Raijintek Ereboss Core Edition
Editor rating
8.0
User rate
9.5
Global vote
8.8
Vote you too:
N/A
Release: 2015
Price: € 39.99

Raijintek Ereboss Core Edition

Genres: HARDWARE Producer: Raijintek
  • Production: Raijintek
  • Release date: 2015
  • Recommended age: 15 years

A dias atrás fiz uma review que falava essencialmente de sistemas de refrigeração, mas o sistema que apresentei na altura foi de arrefecimento geral de um desktop. Desta vez trago um sistema de refrigeração do processador. Como todos sabem, o processador é o cérebro do computador, sem este nenhuma das peças funciona. É através deste pequeno chip que passa toda a informação e é processada de forma a que o utilizador tenha acesso a ela.

A nossa review desta vez vai para o sistema Ereboss Core Edition da Raijintek, um sistema de refrigeração bem avançado para processadores e que apesar do seu tamanho exagerado, pude constatar que o mesmo é bem eficiente.

A Raijintek foi criada no ano de 2013 e o seu objetivo foi sempre criar produtos que dessem um estilo de vida mais capaz aos sistemas PC e um arrefecimento do mesmo e das suas peças chave. Para alem do material mais comum, a Raijintek tem também material mais avançado para gamers como por exemplo os Chassis, periféricos e outras engrenagens.

A Raijintek teve como objetivo a entrada no mercado médio de refrigeração de CPU´s e tiveram produtos iniciais como o Aidos, Themis e o proprio Ereboss. Mas passemos a review de hoje que é o Ereboss Core Edition, um sistema de refrigeração de topo com as dimensões de 140 mm x 110.5 mm x 160 mm e que nos propõe uma refrigeração de topo a baixo preço.

 

Primeiras impressões...

Para vos ser completamente sincero, quando vi o Raijintek Ereboss Core Edition pela primeira vez eu não fiquei propriamente entusiasmado, o seu aspeto enorme assustou (pensei que o meu PC ia parecer um muscle car com partes fora do capô). Mesmo assim procurei algumas informações sobre este artigo e avancei com a review.

 

 

 

 

Quando olhamos mais atentamente vamos perceber que o Raijintek Ereboss Core Edition consiste em 34 placas metálicas de espessura fina umas em cima das outras com um espaçamento de 1mm entre da uma delas, no topo iremos encontrar um buraco que atravessa todas essas placas e que serve para efeito de montagem do artigo.

O Raijintek Ereboss Core Edition tem furos e zonas de apoio para a instalação das Fans de forma a que o dispositivo possa cumprir o seu papel.

O Raijintek Ereboss Core Edition permite-nos a instalação de ate 4 Fans, o que aumenta a sua capacidade de refrigeração, é certo que quanto mais Fans, maior a possibilidade de ruído.

Os 6 heatpipes presentes em cada um dos lados do sistema de refrigeração estão dispostos num padrão de encruzamento e vão ate ao topo do dispositivo. Quer isso dizer que em teoria esses heatpipes vão recolher toda a refrigeração gerada pelas Fans e transferir para a sua base (local que fica em contacto com o processador).

Apesar de este dispositivo prometer muito e dar muitas esperanças ao utilizador, acaba por ficar um pouco longe do que se espera. Mesmo assim não deixa de ser um artigo interessante.

 

Acondicionamento...

A caixa em que o Raijintek Ereboss Core Edition vem é praticamente do tamanho do dispositivo e vem em tons escuros. Na frente da caixa podemos ver uma ilustração do Raijintek Ereboss Core Edition com o nome do artigo escrito num aspeto metálico em cima da ilustração.

Numa das laterais da caixa temos mais uma ilustração do artigo mas temos um quadro com a descrição do artigo e com informação dos processadores compatíveis. Na outra lateral temos somente uma ilustração do Raijintek Ereboss Core Edition, e para finalizar temos na parte traseira da caixa uma ilustração do artigo juntamente com as especificações técnicas do artigo.

 

No interior da caixa encontramos o Raijintek Ereboss Core Edition protegido por uma espuma branca que impede que o artigo bata contra as paredes da caixa. Juntamente com isto temos uma embalagem com todos os parafusos a acessórios que nos permitem a montagem do Raijintek Ereboss Core Edition e um guia de utilizador onde encontramos um esquema de montagem do artigo.

A embalagem que vem juntamente com o artigo contem os seguintes itens:

     5x borracha montagens de ventilador / 4x parafusos de rosca serrilhada / Parafusos 4x para LGA2011 / porcas plásticas 4x Preto / porcas metálicas 4x / parafusos M3 2x / 2x suportes de montagem AMD / 2x suportes de montagem Intel / 1x Backplate / 1x Barra / 1x 140 milímetros fã x 13 mm / 1x dissipador de calor / Manual de 1x / 1x Pack de pasta térmica

 

Design...

Este foi um aspeto que me intrigou um pouco. O Raijintek Ereboss Core Edition apesar do seu tamanho ele tem um design interessante mais parecendo o "muscle car" dos sistemas de refrigeração de CPUs. Ele ostenta um porte atlético com 6 heatpipes de 6mm que dão um ar bastante capaz de cumprir aquilo a que se propõe.

As especificações parecem muito promissoras e a cor negra do Raijintek Ereboss Core Edition impressiona qualquer um, mas sei que este artigo também existe um prateado na versão normal do artigo.

 

Especificações...

Fabricante: Raijintek

Modelo: Ereboss

Apoio para as seguintes sockets: Intel: LGA775, LGA1150, LGA1155, LGA1156, LGA1366, LGA2011 
AMD: AM2, AM2 +, AM3, AM3 +, FM1, FM2

Dissipador de calor: Material: Alumínio (Fins), cobre (Heatpipes), níquel Copper (Base) 
Dimensões: 140 mm x 110.5 mm x 160 mm 
Heatpipes: Ø6 mm - 6pcs 
Peso: 808 g (Apenas dissipador de calor)

 

 

Assim que instalamos o Raijintek Ereboss Core Edition vamos perceber que este dispositivo vai ficar a frente de muitas partes vitais que podemos encontrar na placa mãe do sistema. Em quatro das slots que tenho disponíveis para a memoria Ram uma delas acaba por ficar res-ves e se eu tentar tirar essa memoria vou ter alguma dificuldade.

Isso também acontece quando pretendo chegar a zonas da placa mãe como os conectores dos sistemas de ventilação do PC.

 

O acesso fica bastante limitado, quase que sou obrigado a desmontar o Raijintek Ereboss Core Edition para poder aceder livremente a outras zonas do PC. É

 certo que não precisamos de aceder constantemente a placa mãe nem a dispositivos ligados a mesma, mas não deixa de ser uma situação tramada.

 

As definições da maquina…

Motherboard: Asus X99 Deluxe

Processador: Intel Core  i7-6850k 3.6Ghz

Grafic: Corsair Graphite 780T

Memorie: GsKill Ripjaws V DDR4 – 2400Mhz 2x16GB

 

Testes de temperatura...

Antes de mais devo dizer que estes testes foram feitos num ambiente com uma temperatura ambiente de 22ºC com uma margem de erro de cerca de 1ºC. A Fan usada para o teste foi uma fan de 120mm por 120mm com velocidade de 1800rpm.

 

 

 

 

 

 

O resultado dos testes mostra que a Raijintek Ereboss Core Edition consegue facilmente lidar com as temperaturas geradas pelo processador e que esta a altura de muitas marcas de renome presentes no mercado. Prova assim o Raijintek Ereboss Core Edition que pode ser uma ótima escolha e a um preço mais económico.

 

Testes de ruído...

Os testes de ruido foram efetuados com as seguintes percentagens de velocidade, 25%, 50% e 100%. A ideia era poder saber se o Raijintek Ereboss Core Edition emitia algum barulho desagradável conforme a velocidade da Fan. Mas uma vez a Fan usada foi uma de 120mm por 120mm a uma velocidade de 1800rpm.

 

 

 

Este não é um artigo que vá ganhar algum prémio neste campo, mas tenho de admitir que fiquei impressionado com os seus 46dB com o funcionamento da Fan a 100%. Não é algo muito silenciosa mas também não é nada que incomode o utilizador, principalmente se pensarmos que é uma necessidade do sistema.

Existem outros sistemas mais silenciosos, mas nada de muito significativo.

 

Conclusão...

Para concluir eu só posso dizer que o Raijintek Ereboss Core Edition e uma ótima escolha para quem procura um bom sistema de refrigeração para o processador e não pretende gastar muito dinheiro. Apesar do seu tamanho, este é um artigo que pode salvar o seu computador e que consegue bater-se de frente com as maiores marcas do mercado.

 

Apesar de o ruído ser superior ao de outras marcas quando está a uma velocidade de 25% e de 50%, o Raijintek Ereboss Core Edition acaba por se redimir quedo esta a uma velocidade de 100%.

O dispositivo Raijintek Ereboss Core Edition vem com vários acessórios para poder instalar a maioria das Fans existentes no mercado. O dispositivo que me chegou as mãos não tinha a Fan original que costuma vir com o Raijintek Ereboss tradicional, assim sendo tive de instalar uma fan que tinha da Noctua e as coisas correram muito bem. Agradeço a Raijintek pela oportunidade que deu a nossa equipa e só posso dizer que adorei o artigo e recomendo a todos os que procuram um sistema de refrigeração de qualidade e a um baixo preço.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial