WRC - World Rally Championship
Editor rating
6.0
User rate
8.2
Global vote
7.1
Vote you too:
N/A
Release: 8.10.2010
Price: € 30.00

WRC - World Rally Championship

Genres: CORRIDAS Producer: Black Bean
Pro
  • A licença do campeonato oficial do WRC
  • Inclui as várias classes da prova e até o Group B
  • Modo online empolgante
Con
  • Gráficos fracos
  • Demasiado exigente para alguns
  • Barulhos de motores algo estranhos

 


Este jogo foi criado puramente a pensar nos fãns dos rallys e está no campo dos simuladores de corrida estando cada vez mais real.
Embora o termo simulador de corrida seja aplicado ao comportamento dos carros face a altas velocidades, num contexto de rally essas variáveis estendem-se aos diferentes pisos, às diferentes pistas e às diferentes provas que vão sendo apresentadas.
O motor de jogo deste título foi criado do zero para que pudesse suportar as diferentes exigências de retratar a modalidade.
No que toca ao comportamento dos carros a altas velocidades, isso é sem dúvida alguma muito credível.
Mesmo assim ainda existem algumas limitações no ambiente do rally que temos como exemplo os rails e os obstáculos tal como os peões que assistem à corrida, isso não pode ser comparado à realidade.
Todos sabem que conduzir um carro de rally não é uma tarefa acessível a todos os jogadores e por isso foram introduzidas variadas ajudas para facilitar a tarefa aos jogadores.
Estas ajudas não interferem com o motor do jogo nem com a deslocação do carro, o que estas ajudas fazem é, por exemplo, quando um jogador vai em direcção a uma curva a alta velocidade, o sistema de ajuda reduz o carro para a velocidade adequada mesmo que o jogador continue a acelerar.
O sistema de ajuda facilita muito na curva de aprendizagem não dando asos a uma condução imprudente.
Cada embate ou pancada que se dê vai causar danos em componente chave do carro.
A carroçaria até podia ficar intacta ou com meia dúzia de arranhões, mas a consequência dos nossos acidentes vai sentir-se no desempenho do carro.
Vou dar alguns exemplos, se a caixa de velocidades ficar danificada as mudanças vão demorar mais tempo a entrar, se tivermos problemas na suspenção isso vai reflectir-se muito no comportamento do carro nas curvas.
A maior parte das peças dos carros pode ser danificada sendo que se reflecte sempre na condução do veículo.
Entre as corridas há um espaço de tempo limitado para se poder concertar o veículo gerando-se aí uma componente um pouco estratégica entre cada corrida, pois se os danos forem alguns podemos ter de optar por qual das peças fica por concertar.
Podemos ter de vir a escolher entre a coluna de direcção quase partida e uma quarta mudança que não entra por causa dos danos na caixa de velocidades, tudo vai depender das prioridades de cada jogador.
A licença oficial de World Rally Championship é explorada nas seguintes categorias: WRC, Junior-WRC, Super-WRC e Production-WRC.
Quer isto dizer que vamos ter uma galleria de carros com diferentes potências.
A grande vantagem de uma licença como esta está na possibilidade de utilizar as etapas mais importantes do campeonato.
O jogo encontra-se dividido em setenta e oito especiais e treze etapas, a variedade de pistas e terrenos também lá estão e dão um valor muuito maior a este jogo.
Quando nos encontramos a correr na Alemanha vamos encontrar uma maior quantidade de pistas em asfalto, mas quando chegamos às pistas suecas é uma looucura, pois é só neve.
Esta variedade entre cada etapa demosntra os pontos fortes do motor de jogo que foi desenvolvido pelo estúdio italiano Milestone.
A experiência de condução de um carro de rally está muito bem reproduzida e é de realizar a condução de carro rally num terreno tão arenoso como o da Jordânia.
De realçar é também o Rally de Portugal que se encontra também disponível no jogo.
A nível sonoro, o jogo merece ser elogiado, pois fizeram um trabalho notável, vai desde a degradação do barulho do motor até aos balhos que o carro faz quando o motor sofre alguns danos.
O copiloto como já era de esperar oferece indicações precisas do trilho que devemos pisar.
Este também grita quando falhamos uma manobra ou nos despistamos.
Para além do copiloto temos um mini-mapa e as indicações por sinais.
Podemos ainda personalizar se queremos as indicações muito antes da curva ou mais próximo dela.
O motor do jogo é muito competente, mas no que toca a componente gráfico este está muito datado, provavelmente fruto das dimensões reduzidas da equipa de trabalho.
No PC a qualidade do jogo é superior a nível gráfico, mas segundo a produtora, isso acontece porque o PC corre numa resolução superior ao contrário das versões consola que estão ao mesmo nível.
Infelizmente temo que por causa do grafismo que a sensação de velocidade é quase inexistente, a não ser que se use a câmara do interior do cockpit ou a que se encontra no capot do carro, um problema que dá muito nas vistas.
Para aqueles que possuem um volante (acessório) vão ficar satisfeitos por saber que foi implementado suporte para esse acessório ao contrário do que tem acontecido com os jogos da Milestore.
World Championship mostra desde já pontos muito positivos, mas a verdade é que também ainda não foi possível testar muito do jogo.
Desde já apresenta uma grande aposta na simulação, o que é muito importante visto que o mercado de vídeo-jogos não tem quase nada do mundo rally.
Mas em contrapartida os gráficos podem deitar por terra o magnífico trabalho do estúdio italiano.
Mas pode ser que essa lacuna até ao lançamento seja resolvida.
Estejam atentos ao Portal Strong Player, pois a qualquer instante podem surgir notícias sobre este jogo.

 

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial