com um caixilho de borracha que reduz a vibração e consequentemente o ruído).

 

  • Zona de refrigeração 2…

A zona de refrigeração 2 é a da fonte de alimentação, esta recebe ar a temperatura ambiente, este ar fica quente a passagem pelo interior da mesma e quando sai da fonte de alimentação ele é logo expelido para o exterior da caixa não se juntando ao calor que já esta no interior da caixa do desktop. Manter a fonte de alimentação fresca é muito importante para a sua performance a para a sua longevidade e por isso devemos manter sempre o computador numa zona que não seja afetada diretamente pelo sol e que seja ventilada de forma a não fazer absorção de ares quentes que podem prejudicar a mesma.

 

  • Zona de refrigeração 3…

Esta zona foi desenhada para manter os componentes de armazenamento de dados fresca. Apesar dos discos SSD não terem grande aquecimento durante a sua utilização o mesmo não acontece com os discos mecânicos que produzem bastante calor. Numa caixa convencional, o calor produzido pelos discos seria enviado para a zona onde a motherboar se encontra aumentando a temperatura no interior da caixa. Mas na Corsair Obsidian Series 800D isso não acontece, os discos estão montados nas baias Hot-Swap e são refrigerados por uma ventoinha de 140mm que se encontra localizada diretamente ao lado dos discos e que expele o calor para a parte de trás da motherboar que é expelida pela traseira da caixa sem que isso interfira com o resto do sistema. Existe uma zona que nos permite a instalação de discos por baixo da zona Hot-swap podem ser refrigerados por uma ventoinha  de 120mm (esta não está incluída mas a caixa inclui um kit de instalação dessa mesma ventoinha com os devidos parafusos e o caixilho de borracha anti-ruido e vibração.

 

Baias e sistema de armazenamento de dados…

As baias SATA Hot-Swap foram desenhadas para uma fácil instalação dos discos e paras as suas futuras atualizações. O sistema possui 4 baias para discos 3.5 e todas essas baias têm capacidade para alojar discos de 2.5 onde se incluem também os SSD´s.

Ao encaixar os discos nas ranhuras, estes vão alinhar os discos com as ligações SATA (energia e dados) que se encontram na traseira da baia  Hot-swap. As ligações de dados e energia para os discos são possíveis devido a existência de uma placa de circuitos que se encontra localizada na parte traseira da baia Hot-swap. Nos podemos ver esta placa de circuitos através do interior da Corsair Obsidian Series 800D, esta encontra-se tapada com uma pequena cobertura em plástico que após ser removida acaba por revelar todos os circuitos e ligações que através de cabos ligados a motherboar passam toda a informação que necessitamos.

 

Gestão de cabos...

A Corsair Obsidian Series 800D tem um sistema de cabos avançada para que o utilizador não tenha os cabos espalhados dentro da caixa do desktop. Tendo em conta que a organização dentro de uma caixa do PC é importante para que se possa aceder aos vários componentes sem qualquer problema, então posso dizer que a Corsair Obsidian Series 800D está muito bem estruturada. Tudo foi desenhado e estruturado de forma a que os cabos passem por trás do tabuleiro da motherboard, eles passam através de ilhós  revestidos de borracha  de forma a que cheguem ao seu destino sem terem de passar pelo compartimento principal. Assim sendo garantimos que o nosso computador fica organizado sem grande esforço e faz com que o ar dentro da caixa circula mais facilmente.

 

CPU Backplate...

Já todos nos deparamos com dissipadores que requerem o acesso a parte de trás da motherboar, e já muitos de nós tiveram de ir a loja trocar esses dissipadores pois a nossa caixa não permitia esse acesso. Pois é a pensar nesse tipo de dissipadores que a Corsair fez com que o tabuleiro da motherboar tivesse um corte com uma tampa de plástico nessa zona de forma a podermos fazer essa instalação sem dificuldades.

 

Conclusão...

Apesar de esta ser uma das primeiras caixas que a nossa equipa fez analise mais detalhada da mesma, pessoalmente fiquei muito contente não só pelo artigo mas também pela facilidade com que vou poder fazer manutenção e upgrades ao meu PC. A Corsair Obsidian Series 800D é uma caixa muito pratica e robusta e vai certamente ser muito útil tanto a nível profissional como a nível pessoal. A nossa equipa só pode recomendar um artigo como a caixa Corsair Obsidian Series 800D para todos os que sentem e vivem os jogos ao máximo e querem tirar o máximo de partido do seu PC sem a preocupação de aquecimento que tanto preocupa quem tem um PC de grande capacidade.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
corsair_obsidian_800d
corsair_obsidian_800d
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial