Motorsport Manager
Editor rating
8.0
User rate
N/A
Global vote
8.0
Vote you too:
N/A
Release: 9/9/2016
Price: € 34.99

Motorsport Manager

Genres: SIMULADOR Producer: Playsport Games
  • Production: Playsport Games
  • Release date: 9/9/2016
  • Recommended age: 3 years

Estamos numa nova época de desportos motorizados e eis que chega um jogo pouco provável ao mercado dos videojogos. Motorsport Manager é o novo simulador  do mundo da Formula 1 onde nos iremos criar a nossa equipa e seguir a competição desde as corridas mais baixas até aos grandes s campeonatos mundiais onde correm os melhores pilotos do mundo. Este tipo de jogos já tinha sido abordado de varias perspetivas, mas na perspetiva de um Manager é a primeira vez que jogo, e para ser sincero, estou a adorar.

 

Apesar de um Manager normalmente ser logo associado a um jogo de futebol, Motorsport Manager consegue estar neste gênero com uma qualidade incrível. A produtora arriscou, e mesmo sem as licenças oficiais dos campeonatos, equipas, pilotos e os próprios circuitos e patrocínios, acabaram por conseguir chegar longe.

Mesmo com estes entraves todos, Motorsport Manager consegue colmatar essas ausências tentando replicar o mais fielmente possível as categorias e pistas incluindo as regras em vigor com uma grande qualidade.

 

Para poer colmatar a ausência das licenças, a Playsport Games colocou a disposição dos jogadores ferramentas para modificações (mods).

Existem até Mods de épocas clássicas, que nos fazem recuar décadas, a tempos que nos deixaram saudades. Algumas destas modificações poderão ter alguns problemas de direitos de autor e não sabemos ao certo como isso irá ser ultrapassado. Mas fica aqui o apontamento a esta opção que a produtora fez questão de proporcionar.

 

Em relação aos modos de jogo temos a nossa disposição algumas opções, podemos fazer uma corrida única, podemos testar as nossas capacidades no modo desafio e podemos deitar as mãos ao modo carreira onde podemos optar por um campeonato de Monolugares dividido em três subcategorias ou então aderir a categoria GT com duas subcategorias. Em ambos podem ser criadas equipas de raíz ou então escolhemos uma equipa já existente.

 

Na minha opinião, o modo "Carreira" é o coração de Motorsport Manager, este é um deságio bem interessante, bastante recompensador e bem complexo.

Assim que iniciamos no jogo definimos um objetivo em conjunto com o Chairman da equipa, determinamos que queremos atingir uma determinada classificação no final da temporada e corremos atrás desses objetivos. A época desportiva é recheada de dilemas que nos iremos resolver da forma que achamos mais correta, mas nem todas as decisões irão ser assim tao boas como nos parecem inicialmente.

 

A parte "Manager" deste jogo é bastante interessante, temos de administrar o Staff que compõe a equipa, identificar os pontos em que a nossa equipa é forte e saber quando devemos mudar algo na estratégia, avaliar os nossos pilotos e saber quais as características específicas de cada um deles pois essas características ou habilidades variam conforme os acontecimentos no decorrer da epoca , que podem ser positivos ou negativos e que afetam o desempenhos dos mesmos em pista.

 

Temos ainda os "Recursos Humanos" e as infra estruturas que acabam PPR ser parte do sucesso dos nossos pilotos na pista. Na nossa garagem temos as infra estruturas que permitem a nossa equipa evoluir o nosso carro, é onde desenvolvemos ovas pecas para o nosso carro, onde melhoram os a nossa performance e fiabilidade. Se conseguirmos manter um equilíbrio entre a performance, fiabilidade , desenvolvimento da mecanica e piloto, então temos a chave para o sucesso e para ganhar campeonatos.

 

Mas nada disto é tão simples como parece, para conseguirmos manter o equilíbrio descrito acima precisamos manter também o equilíbrio das finanças, esta é uma das regras de sucesso do jogo. Temos de girir bem os fundos e saber onde gastar o dinheiro de forma a responder as exigências no decorrer da temporada. É neste ponto que os patrocinadores têm um papel fundamental e um peso no orçamento existente, podemos ganhar algum dinheiro ao cumprir os objetivos dados pelos nossos patrocinadores e também ganhando corridas. 

 

As bases "Manager" implementadas em Motorsport Manager são as mesmas que normalmente vemos em outros jogos de "Manager",/mais propriamente em jogos de futebol. Os princípios acabam por ser os mesmos, temos de gerir um orcamento, temos de fazer a prospecção tantao na nossa equipa de pilotos como nos membros do staff. Temos de gerir contratos, evoluir infraestruturas, criar um carro mais fiável e competitivo. Assim que estas tarefas estão alinhadas podemos realmente usufruir do jogo e das vitórias.

 

Como isto é um "Manager", a nossa função passa por gerir yoda a equipa e os passos que cada um dos pneus está a dar, mas não será possível conduzir os carros, sermos nós a gerir cada milésima de segundo, que tipo de pneu utilizar, qual o apoio aerodinâmico, decidir o momento ideal de mudar para pneus de chuva. Não parece mas estas funções são o que realmente interessa neste jogo e isso fara com que as coisas possam correr bem ou mal. Podem ser dadas ordens em tempo real aos pilotos, podemos dizer para eles serem mais agressivos neutros ou até mesmo conservadores, podemos ainda dizer-lhes quando queremos que eles passem nas boxes, seja para colocar uns peneus novos ou para trocar o tipo de pneu (chuva, duro ou macio) que estão a usar.

 

As condições meteorológicas são um ponto a ter em atenção, não vamos querer recorrer as boxes para substituir os pneus, mesmo tendo acabado de sair de lá a pouco tempo. Por isso devemos estar sempre muito atentos as mudanças de tempo, ao tempo que falta para essa mudança e ao tipo de pneu que temos de usar com essa mudança.

 

Gráficos e Som...

 

O jogo está muito bem estruturado e o esquema muito bem desenhado, a interface do jogo é bastante intuitiva e eficaz. A nivel gráfico, está bem interessante e aprimorado com um design dos carros muito credível com muitas semelhanças aos carros reais.

 

A nivel sonoro notamos um grande empenho desta produtora e conseguiram captar a envolvência de um desporto motorizado como a Fórmula 1. Conseguimos ouvir o publico a gritar com a ação na pista, o barulhos dos carros a serem levados ao limite, o som causado pela agua presente na pista e muito mais. Só tive pena de não termos um narrador no decorrer do jogo, isso teria sido bem interessante e tinha causado um maior impacto.

 

 

Conclusão...

Motorsport Manager consegue cumprir aquilo a que se propõe e acaba por conseguir e acaba por conseguir dar aos jogadores um bom jogo onde os mesmos vão passar horas e horas e percorrer pistas e a ajustar a sua equipa.

Apesar de algumas falhas, da ausência de licenças oficiais, pormenores

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial