Monster Hunter Ultimate 4
Editor rating
9.0
User rate
8.5
Global vote
8.8
Vote you too:
N/A
Release: 13-2-2015
Price: € 39.99

Monster Hunter Ultimate 4

Genres: RPG Producer: Capcom
3DS
  • Production: Capcom
  • Release date: 13-2-2015
  • Recommended age: 6 years

Monster Hunter 4 Ultimate é o decimo primeiro jogo da serie e carrega o enorme peso dos seus antecessores. O jogo foi expandido e bastante refinado, tendo em conta a versão de Monster Hunter 4 lançada para o Japão e ainda tem um elaborado sistema de combate com vários conteúdos que já são habituais nos jogos da serie Monster Hunter.

 

Em Monster Hunter 4 vemos a abolição dos combates aquáticos que existiam em Monster Hunter 3. Isso aconteceu pois as batalhas aquáticas obrigavam a uma mudança radical na estratégia de jogo e quebravam o ritmo do mesmo. Para substituir as zonas aquáticas a Capcom optou por construir terrenos com vários níveis de elevações de forma a facilitar a movimentação vertical e encurtar ações que levavam algum tempo como por exemplo escalar uma parede, por mais pequena que fosse.

Agora, quando a personagem vai em direção a zonas com alguma elevação, a escalada desses obstaculos é feito de uma forma mais fluida e natural.

 

Em Monster Hunter 4 Ultimate todas as armas têm um ataque aéreo, quando combatemos contra um guerreiro montado num monstro é iniciado um minijogo no qual o resultado irá determinar se o monstro ou o caçador são atirados para o chão.

As modificações feitas no jogo causaram, sem dúvida alguma, um grande impacto num todo, mas felizmente o mecanismo de matar monstros, recolher materiais, fazer equipamentos e matar monstros mais fortes mantêm-se. Ou seja, este jogo mantem-se um verdadeiro Monster Hunter.

 

Em Monster Hunter 4 Ultimate as batalhas também sofreram algumas alterações, eu diria que estão mais dinâmicas do que antes, se antigamente a preocupação do jogador era aproveitar as aberturas por parte do adversário para acertar em zonas de interesse, agora as novas opções de abordagem e fuga estimulam os jogadores a criar novas estratégias a todo o instante.

Para quem já tinha estratégias bem delineadas em Monster Hunter, elas ainda continuam a ser validas, a diferença é que com novas ferramentas e com a versatilidade das mesmas será impossível não querer experimentar e testar novas estratégias.

Com todas estas alterações ao sistema de jogo é interessante ver como os monstros reagem as novas estratégias, eles também acompanham a evolução da liberdade de movimentos e não vão permitir que o jogador descanse, mesmo estando num ponto mais alto.

 

Monster Hunter 4 Ultimate conta com 75 monstros para os mais variados gostos. Os monstros novos são o destaque em Monster Hunter 4 Ultimate, refiro-me ao Gore Magala e ao Seregios. Todos os monstros vêm com melhorias de imagem tendo aspectos que os fazem parecer um pouco diferentes mas dando mais personalidade a cada um.

As mudanças não se ficam pelos monstros e pelas estratégias de jogo, os vários cenários a habitats dos monstros também mereceram a atenção da produtora, elas estão mais ricas e variadas e as arenas de combate também estão muito bem construídas servindo também de base para a estratégias de combate. Se a arena tiver estalactites ou se tiver mais do que um nível de elevação a estratégia será certamente diferente e o jogador poderá aproveitar os recursos do cenário. Assim sendo as estratégias de combate acabam por mudar a cada nova arena, bem diferente do que acontecia nos anteriores jogos da serie.

 

O número de armas também aumentou, não é que tenha sido muito mas aumentou de 12 para 14 o número de armas. Foram acrescentadas as seguintes armas, Insect Glaive, um bastão acompanhado de um insecto que pode sugar essências de monstros e melhorar temporariamente o seu personagem, e também a Charge Blade, um conjunto de espada e escudo que se transforma em machado e pode ser carregada de forma a dar um dano massivo sem ter de acertar no ponto fraco do monstro.

Ambas as armas que foram acrescentadas ao arsenal têm papeis diferentes das anteriores 12 o que dará aos jogadores mais opções na hora de escolher.

Em relação as armas antigas, estas receberam ajustes tendo em atenção as novas estratégias possíveis, estas armas ainda vão surpreender muitos jogadores.

 

Conclusão...

O jogo está complexo, bastante refinado e tem muitos conteúdos com um dos melhores multiplayer que a serie já viu, tudo isto com os maiores avanços que a série já viu, Monster Hunter 4 Ultimate é tudo que se esperava da serie e pode dizer-se que os fãs estão satisfeitos com o que lhes foi entregue.

 

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial