Pokemon Sun & Moon
Editor rating
9.0
User rate
N/A
Global vote
9.0
Vote you too:
N/A
Release: 2016
Price: € 44.99

Pokemon Sun & Moon

Genres: AVENTURA, RPG Producer: Nintendo
3DS
  • Production: Nintendo
  • Release date: 2016
  • Recommended age: 7 years

A febre dos Pokemon continua e desta vez é com os títulos Pokémon Sun & Moon que chegam as lojas portuguesas para fazer as delícias dos fãs.

 

Pokémon Sun & Moon é mais um jogo da série Pokemon e que chega as nossas mãos pela GameFreak que ao longo dos anos decidiu insistir na mesma formula de jogo. Felizmente o novo jogo da 3DS traz as novidades que a serie já a algum tempo precisava.

Não vou dizer que eles revolucionaram o jogo, eu diria antes que é uma melhoria/evolução necessária de forma a manter a serie interessante.

A serie está a fazer 20 anos e se compararmos os primeiros jogos com os atuais iremos surpreender-nos, afinal de contas eles são muito mais parecidos do que seria de se esperar.

 

Mas o jogo também trás novidades bem interessantes, inicialmente tudo é muito idêntico ao que estamos habituados, somos jovens, a ambição de sermos treinadores Pokémon e partirmos a aventura e tentarmos ficar mais fortes são coisas que sempre estiveram presentes em todos os títulos da série.

 

A região que vamos explorar em Pokémon Sun & Moon é a região de Alola, uma região que foi certamente inspirada no Hawaii com os cenários mais bonitos de toda a serie.

Pouco depois de iniciamos o jogo iremos deparar-nos com a primeira mudança que foi feita na estrutura de Pokémon Sun & Moon. Não iremos encontrar ginásios, estes sempre foram um dos pilares de toda a aventura, mas também acabaram por ser uma rotina que a produtora permite remover da série.

Em Pokémon Sun & Moon os Desafios da Ilha são os substitutos dos ginásios, em cada ilha existem vários desafios que vão complementar a experiência do jogo.

Cada um dos desafios envolve uma mecânica diferente, e no final temos de enfrentar um Totem (um Pokemon mais forte).

 

Após terminamos todos os desafios da ilha iremos enfrentar o maior de todos os desafios, teremos de enfrentar o Kahuna (o treinador de Pokémon mais forte da ilha), após derrotar os o Kahuna iremos estar aptos para continuar outros desafios.

 

Existem agora os Z-Moves, estes são poderosos ataques que apenas podem ser usados uma única vez em cada combate. Se em Pokemon X &Z a grande novidade eram as Mega evoluções, então em Pokémon Sun & Moon temos as Z-Moves que são o ponto de equilíbrio e evolução da série.

 

Existe um Z-Move para cada tipo de Pokémon, e ainda existem Pokémons com Z-Moves exclusivos. Os Z-Moves são ataques muito poderosos e bastante aparatosos que vão desde o ataque até a dança que o treinador faz para iniciar o seu Z-Move.

Outra grande novidade foi a remoção dos HM's, estes acabavam por limitar a exploração dos mapas pois nececitava-mos de Pokemons com determinados HM's para executar uma determinada tarefa. Agora, como já não existem HM's é mais fácil invocar um Tauros para destruir grandes blocos de pedra, um Charizard para voar, um Lapras para navegar na água, um Machamp para empurrar grandes blocos de pedra.

 

Apesar das melhorias também houve algumas perdas, desta vez isso acabou por afetar a liberdade de jogo, mesmo que anteriormente a liberdade fosse somente uma ilusão, visto que para avançar no jogo precisávamos de fazer determinadas tarefas.

Em Sun & Moon temos sempre um ponto no mapa que nos indica para onde devemos ir a seguir, acaba de ser bom pois acabamos por nos focar mais na história.

Os jogos da série Pokemon sempre tiveram uma história banal e que levava o jogador a ficar frustrado em pouco tempo.

Em Pokémon Sun & Moon a história ainda segue as diretrizes da série, mas as personagens estão muito melhores já para não falar na Team Skill que poderá ser a melhor team de vilões que alguma vez a série teve, e também os mais engraçados.

 

Alola é uma região nova e conta também com novos Pokémons, mas ainda podemos ver os Pokemons de Kanto nesta área. Eles ganharam novas formas e tipos. Infelizmente muitos são os que acusam a GameFreak de falta de criatividade e que digam que os Pokémons da primeira e segunda geração é que são os melhores, Pokémon Sun & Moon vêm trazer até nós uma injeção de criatividade e de insanidade que nenhum outro título da serie alguma vez teve.

 

Apesar de não terem mexido muito na forma original de Exeggutor, ele tornou-se mais engraçado e parvo, ele parece a mesma personagem mas cruzada com uma girafa... Outra personagem estranha foi o Dugtrio, mas desta vez com cabelo, apesar de tudo está muito engraçado. O Marowak já era um mauzão, mas agora ficou um badass extraordinário. Mas existem muitas outras personagens engraçadas, basta explorar um pouco de Alola.

 

Uma outra novidade é o Festival Plaza, infelizmente eu não considero que seja algo relevante, mas não deixa de ser uma novidade.

Este local serve essencialmente para combater e trocar Pokémons com outros jogadores online. Ainda podemos encontrar neste local alguns mini-jogos e até podemos subir de nível neste espaço.

O Pokédex é muito idêntico ao que estamos habituados a ver, mas na minha opinião está mais organizado. Em relação a quantidade de Pokemons que o mesmo suporta, isso é algo que não podemos revelar, mas é certamente um número muito elevado pois tendo em conta que se somarmos todos os Pokémons de todas as serie, é um número mesmo muito alto.

 

Gráficos...

Pokémon Sun & Moon é sem duvida o jogo mais avançado a nível gráfico que alguma vez a serie teve. Eu diria que este título leva a 3DS aos limites.

Os cenários das batalhas são bastante variados e correspondem sempre a área onde estamos situados e exibe detalhes em cada imagem que nos é apresentada.

Em relação aos Pokémons, estes estão muito bem conseguidos no que toca a sua beleza visual, infelizmente essa beleza visual resulta em quebras no desempenho.

Isso acaba por se notar principalmente quando usamos os movimentos Z-Move, por vezes os mesmos ficam em câmera lenta.

 

Conclusão...

Pokémon Sun & Moon é um passo na direção certa e trás grandes novidades para a série. Algo que dou muito valor neste jogo é o facto de fugir a estrutura repetitiva quebra serie já nos tinha habituado. Acabou-se um pouco da rotina existente nos títulos anteriores introduzindo uma lufada de ar fresco a série.

 

Pessoalmente, eu senti-me muito empolgado de poder explorar Alola e de poder conhecer novos Pokémons e de ver reinventados uns tantos outros. Devo criticar a facilidade do jogo que de uma forma geral acaba por desiludir. Espero em breve ver uma atualização que resolva isso.

Ainda assim, este é um jogo que garantidamente todos os fãs de Pokémon vão adorar e apesar de toda a facilidade os jogadores não vão parar até os apanhar todos.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial