Dirt 4
Editor rating
9.0
User rate
9.0
Global vote
9.0
Vote you too:
N/A
Release: 9/6/2017
Price: € 69.99

Dirt 4

Genres: CORRIDAS Producer: Codemasters
  • Production: Codemasters
  • Release date: 9/6/2017
  • Recommended age: 7 years

Dirt foi sempre daquelas series de jogos que me entusiasmou mas que infelizmente nunca tive muito jeito, acabava sempre com a frente do meu carro a abraçar uma árvore.

Mas em Dirt 4, assim que iniciamos o jogo temos de tomar uma decisão importante. Essa decisão passa por definir a nossa experiência, se queremos “Jogador” ou “Simulação”. Esta escolha vai definir se iremos ter uma jogabilidade mais próxima do “arcade “ou se será alho mais próximo do “realismo”.

 

No que toca a mecânica do jogo, este está igual, temos o mesmo motor de física e os mesmos cálculos de Dirt Rally, a única diferença é que no que toca a dificuldade, os controlos foram suavizados para a experiencia “Jogador”.

Eu não sou, de todo, um jogador de jogos rally, mas gosto de poder dar uns toques de vez em quando só para desanuviar. Afinal de contas, Dirt Rally é um jogo sem piedade nenhuma dos jogadores, um pequeno erro e pode deitar tudo a perder.

 

A minha opção de jogar Dirt 4 como “Jogador” acabou por ser obvia, afinal de contas eu não sou propriamente um jogador PRO. Assim que iniciei o jogo arranquei logo para a escola de pilotos que este jogo oferece, creio que não há melhor forma de se iniciar um jogo desta envergadura. O modo de tutoriais é bem extenso e é composto por pratica e por vídeos de forma a que o jogador possa entender como pode distribuir melhor o peso da viatura nas curvas, como fazer as travagens mais adequadas e até nos colocam a correr com o sistema de mudanças manuais para que o jogador possa assim ser mais completo.

 

Notei que existem muitas parecenças entre o Dirt 4 e o Dirt Rally, e isso é perfeitamente normal, mas notei também que este não é o mesmo jogo. Os carros, independentemente da sua categoria, são controlados de uma forma mais direta, o que torna a jogabilidade mais acessível para jogadores mais newb’s.

Mesmo com todas estas alterações, os carros ainda variam muito entre si e a condução nota-se mais complicada dependendo de vários fatores do terreno.

 

Dirt 4 conta com um novo modo carreira dividido em quatro classes, Rally, Landrush ,  Ralicoss e  Rally Histórico.  No que toca a licenças oficiais, não contém com elas pois a Codemasters não as tem.

Em relação ao Landrush, este é um modo que transita de outros Dirt e podem contar com muitas curvas apertadas e saltos a mistura numa aventura épica onde iremos colocar em prática várias das coisas que aprendemos na escola de Rally.

Em relação ao Ralicross, este está de regresso depois da sua estreia em Dirt Rally e podem contar com novos circuitos. São corridas bem rápidas e frenéticas tal como a modalidade em que este tipo de corrida se baseia.

 

Para quem gosta de correr mas também gosta de dar uma perninha na gestão da equipa, então pode descalçar as luvas e criará sua própria equipa para as competições, gerir patrocinadores, orientados mecânicos, relações públicas. Existem muitas áreas para gerir e inclusive temos de ter em atenção que dependendo da qualidade dos funcionários, eles podem ser mais baratos ou mais caros, cabe a nós gerir as finanças da nossa equipa. E devemos ter em atenção que a nossa equipa não é milionária por isso teremos de nos adaptar.

 

Para além do modo carreira ainda devemos participar em outras atividades como por exemplo  o Pro Tour  e os eventos da Comunidade, estes são eventos diários  /  semanais / mensais que os jogadores podem  tentar cumprir ou desafiar outros jogadores.

Para além disto tudo, Dirt4 conta ainda com um gerador automático e pistas que só necessita que o jogador diga qual o país, o tempo e o comprimento da pista, o resto é gerado automaticamente de forma a dar uma longevidade maior ao jogo.

 

Conclusão…

A minha experiência em Dirt4 teve a duração de 12 horas, e pelo que eu pude ver este jogo é bastante interessante e em momento algum ele me pareceu descer abaixo dos 60 frames por segundo, pelo menos tive sempre uma experiência bastante fluida e de destacar a qualidade dos gráficos que em momento algum me decepcionaram. Apesar de ser um jogo bastante interessante e com gráficos que não decepcionam, devo dizer que estão bem longe de jogos como Forma Horizon (um jogo com uns gráficos estonteantes).

A música, o barulho dos motores, o som dos pneus a queimar na estrada, o navegador... é quase perfeito, um trabalho de topo da Codemasters.

É um excelente sucessor para Dirt Rally, e uma experiência de jogo emocionante.

Read the review »

Media gallery
Images and videos
01
01
      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial