Star Fox Guard
Editor rating
7.0
User rate
5.5
Global vote
6.3
Vote you too:
N/A
Release: 21/4/2016
Price: € 14.99

Star Fox Guard

Producer: Nintendo
  • Production: Nintendo
  • Release date: 21/4/2016
  • Recommended age: 7 years

Eis que chega ao mercado mais um Star Fox que vem acompanhar o jogo Star Fox Zero. O nome deste título é Star Fox Guard. Neste jogo estamos na sala de controlo da nossa fortaleza e temos de defendê-la das investidas dos inimigos. Imaginem que estamos numa sala cheia de monitores que nos dão a visualização de todas as entradas da fortaleza e para controlarmos tudo isto temos um gamepad na mão... Com este gamepad conseguimos controlar todas as entradas e conseguimos ainda disparar sobre os nossos inimigos de forma a travar o seu avanço. O conceito de Star Fox Guard anda a volta do "Tower Defense" no qual devemos defender a fortaleza das investidas dos inimigos.

 

Star Fox Guard foi desenvolvido como um Star Fox alternativo onde para podermos cumprir as missões principais teremos de percorrer uma mão cheia de planetas monitorizando a nossa fortaleza ( que por sinal é uma unidade de prospeção de metal). Nós podemos mudar as câmaras da fortaleza para o local que acharmos mais adequado e podemos até escolher o tipo de câmara que temos em determinadas zonas. Tudo isto para podermos mais facilmente detetar os nosso inimigos e consequentemente elimina-los.

 

História...

A história de Star Fox Guard não é muito elaborada, mas anda a volta de uma fabrica de recolha de metais que é liderada por Grippy Toad e tem o nome de Corneria Precious Metals Lta. Por isso convém defender esta fabrica / centro de comando / base de operações dos inimigos que nos tentam atacar.

 

Os nossos inimigos são de uma variedade incrível, eu diria que todos os robots do universo foram despejados em Star Fox Guard. Temos robôs altos, baixos, gordos, magros, com radares, sob a forma de esferas, e isto para não falar dos Bosses que podem ser de uma facilidade incrível de derrotar e ainda outros bem mais astutos que nos obrigam a arregaçar as mangas para os poder eliminar. Por vezes esses Bosses são muito rápidos e as nossas câmaras não os detetam ou então bloqueiam as mesmas obrigando-nos a ter uma estratégia bem mais profunda para os eliminar e assim manter a base de operações de pé.

 

Gráficos...

No que toca a apresentação, Star Fox Guard é um jogo muito simples e sem grandes gráficos ou visuais. Mesmo na altura dos Bosses em que o jogo ganha um certo destaque, o jogo se torna notável. Felizmente os gráficos cumprem o seu propósito mesmo sem ter qualquer destaque. Star Fox Guard não ganhará o prémio de melhores gráficos, e muito menos o de jogo do ano, mas acaba por ser muito bom no que toca a diversão.

 

Jogabilidade...

A jogabilidade está muito bem conseguida, temos todos os ecrãs das câmaras disponíveis e no centro temos um ecrã maior que é a câmara que temos selecionada no momento, só assim podemos controlar com maior facilidade o avanço dos inimigos. A jogabilidade é simples e os controlos também, eu diria que passamos a ter a vida de um vigilante que poderia acontecer em qualquer empresa deste país mas com mais diversão.

 

Star Fox Guard é uma experiência de jogo bastante original feita a medida do potencial do comando da Wii U. No touchPad do comando da Wii U podemos efetuar um conjunto de ações como por exemplo mudar a perspetiva das câmaras para uma que seja de maior interesse ou aplicar power-ups a determinadas câmaras para que disparem automaticamente de forma a podermos ter alguma vantagem sob os inimigos.

 

Os níveis de dificuldade estão sempre uns furos acima no que toca ao grau de dificuldades mas que nos faz querer passar mais um obstáculo. Significa isto que se o nível da nossa base não estiver igual ou superior ao dos inimigos, teremos grande dificuldade em conseguir superar as nossas missões.

 

Os mapas do jogo são interessantes e embora o jogo nos leve a uma repetição da mesma experiência acabando por estragar tudo e não havendo de todo um efeito de novidade. Apesar de numa fase mais avançada do jogo podermos criar o nosso próprio exército de bots e podermos partilhar o mesmo com outros jogadores, espalhando assim o caos.

 

Star Fox Guard é um jogo que não arrisca nada e mantém o jogo simples de forma direta mas divertida. O jogo e estimulante e bastante desafiante, o que acaba por prender os jogadores.

Apesar de os primeiros níveis do jogo serem demasiado simples, o jogo não é todo assim. A dificuldade do mesmo vai aumentando gradualmente e por vezes os jogador irá sentir-se um pouco frustrado, mas não irá desistir pois a ideia é essa, manter o jogador agarrado o maior tempo possível.

 

O padrão de ataque dos inimigos não é sempre o mesmo, eles adapatam-se as mais variadas circunstâncias e acabam por afetar o desempenho do jogador, por vezes de uma forma drástica.

O sistema de segurança também varia dependendo do planeta onde nos encontramos. Por exemplo, se estamos num planeta árido e poeirento, iremos ter interferências na imagem que acaba por perturbar a devida visualização dos inimigos e dar-lhes algum avanço no terreno. E tendo em conta que a nossa fortaleza tem varias entradas, a situação pode ficar feia muito rapidamente.

 

Conclusão...

Star Fox Guard será visto como um jogo pequeno que acompanha Star Fox Zero. Mas apesar disso este jogo mostra una mecânica complexa, divertida e bastante desafiante. As missões de Star Fox Guard funcionam muito bem e estão na linhagem do que a serie de Star Fox já nos mostrou, no entanto este jogo acaba por mostrar pouco do que seria possível fazer com este tipo de jogo.

Star Fox Guard é um jogo interessante e muito desafiante, e a nossa equipa aconselha todos os jogadores a testar este "mini" jogo pois certamente vão conseguir algumas horas de diversão e ainda outras de grandes desafios.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial