Ratchet & Clank
Editor rating
10
User rate
10
Global vote
10
Vote you too:
N/A
Release: 11/4/2016
Price: € 39.99

Ratchet & Clank

Genres: PLATAFORMAS, AVENTURA Producer: Sony
PS4
  • Production: Sony
  • Release date: 11/4/2016
  • Recommended age: 3 years

Já lá vai algum tempo que não havia uma aventura nova de Ratchet & Clank no mundo dos videojogos. E agora com o filme quase a chegar aos cinemas, este jogo acaba por fazer todo o sentido. Ratchet & Clank foi produzido pela Insomniac Games a mesma produtora de outros jogos desta franquia e de outros jogos de grande sucesso.

A serie de Ratchet & Clank já conta com um total de 10 jogos nos últimos 14 anos. Por isso, quem é da minha geração, certamente jogou grande parte desses títulos.

 

Este jogo de  Ratchet & Clank chega na mesma altura em que está para chegar um filme sobre esta dupla. Quando a Insomniac pensou em fazer o filme de  Ratchet & Clank chegou a conclusão que seria impossível fazer chegar um filme ao cinema sem se fazer acompanhar por um jogo. Mas o que eu vi neste jogo não foi propriamente um jogo novo mas sim um remake do jogo original que foi readaptado a imagem do filme. Mesmo assim, o jogo conta com algumas alterações e adaptações que vão ser muito familiares aos fãs desta franquia.

 

Esta versão de 2016 do clássico criado para a Playstation 2 consegue ser tão atual como jogos que saíram este ano para o mercado.

Se não soubesse que se tratava de um remake de um jogo da PlayStation 2, eu diria que este jogo poderia ser o melhor da serie... Mas será que não é?

 

A história do jogo/filme, conta como Ratchet & Clanck conseguiram entrar para os Rangers da Galáxia e consequentemente salvaram o Universo.

 

A história do filme passa por ver os dois heróis regressarem ao passado, mais precisamente ao primeiro jogo da serie que foi em 2002. Esta é uma adaptação aos cinemas que visa mostrar ao publico o inicio destes dois heróis, mas desta vez de uma forma ligeiramente diferente mas para melhor.

Pessoalmente nunca pensei que Ratchet & Clank alguma vez desse um filme, mas agora que penso bem nisso, até tem tudo para dar um bom filme ou até uma excelente série de filmes.

 

Tendo em conta que os mundos que esta dupla de heróis percorreram sempre foram um encanto e sempre estiveram recheadas de cores e personagens muito divertidas, eu arriscava-me a dizer que este é o melhor jogo de todos os tempos da franquia de Ratchet & Clank.

 

Gráficos e Som...

Tendo em conta que este é um remake fe um jogo de 2002, é certo que os gráficos sejam absurdamente superiores. Mas tendo em conta que o jogo também virou um filme, então tem de ter os melhores gráficos de sempre. E foi isso que a Insomniac nos apresentou, gráficos deslumbrantes com uma qualidade superior que irá deixar qualquer um de boca aberta.

A produtora usou o mesmo motor gráfico de Sunset Overdrive da Xbox One mas fez mais algumas melhorias e o resultado final foi estupendo.

Poderia dar-vos uma data de exemplos de momentos em que fiquei de boca aberta, mas vou deixar para vocês verem com os vossos olhos.

 

Um dos pontos mais importantes, e a PlayStation preocupar-se muito com isso, é a localização dos jogos em Português. Eu acredito que se os jogos todos tivessem localização em Português (nem que fosse do Brasil), os jogos teriam muito mais sucesso. A presença de atores Portugueses a dar a voz as personagens concede aos jogadores um toque muito nosso. Mas se és dos jogadores que gosta de ouvir as vozes originais, então podes fazer a troca nos menus de áudio.

 

 

Jogabilidade...

Tal como seria de esperar, o jogo Ratchet & Clank teve as mecânicas de jogo afinadas para que o jogo funcionasse na perfeição na consola de nova geração da Sony. Para que o jogo fosse o mais atual possível, apesar de ser um remake, a Insomniac garantiu as melhores armas, engenhocas e habilidades da serie de forma a que o jogo tivesse muito mais qualidade e classe. Foram escolhidas as armas mais potentes e icónicas dos últimos 11 anos que estiveram presentes na serie e isso irá certamente cativar os jogadores.

A Insomniac teve de recorrer a toda a tecnologia do mais recente jogo de Ratchet & Clank de forma a poder criar o melhor jogo da toda a serie.

 

O jogo conta com um novo ponto na jogabilidade. Estou a falar de cartas holográficas que iremos encontrar pelos cenários e que alguns inimigos vão dropar. Essas cartas devem ser colecionadas em conjuntos de três para poder obter benefícios como receber parafusos ou Raritanium (material utilizado para melhorar as armas). Podemos trocar cartas com outros jogadores e se tivermos cinco cartas iguais podemos trocar diretamente por uma que nos falte.

 

Mas as cartas não são o único colecionável que devemos apanhar, temos também os famosos parafusos de ouro e ainda o Ratitanium. Estes colecionáveis serão importantes para quem pretende completar tudo e obter as armas mais poderosas do jogo.

 

No que toca a jogabilidade, esta não está muito diferente do original. Iremos continuar a disparar contra inimigos, saltar e recolher parafusos e ainda bater com força nos inimigos com a nossa chave inglesa.

Mas a Insomniac quis alterar um pouco as coisas e adicionou ao jogo armas que testam a sanidade dos jogadores e que podem muito bem vir a dificultar a vida de muitos.

 

Seria um erro da minha parte não referir as novas secções que a Insomniac construiu para este jogo. Existem agora secções incríveis que vão deixar o jogador muito feliz como por exemplo a nossa condução da nave de Ratchet onde vamos abater varias naves dos Blarg que tentam atacar a nossa cidade. Outro ponto incrivelmente obsceno são as armas do jogo... Temos armas que enviam pequenos robôs sedentos de violência, armas que colocam os inimigos a dançar, armas que enviam mísseis numa quantidade inacreditável para o seu pequeno tamanho, ou simplesmente um lança-chamas que deixa os inimigos a vibrar com um vermelho vivo, mas estes são só alguns exemplos.

 

Conclusão...

Ratchet e Clank é uma aventura que tem a duração de cerca de 10 a 12 horas, mas se procuras apanhar todos os colecionáveis e extras então poderás ter cerca de 14 horas de jogo. A grande vantagem de terminar o jogo é que desbloqueados o modo desafio. No modo desafio vamos iniciar o jogo com todas as armas, cartas e melhorias. É certo que os inimigos também são bem mais fortes, mas se és dos jogadores que tirou algum tempo para melhorar as armas, então não terás assim tanta dificuldade em acabar com os inimigos.

Muitos dos jogadores podem achar que já chega terminar o jogo uma vez, mas se pretendem conseguir todos os troféus então precisão de fazer o Modo Desafio.

Este modo prova que este jogo pode ser jogado pelos mais novos mas também pelos mais velhos devido a sua dificuldade acrescida. O Modo Desafio é a verdadeira viagem ao inferno mas desta vez munido de todas as armas apocalípticas que provocam uma destruição brutal.

Ratchet & Clank é um jogo muito divertido que chega até aos jogadores como um remake mas que lhes dá muito mais do que isso. Este é sem duvida o melhor jogo da série e esperamos que nos continuem a dar mais deste estilo pois este é o caminho certo.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial