Total War: Shogun 2 - Fall of the Samurai
Editor rating
N/A
User rate
9.0
Global vote
4.5
Vote you too:
N/A
Release: 23/03/2012
Price: FREE

Total War: Shogun 2 - Fall of the Samurai

Genres: ACÇÃO Producer: SEGA
PC

Um ano depois do lançamento de Total War Shogun 2, a Sega e a The Creative Assemblyfazem chegar mais um DLC sobre a história do império do sol nascente intitulado Fall of the Samurai. Esta nova experiência funcionará com “standalone”, o que significa que não necessitas do título original para jogar esta expansão que irá retratar os conflitos internos japoneses após contactarem com as culturas ocidentais (Estados Unidos da América e Reino Unido).

O jogo enquadra-se no séc. XIX, altura de grandes tensões no Japão entre os apoiantes do imperador e os apoiantes do shogunato, as facções abrem novamente os mercados ao ocidente. Com a introdução das novas armas que ocidente proporciona, o guerreiro samurai começa a perder a sua influência no campo de batalha, o gume da sua espada torna-se obsoleto perante o poder de fogo das espingardas e dos canhões ocidentais. Tendo isto em conta é fácil perceber o título da expansão, mas se pensam que vão mandar exércitos com a tecnologia mais avançada frente a samurais desenganem-se. Em Total War Shogun 2 - Fall of the Samurai todas as facções já aderiram à nova forma de combate o que significa novas unidades, novas estruturas, novas artes para estudar.

Esta expansão apresenta como principais diferenças para Shogun 2 a nova campanha e as aquisições culturais ao ocidente, no entanto também é possível vislumbrar algumas diferenças no grafismo e em certos pormenores. Quanto ao grafismo não posso adiantar muito, pois ainda se trata de uma versão de antevisão e é algo que ainda pode ser alterado, já os pormenores novos são deveras interessantes e ajudam no planeamento das estratégias, coisas como a forma de como a época do ano é mostrada no painel de fim de turno. Agora, não só mostra a estação do ano como diz os turnos que a estação do ano demora e exemplifica com uma roda com as várias estações.

No que toca à jogabilidade tudo parece semelhante, mas com ligeiras alterações, umas fazem com que a tua forma de jogar melhore e te sintas mais à vontade com as tuas tácticas, por exemplo as formações no campo de batalha deixam de estar exemplificadas por animais mas sim por um esquema da formação. Já não existem rotas comerciais com o estrangeiro como emShogun 2, onde as pequenas ilhas normalmente tinham pontos de troca com outros países, agora terás jogar apenas com os acordos com outras facções e com a tua própria fonte de rendimento nos teus territórios. Mas a adição que poderá condicionar mais a forma de combater é o facto de se poder bombardear o adversário quando os nossos navios estão atracados perto do campo de batalha.

O modo Online ainda não pode ser testado devido a ser apenas uma versão preview, contudo aCreative Assembly promete novos avatares e um mapa novo que corresponderá ao Japão do séc.XIX. Poderás ainda contar com as batalhas históricas relativas à época, onde podes não só aprender um pouco de história bem como participar nela (digitalmente, claro).

Tal como não podia deixar de ser, qualquer um que tenha gostado de Shogun 2 irá com certeza gostar de Fall of the Samurai, as diferenças que a cultura ocidental traz não constituem nenhuma desvantagem. Total War Shogun 2 – Fall of the Samurai conta ainda com um preço aliciante (29,99€) visto que é um jogo “standalone” e que traz todas as características de um jogo completo (jogos esses que costumam ser encontrados à venda por cerca de 50€). Juntando estas vantagens à qualidade do jogo em si só faz dele muito mais apetecível aos gamers que gostem de jogos de estratégia. A expansão Fall of the Samurai chega às lojas em Março deste ano e é um jogo que promete marcar o mercado dos jogos de estratégia este ano.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial