Kona
Editor rating
7.0
User rate
N/A
Global vote
7.0
Vote you too:
N/A
Release: 17/3/2017
Price: € 19.99

Kona

Genres: PUZZLES, AVENTURA Producer: Parabole
  • Production: Parabole
  • Release date: 17/3/2017
  • Recommended age: 16 years

Apesar do seu nome fora do vulgar, este é um jogo que já despertou a atenção de muitos jogadores e para quem não sabe este título esconde  algo bem curioso. Este jogo foi desenvolvido por um pequeno estúdio Canadiano e apresenta o primeiro de cinco episódios que nos leva anima experiência que os jogadores puderam experciar noutros tempos.

 

Este é um jogo de investigação onde iremos viajar para uma localidade remota no norte do Canadá onde essa população foi assolada por um nevão enorme que de natural tem muito pouco.

O ambiente do jogo passasse na década de 70 e nós iremos estar na pele de um detetive onde vamos embarcar numa aventura repleta de mistério.

 

Nós somos Carl Faubert e vamos ser chamados por um rico Industrialista ao norte do Canadá para descobrirmos o responsável por vários dos ataques de vandalismo de que ele é alvo.

A aventura inicia fora da localidade onde o jogo se irá realmente passar, e nota-se que desde o primeiro instante que a produtora tenta dar ao jogador a sensação de isolamento e perigo iminente. O ambiente do jogo é muito interessante e a ideia com que eu fico é que apesar da sua atmosfera tranquila, o jogador deve estar atento pois o perigo pode vir de qualquer lado.

 

Kona tem a sua progressão acente em vários locais independentes e isolados que causam uma certa estranheza e até mesmo algum desconforto. Em cada local por onde passamos iremos ter diferentes odstaculos a nossa frente onde por vezes tetemosnde lutar pela nossa sobrevivência.

 

Enquanto investigamos esta forte e súbita nevasca, iremos ter de interagir com vários objetos espalhados pelos cenarios de forma a progredir na aventura. Mas a produtora também desafia o jogador de forma a lutar pela sua sobrevivencia, e isso quer dizer que teremos de cuidar algumas vezes dos nossos ferimentos ou lutar pela nossa sobrevivencia e para isso devemos explorar muito bem os locais por onde passamos pois todos os itens são muito valiosos.

 

Todos os cenários são uma especie de quebra cabeças e teremos de resolver muitos deles através da dedução. Teremos de interpretar as pistas visuais espalhadas pelos locais por onde passamos ou combinando itens para podermos abrir acesso para novas possibilidades ou locais.

 

O isolamento que iremos passar em Kona fara com que alguns sensações sejam mais intensas e também iremos ficar muito intrigados com muitas situações do jogo.

O jogo está cheio de surpresas e a sua atmosfera e tom em conjunto com o narrador, acabam por nos dar informações adicionais e até os pensamentos do protagonista do jogo.

 

Gráficos...

Emntermos gráficos, Kona deixa um pouco a desejar. Este jogo daria uma imersão muito maior ao jogo se os seus gráficos fossem um pouco melhores. Mesmo assim a experiência não deixa de ser agradável por esse motivo. Mas no que toca a física do jogo, este jogo fica um pouco a quemndo que estava a espera. De qualquer das formas não podem os esquecer que foi um estufio independente que criou o jogo e que os recursos não são os mesmo andas grandes editoras.

 

Conclusão...

Kona é um jogo repleto de boas idéias e acaba por surpreender quem chega a este jogo somente pelo nome. Mas as origens humildes deste jogo são muito evidentes , principalmente no que toca a sua técnica. Os comandos do jogo são estranhos e a banda sonora é demasiado simples. Os contandos do jogo requerem alguma habituação, algo que não ajuda na hora de jogar, mas que depois até acaba por ser uma experiencia interessante. Kona acabou por beneficiar de visuais superiores que deram um certo brilho ao jogo.

 

O jogo está repleto de paragens, bloqueios e de congelamentos, muitas vezes tem partes do cenário a carregarem segundo plano e tudo isso acaba por afetar a performance do jogo.

Kona não é um jogo muito longo, tendo em conta que este é o primeiro episodio, ele não leva muito mais de duas horas até se atingir o seu fim.

A progressão é bastante linear, apesar de alguns quebra cabeças nos fazerem perder um pouco mais de tempo do que gostariamos, de resto este jogonapela por varias vezes a exploração dos cenários. Este jogo é composto por vários e vários mistérios que teremos de desvendar e dá ao jogador muito mais do que parece inicialmente. É certo que não será um dos jogos do ano, bem longe disso, mas se procuras um jogo de exploração e investigação este poderá ser um titulo a ter em consideração.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial