Dreii
Editor rating
8.0
User rate
N/A
Global vote
8.0
Vote you too:
N/A
Release: 9/3/2016
Price: € 7.99

Dreii

Genres: PUZZLES Producer: Etter Studio and bitforge Ltd
  • Production: Etter Studio and bitforge Ltd
  • Release date: 9/3/2016
  • Recommended age: 4 years

A possibilidade de análise de Dreii chegou a mim por varias vezes, mas devido a carga de trabalho que eu tinha não tinha havido a possibilidade de fazer esta review. Dreii chega até nós como um jogo para PS4 e PS Vita, e como todos sabem, eu sou um fã das consolas da Sony e tinha de jogar este jogo e ver em que a PlayStation está a investir e a que jogos esta a dar uma oportunidade.

 

O objetivo de Dreii é construir uma torre usando objetos com formas pré definidas. A ideia é pegar num objeto de cada vez através de um controlo bem intuitivo e simples que funciona tão bem na PS4 como na PS Vita, e empilhar esses objetos de forma a conseguirmos chegar a um ponto branco que aparece na área de jogo. Não existe um tutorial que nos vai dizer o que fazer, nas o jogador saberá o que fazer de uma forma bem intuitiva. A progressão do jogo é gradual e suave com a complexidade dos puzzles e permite ao jogador entender bem no jogo.

 

O jogo assume-se com uma imagem pixilizada em que os padrões de cores são diversos. O jogo não tem limites de tempo e cabe ao jogador gerir o tempo e a forma como pretende de forma a evoluir no jogo.

Cabe ao jogador empilhar as peças que aparecem na área de jogo da forma que quiser, não interessa bem como mas desde que se consiga empilhar as peças para chegar a luzinha branca, isso é que conta.

 

Não podemos ver Dreii como um jogo de construção básico, este e um jogo com uma estrutura e compreensão acima do que seria de esperar. A precisão com que devemos encarar o jogo e a forma como os quebra cabeças nos são apresentados devem ser vistos como mais um desafio.

Achei o jogo mais complicado na PS Vita do que na PS4, mas mesmo assim o jogo foi muito bem adaptado tanto a consola caseira como a consola portátil da Sony.

 

Apesar de este jogo ser tanto para PS4 como para PS Vita, este não permite Cross-Save, apesar de partilharem os mesmos troféus.

 

Gráficos...

Como podem ver pelas imagens, Dreii e um jogo simples e que se foca essencialmente na jogabilidade e nos enigmas presentes no jogo. O jogo é muito direto e não apresenta no ecrã mais do que e necessário, eu diria que tem o que é preciso e nada mais que nos faça distrair.

Eu gostei da simplicidade e do ar clean que o jogo apresenta apesar de achar que falta algo ao jogo.

 

Áudio...

No que toca ao áudio, este jogo não é tão forte como eu gostaria, fico com a ideia que lhe falta muito, mas ao mesmo tempo também com a ideia que tem muita mistura de sons e torna este jogo um pouco confuso. Temos o som do nosso avatar, temos os sons das explosões e ainda os sons provenientes do próprio jogo, tudo isso torna  jogo muito cheio no que toca ao áudio.

 

Multiplayer e Online...

Devido ao sistema Cross-Play, podemos encontrar no modo online jogadores tanto da Playstation 4, Playstation Vita e muitas outras consolas.

A parte inédita é que este jogo e mesmo multiplataforma, tanto podemos encontrar Dreii num PC como numa Wii U, num sistema Android ou até mesmo num sistema MAC. Agora ver este jogo a ser jogado em Cross-lay entre todas estas consolas é que é novidade.

 

Este sistema do Cross-Play é muito interessante, a variedade de jogadores é muito maior e na minha opinião deveria ser assim com todos os jogos. É um meio de jogar socialmente, de trabalharmos em conjunto para um só objetivo.

 

Conclusão...

Este é um jogo com tudo para dar certo mas que na minha opinião acabou por não aproveitar toda a sua capacidade. Por vezes os carregamentos acabam por não ser tão rápidos como gostaríamos e o congelamento do jogo em certas fazes nem se justifica.

Apesar de a ideia de jogo de Dreii não ser inédita, este é um jogo que explora a componente social e que junta muitos mais jogadores do que outro jogo qualquer. Não importa o sistema de jogo que o jogador use nem o idioma que o mesmo fale, este jogo prova que todos podemos jogar juntos. O facto de este jogo ser um Cross-Buy já faz com que este seja um jogo de valor, mas ter a componente de Cross-Play da um valor muito maior a este jogo e torna a experiência social de jogo em algo muito divertido que todos deveriam experimentar.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial