SilverStone Kublai KL05B-W
Editor rating
8.0
User rate
N/A
Global vote
8.0
Vote you too:
N/A
Release: 2010
Price: € 80.00

SilverStone Kublai KL05B-W

Genres: TECNOLOGIA Producer: SilverStone
  • Production: SilverStone
  • Release date: 2010
  • Recommended age: 3 years

A SilverStone Kublai é uma caixa ATX que existe em duas versões que se diferenciam pela parte frontal em que a KL05B-Q é fechada com a entrada de ar pelas laterais da parte frontal e com as duas tampas dos lados da caixa revestidas no interior por espuma para reduzir o ruído e a KL05B-W que tem uma rede posicionada à frente das ventoinhas onde o ar entra normalmente sem o revestimento referido anteriormente. É a última que hoje vamos apresentar.

É uma caixa em formato de torre que suporta motherboards ATX e Micro ATX direcionada para entusiastas que pretendem usar refrigeração a água e bastante armazenamento. A qualidade da SilverStone é bem conhecida de todos, devendo no entanto referir que o preço da caixa ronda de 70 a 80€, um valor bastante abaixo de muitas propostas da marca pelo que tomamos sempre em linha de conta o ajuste das expetativas em relação ao preço do equipamento versus funcionalidades. Mas vamos ver o que esta caixa nos reserva.

 

Especificações…

  • Modelo               SST-KL05B-W
  • Material: Rede no painel frontal e corpo em aço
  • Motherboard: ATX, Micro ATX
  • Baías: Externas: 5,25” x 2
  • Internas: 3.5″ x 6 ou 2.5” x 6, 2.5” x 2
  • Arrefecimento: Frente 2 x 120mm / 140mm (1 ventoinha de 120 mm incluida)
  • Traseira: espaço para ventoinha de 120mm
  • Topo: espaço para 2 ventoinhas de 120mm / 140mm
  • Fundo: espaço para 2 ventoinhas de 120mm
  • Slots de Expansão:  8
  • Portas I/O frontais:  USB 3.0 x 2, Audio x 1, MIC x 1
  • Fonte de Alimentação:  PS2 Standard (ATX). Não incluída.
  • Placas de Expansão:  Compatível até 406mm
  • Limitações cooler do processador: 165mm
  • Limitações da fonte de alimentação: 225mm
  • Peso: 6,9 Kg
  • Dimensões: 200mm (L) x 525mm (A) x 494mm (P), 52 litros

 

O exterior da embalagem é em cartão sendo que a parte frontal mostra as duas caixas desta serie. Pode ganhar pontos em termos ecológicos mas não faz destacar quando exposta junto a outras embalagens. Numa das laterais apresenta uma breve introdução bem como as especificações da caixa. Na outra lateral mostra e descreve as várias características da caixa.

Características especiais em vários idiomas mas em que Português não aparece. A caixa vem bem protegida com esferovite que é o habitual. Na imagem podemos ver a proteção extra a nível da janela na tampa lateral.

 

Em termos de extras tem um pequeno guia que não ajuda muito, nomeadamente em termos de colocação dos discos e os parafusos e algumas cintas de aperto para melhor arrumação dos cabos.

A parte frontal da caixa onde é visível as duas baías 5,25 e atrás da rede que é removível uma ventoinha de 120mm que tem leds azuis quando em funcionamento. Toda a frente é em plástico.

Lateral da caixa onde podem ver a tampa que é removível sem necessidade de nenhuma chave e em que os parafusos ficam na mesma evitando assim que os possam perder ou deixar cair. A parte superior é constituída por uma tampa em plástico.

A traseira da caixa não tem nada de novo. Referir que de modo a manter os custos mais baixos não trás ventoinha traseira. Tem ainda as furações para passar os tubos de watercooling.

 

O interior é sóbrio. Os discos estão divididos por duas caixas com capacidade para 3 discos cada e apesar de parecer frágil as baías para os discos são adequadas e com os discos colocados o sistema funciona bem sem qualquer ruído de vibração que é sempre incómodo.

Pormenor do sistema de fixação dos dispositivos nas baías 5,25 que não usamos já que para o efeito uso apenas um leitor de DVD externo USB. Mas como é visível mais uma vez não é necessário qualquer ferramenta.

 

Pormenor da baia dos discos…

Imagem da baia que apesar de muito simples é adequada. De notar as borrachas que evitam qualquer vibração e no caso dos discos 3,5 permitem a sua fixação sem necessidade de qualquer parafuso.

Pormenor da caixa onde fica a motherboard. O generoso espaço que fica atrás do processador permite efetivamente mudar o cooler sem ter que remover a motherboard.

A caixa permite colocar motherboard ATX e Micro ATX e para isso ao lado de cada furação tem a indicação respetiva. Sistema simples e muito funcional.

Pormenor do mesmo painel mas na parte posterior. Como podem ver removi uma das caixas de discos. Continuam a ter espaço para 3 discos e podem colocar dois discos 2,5” atrás.

As baías para discos 2,5” com SSDs instalados. É fácil de colocar os discos 2,5” e com as várias aberturas a disposição dos cabos também fica muito fácil.

Pormenor da tampa que esconde o radiador. Na segunda imagem tentamos mostrar que existe uma rede muito fina que ajuda a limitar o pó mas infelizmente esta tampa se assim lhe podemos chamar, aumenta o ruído. Experimentamos ter o sistema a funcionar com e sem a tampa e em termos de ruído ele é de facto maior. A vantagem da tampa é no entanto evidente já que protege o radiador de qualquer dano que possa ocorrer. Discutimos esta questão com a SilverStone e nas medições por eles efetuadas o aumento é apenas de 0,3 dB mas pessoalmente notei a diferença pelo que não podia deixar de referir.

 

Pormenor do bloco, entretanto alterei o local onde fica ligado o cabo de alimentação do bloco para a parte superior da motherboard, ficando melhor do que na imagem que aqui coloco.

As memórias foram já alvo de análise pelo que se optarem por um sistema Skylake vale a pena considerar.

A janela permite ver grande parte dos componentes, mas há propostas que a este nível acabam por ser mais generosas. Uma das razões possíveis para reduzir na janela parece-me ter a haver com a rigidez da tampa lateral, a caixa é bastante alta e podia comprometer essa parte.

 

Conclusão…

Quando me lembro de caixas SilverStone associo sempre duas imagens, a primeira é o alumínio, em segundo lugar caixas em que a motherboard é colocada a 90º. Neste caso nem numa nem outra coisa. Esta caixa é muito mais barata, pretende atingir um público que pretende ter soluções de cooling a água com um radiador bastante generoso como é o caso do que utilizamos. O espaço interior é grande sendo possível ter coolers para o processador com uma altura até 165mm e placas gráficas de grandes dimensões. Para os amantes de modding é também uma caixa interessante nomeadamente pelo compartimento superior que pode permitir umas alterações interessantes.

O espaço generoso no painel onde fica a motherboard que permite mudar o cooler do processador com facilidade e o espaço para dois SSDs atrás também é um ponto positivo.

A nível de melhorias fazia sentido o suporte para motherboards Extended ATX e a inclusão de pelo menos mais uma ventoinha.

Apesar de não termos testado lembramos que a SilverStone tem uma outra versão da caixa em que em vez do painel com a janela lateral tem os painéis revestidos com espuma e a parte frontal fechada com a entrada de ar nas laterais para reduzir o ruído.

É um sistema pouco premium mas que funciona bem. Frisar aquilo que já referi no início que tem a haver com o preço do conjunto e as soluções encontradas no desenho da caixa.

 

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial