F1 2011
Editor rating
N/A
User rate
8.5
Global vote
4.3
Vote you too:
N/A
Release: 20/9/2011
Price: € 64.99

F1 2011

Genres: SIMULADOR, CORRIDAS Producer: Codemasters

Nestes primeiros anos do uso da licença F1 pela Codemasters temos presenciado a algo muito inteligente da parte desta produtora, esta produtora tem usado um ano para aprender e outro para aplicar essa aprendizagem e ganhar cada vez mais fãs.
Em 2009 a Codemasters recorreu as produtora Sumo Digital para que esta desenvolvesse F1 2009 que saiu em exclusivo para a Wii e outros plataformas moveis digitais.
Digamos que o resultado final foi bastante satisfatório, não só porque foi novamente introduzido no mercado um concorrente de peso nas competições automóveis mas também porque servia de rampa de lançamento para o F1 2010 já como multiplataformas.
O desenvolvimento de F1 2010 ficou entregue aos estúdios internos de Birmingham e mostrou ser um sucesso com mais de 2 milhões de cópias e entrou em competição directa com jogos de desporto de renome como por exemplo Fifa 11 e FM 2010 nos prémios BAFTA para a categoria de melhor jogo de desporto.
A verdade é que a Codemasters conseguiu captar o verdadeiro espírito do jogo e fê-lo a partir do slogan “Sê o condutor, vive a vida.”
Em 2011 e já com uns alicerces fortes a empresa manteve a validade de acrescentar ao jogo a o modo “Go Compete” que propõe ao jogador não só competir com outras viaturas controladas pelo computador como também com amigos e colegas da vida real que estejam dispostos a competir.
No modo “Carreira” estão prometidas algumas novidades.
O jogador vai deixar de competir apenas com os jogadores das equipas oficiais, na grelha de partida vão poder estar outros jogadores proporcionando um campeonato mais competitivo e emocionante que antevê uma medição de forças entre rivais.
Qualquer conhecedor da modalidade sabe que um piloto de F1 tem sempre um grande acompanhamento mediático, especialmente se estiver numa equipa de ponta, gerando-se todo um "soundbyte" em função de declarações prestadas.
A equipa de desenvolvimento parece estar a acompanhar esse percurso, na medida em que os jogadores terão de dar entrevistas no final dos treinos, qualificação e corrida.
A forma como responderão às perguntas colocadas sobre o desempenho irá ter consequências em vários parâmetros, desde reacções dos adversários em pista, até aos convites endereçados pelas equipas mais evoluídas, passando por comportamentos sentimentais que possam pôr em risco a veia competitiva de cada piloto.
Soube-se no final da época de 2010, pelo próprio Lewis Hamilton, que numa fase da temporada ele não encontrou o ritmo ideal por motivos extra competição.
Espera-se por isso que este modelo renovado das entrevistas tenha directo impacte na situação não apenas de um piloto mas nos restantes.
A Codemasters está disposta a fazer um aumento de cenas cinematográficas no jogo podendo já ser visíveis algumas melhoras como a insatisfação do piloto perante os engenheiros quando não ganha uma corrida, o festeja da conquista de uma poleposition e até ao pódio, local onde festejam com espumante.
Estas novas animações são só o inicio da realidade que a Codemasters quer dar ao jogo.
No que toca ao plantel, F1 2011 conta com as mesmas 12 equipas da época passada mas com pilotos estreantes como por exemplo Maldonado, Jérôme D'Ambrosio, Paul di Resta e Sérgio Perez.
Os carros acomodam os patrocinadores da nova temporada, ainda que estejamos por saber se terá efeito na versão final a troca de NarainKarthikayen da HRT por Daniel Ricciardo.
A temporada deste ano está alinhada para 19 provas mas espera-se a inclusão do grande prémio do Bahrein, corrida essa que acabou por ser desfeita por força dos confrontos entre populares e as forças de segurança do governo.
A Codemasters fez tudo por tudo para tornar mais reais e atractivos o aspecto dos circuitos.
Nota-se um aumento grande no que toca ao detalhe e as zonas envolventes e os fundos estão bem mais satisfatórios. Nota-se também um aumento de qualidade e detalhe nas boxes.
Os carros oferecem um aspecto mais detalhado, vivo e visualmente atraente. Com a carroçaria bastante polida, até os reflexos das luminosidades exteriores causam nuances e uma aplicação em tempo real das sombras e luzes.
No Mónaco, por exemplo, ao entrar no túnel do Hotel, o aspecto polido e claro da pintura fica temporariamente baço e turvo.
À chuva nota-se o salpicado.
O volante (se colocarem a visão de piloto) reproduz todos os botões e nas rodas - os novos pneus Pirelli que lançaram o caos das escolhas no começo da temporada -, diferencia-se bem um pneu macio de um duro, assim como uma borracha para piso intermédio ou de chuva, neste caso com muitos sulcos.
A condução mantêm-se muito idêntica a do jogo anterior sentindo-se cada vez mais que temos em mãos um simulador.
A intenção da Codemasters não passa apenas por transmitir todas as sensações inerentes a estes veículos de competição automóvel, mas também por mostrar as reacções do veiculo as diferentes situações a que é posto a prova.
É neste ponto que começamos a sentir dificuldades no controlo, por exemplo, no controlo dos carros durante a travagem, na transmissão de energia as rodas na rota de saída quer a baixa ou a média velocidade.
Respeitar os "sets" de pneus e conservar os melhores para a qualificação e corrida é uma das novas regras para este F1 2011, onde a degradação dos pneus será um factor determinante.
Na qualificação levam um conjunto de macios para 2 voltas.
Excedam o número de passagens pela meta ou causem mais algum desgaste provocado por peões e terão o carro altamente preparado para chegar mais depressa à gravilha.
Isso dar-vos-á a oportunidade de equacionarem Dirt 3, assim lembrará um troféu.
A comunicação com as boxes é vital para o sucesso da corrida, só assim podemos compreender o estado do carro e fazer ajustes na configuração do carro enquanto corremos.
Os produtores do jogo estão a pensar colocar mais algumas avarias e problemas de motor nas equipas menos cotadas do pelotão.
A ideia não é afastar ou até mesmo impedir que os jogadores não possam correr numa HRT ou Virgin mas sim fazer com que assem por situações que na realidade podem acontecer em qualquer tipo de equipa.
A Codemaster está determinada a reforçar e aprofundar a experiencia que ganhou na ano anterior.
Para que joga no sistema simples de jogo poderá não dar conta das reais alterações mas a medida que vai subindo de nível poderá notar que o comportamento do carro reflete mais imprevisibilidade e conseguir um lugar na polé é agora mais complicado.
Mas o jogo conta com mais modos e funções que certamente vão cativar os fãs.
Convidativo a nível visual, estimulante no que toca a condução mais realista, F1 2011 torna-se um concorrente especial e bem aceite no mundo do
simuladores de corridas automóveis.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial