Modnation Racers Road Trip
Editor rating
6.5
User rate
7.6
Global vote
7.0
Vote you too:
N/A
Release: 22-02-2012
Price: € 19.99

Modnation Racers Road Trip

Genres: CORRIDAS Producer: SONY
Pro
  • A jogabilidade original foi bem passada para a Vita
  • O estilo musical de Modnation Racers está presente
  • Existe muito para desbloquear e construir
Con
  • A PS Vita consegue produzir gráficos bem melhores
  • Ausência de Online directo é bem sentida
  • O menu é impreciso e os tempos de loading são longos

A tradição de jogos de Karts em geral está muito ligada a personagens como por exemplo Mario em “Mario Kart”, Sonic em “Sega All-Star Racing” e outros que recentemente também apostaram em corridas de Kart.

A Sony já tinha criado uma versão de Modnation Racers para a PSP e mais uma vez investe nesta vertente para a sua nova portátil.

Modnation Racers dá muita importância a criação da personagem, pistas e Karts. Pois é neste jogo não nos limita-mos a usufruir do que já existe, aqui podemos personalizar uma data de coisas. O sistema Play-Create –Share acaba por ser o que destaca este jogo juntamente com o modo multiplayer para quatro pessoas e o seu modo Online. Ai está um concorrente de peso para o Mario Kart.

 

Modnation Racers Road Trip tem agora mais e melhores hipóteses de poder transformar este titulo num franchise de grande qualidade aproveitando todas as características da PS Vita.

Algo que temos de ter em mente é que este jogo é um pouco diferente da versão da PS3 mas nem por isso lhe fica atras.

Para começar podemos tirar da ideia o modo carreira onde encontramos um bando de personagens engraçadas e de comentadores que davam um lado mais humano ao jogo.

Em Modnation Racers Road Trip temos um modo carreira carregado de provas que devemos superar para podermos ganhar taças e progredir.

Modnation Racers Road Trip tem muito do que se pode encontrar na versão PS3, principalmente no que toca a personalização, em ambas as versões o nível de personalização é incrível.

Agora criar uma personagem e personalizar a mesma é bem mais fácil, isso graças ao ecrã táctil que nos permite colar autocolantes em locais específicos. A criação e personalização de pistas também é incrível apesar de não ser muito diferente da criação de pistas da consola caseira.

O ecrã táctil é possível de usar em quase tudo o que é personalização o único ponto negativo é que no que toca a aprendermos a personalizar e a melhorar cada personalização que fazemos é demorada e não é tão simples e intuitiva como gostaríamos, mas certamente os mais persistentes vão fazer grandes personalizações e criações de excelentes pistas.

 

Assim que netramos em pista para fazer a corrida podemos notar que o jogo é igual a tantos outros que já conhecemos como por exemplo o Mario Kart. Este jogo tem a possibilidade do uso do drift quando fazemos as curvas, esses drifts permitem encher a barra de Nitro que nos dá uma velocidade extra, essa velocidade pode ditar a vitória e permitir-nos chegar em primeiro lugar.

Quando estamos na corrida vamos encontrar uns balões que contem armas ou utensílios que vão ser muito uteis quer para atacar ou para defender.

Estes chamados power-ups podem ser acumulados até três níveis, tudo o que venha a seguir já não conta.

As corridas deste jogo são todas um pouco exigentes com vários rivais que nunca nos dão descanso e que lutam até ao fim pelo primeiro lugar. Podemos dizer que Modnation Racers Road Trip  é impiedoso e muitas vezes nos vai deixar frustrados pois vamos ter de repetir e repetir algumas corridas para podermos avançar na competição, vamos ter outros carros que vão passar a vida a tentar com que nos despistemos ou atirar-nos de precipícios, fazer-nos cair em armadilhas quando passamos por cima delas ou até mesmo disparar todo o tipo de power-ups sobre a nossa personagem, não vai ser pera doce.

 

Algo que prejudica as corridas é o facto de quanto mais karts temos no ecrã menos fluidez tem o jogo, por exemplo quando o nosso carro é teleportado para uma zona onde existem vários karts a quantidade de frames por segundo desce a um nível que certamente vai desagradar a qualquer jogador, e não me refiro só aos mais atentos mas sim a todos. É certo que se fosse algo um pouco mais leve até poderia passar ao lado mas é demasiado até para o mais ocasional jogador.

Mas essa lentidão é algo que não está presente só nas corridas, vamos poder deprimir em várias ocasiões do jogo devido a essa quebra de frames, a própria consola leva um tempinho a responder. Por exemplo vão existir alturas que o próprio menu não nos vai responder de imediato e conforme o jogador clica e clica pensando que não o fez correctamente o menu parece ganhar vida própria debitando todos os menus de uma vez só.

Algo que também se arrasta por algum tempo e não é propriamente agradável é o facto dos loadings demorarem imenso a terminar, mas já vimos algo idêntico em Wipeout 2048 por isso não é algo de anormal, talvez seja algo que as produtoras tenham de melhorar pois não conhecem bem a consola visto estarmos ainda no inicio de vida da PS Vita.

 

Algo que acaba por ser uma boa noticia é que tal como já aconteceu em outros jogos este permite-nos partilhar conteúdos, ou seja tudo o que criamos desde pistas, personagens, carros pode ser colocado online e partilhado com toda a comunidade Modnation Racers Road Trip.

Caso tenham amigos com uma PS Vita podem convida-los para uma partida de multijogador bem ao estilo do que já aconteceu na PS3.

 

O modo online é uma das vertentes de mais sucesso do jogo Modnation Racers e podemos que é estranho não ver presente essa vertente na PS Vita. Alguém está a falhar.

Podemos competir com os nossos amigos online mas só através de uploads para os rankings que os nossos amigos podem bater ou não mas um modo online propriamente dito não existe.

É nesse ponto que Mario kart 7 sai a ganhar ( e em muitos mais) pois lançou um excelente modo online e acaba por ser muito mau para Modnation Racers Road Trip não ter um modo online, principalmente com um jogo desta qualidade.

 

No que toca ao visual de Modnation Racers Road Trip podemos dizer que apesar de ser uma versão menos polida com menos pormenores que a versão da PS3, as pistas parecem mais simples e os cenários desfocam os elementos mais longínquos sempre que existe demasiados elementos presentes no ecrã. Mas mesmo assim acreditamos que a PS Vita consegue fazer mais, a nós este jogo parece-nos uma versão pobre da versão da PS3.

 

Na área da música podemos dizer que é uma mistura de pop-electrónico com Jazz o que não se pode dizer que seja mau.

Já no que toca a longevidade podemos dizer que poderia ter sido melhor se o jogo tivesse um modo online.

Tal como todos os jogos da PS Vita lançados pela Sony, Modnation Racers Road Trip está totalmente em português, o que é uma mais valia para o público mais novo.

 Modnation Racers na PS3 teve sucesso e uma ganhou uma grande legião de fãs não só por ser um jogo inovador no seu género, como ainda conseguia ser um jogo sólido e divertido.
Para terminar, Modnation Racers Road Trip parece um jogo feito um pouco à pressa para o lançamento da PS Vita.
Os menus não muito são práticos, tem alguns problemas de fluidez, loadings lentos, falta de polimento.
É pena que um jogo desta qualidade não tenha sido melhor trabalhado e fim de demosntrar a potencialidades da PS Vita.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial