Luigi's Mansion: Dark Moon
Editor rating
9.0
User rate
N/A
Global vote
9.0
Vote you too:
N/A
Release: 20/3/2013
Price: € 49.99

Luigi's Mansion: Dark Moon

Genres: AVENTURA, ACÇÃO Producer: Nintendo
Pro
  • Desafios inteligentes
  • Controles elogiáveis
  • Bela apresentação
  • Multiplayer divertido
Con
  • Linearidade forçada

Luigi é a vedeta desta aventura e neste jogo estremso constantemente a ser postos a prova e a ser desafiados.

O jogo tem cerca de 10 horas de duração que intercalar grandes momentos de ação com quebra-cabeças muito engenhosos.

Luigi´s Mansion: Dark Moon é um excelente jogodemonstra como se fazem bons jogos tanto na aventura como no multiplayer. A qualidade deste jogo é impressionante e só peca por ser divertido só em determinadas alturas tornando outras alturas demasiado lineares.

 

O jogo...

A vários anos o nome Luigi andava sempre agarrado ao nome de Mario, os dois canalizadores eram quase sempre inseparaveis apesar do brilho estar sempre na personagem Mario.

A coisa de doze anos luigi aparece pela primeira vez sozinho na velhinha consola game Cube na aventura “Dark Moon”.  Este jogo mantem a mesma jogabilidade basica do primeiro “Luigi´s Mansion” mas tem um número bem superior no que toca a quebra-cabeças.

 

Para aqueles que não conhecem a personagem Luigi, ele é um verdadeiro covarde, um medricas da maior especie é simplesmente o maior.... ok, chega de escolachar o magrinho. Neste jogo ele tem de mais uma vez lidar com os seus maiores medos numa caça aos fantasmas.

Mas o que aconteceu para que Luigi tenha de entrar nesta nova aventura? Simples, o agora famoso Prof. E. Gadd está a fazer um estudo sobre fantasmas e existe um artefacto de nome “Dark Moon” que faz com que os fantasmas estejam num estado pacifico. Ora, esse artefacto partiu-se  e os seus estudos vão por agua abaixo, ou seja, os fantasmas estão descontrolados.

Luigi não é nada destas coisas e por opção estaria bem longe desta confusão toda, mas ele é coagido a cooperar e fica sem opções.

Com o seu poderoso aspirador Poltergust 5000 ele apanha os fantasmas delinquentes e tenta recuperar os pedaços do artefacto “Dark Moon” para poder restaura-lo ao seu estado original.

 

Quando iniciamos a aventura, somos constantemente instruidos pelo Prof. E. Gadd como se fossemos novatos no mundo dos videojogos, por mais que essas instruções pareçam desnecessárias mais a frente daremos o valor de todas essas instruções.

 

Neste titulo de “Luigi´s Mansion: Dark Moon” os quebra-cabeças não são obvios como normalmente acontece em jogos deste estilo, podem até ser indicadas com uma certa sutileza as soluções como o posicionamento levemente incorreto de uma gaveta num armário que indica uma passagem secreta. Este jogo exige que o jogador tenha um olhar atento se pretender ter bos resultados.

A perseguição aos fantasmas não deve ser feita ao usar a força bruta, isso nunca teve bons resultados, a tecnica é paraliza-los com a lanterna e só depois usamos o aspirador Poltergust 5000 para os apanhar. A pergunta é, e se o fantasma estiver a tapar os olhos com um capacete? A estrategia como devem entender tem de ser outra, a chave está em descobrir como eleiminar eficazmente este ou outros tipos de fantasmas. Vai ser uma jornada muito gratificante.

Este jogo na realidade não é nada de mais, mas a capacidade que a produtora teve em conseguir fazer do pouco muito é que é de parabenisar.

Os jogadores na realidade só têm duas ferramentas, uma lanternacapaz de revelar ilusões e um aspirador. A parte interessante está em conseguir descobrir maneiras diferentes de usar estes dois itens em proveito proprio.

 

Curiosidade...

Sabias que “Luigi´s Mansion: Dark Moon” foium dos primeiros titulos da consola Game Cube?

E sabias que foi um dos primeiros jogos da nintendo a usar dois analógicos direcionais?

 

Por terem quartos pequenso, as áreas de jogo estão definidas para esquemas de camaras fixas, por isso é descartado o uso do segundo analógico.

Em teoria o jogo poderia beneficiar com a presença de um acessório mas os botões B e X da consola portátil e os seus sensores de movimento são uns bons substitutos quando precisamos de colocar a mira em algum alvo.

 

Gráficos...

Assim que iniciamos Luigi´s Mansion: Dark Moon podemos perceber que este poderá ser um dos mais belos jogos criados para a Nintendo 3DS.

Seja na versão normal da consola ou na versão XXL o jogo roda com muita fluidez e os seus gráficos são muito agradaveis.

As animações do jogo são outro ponto que surpreende, principalmente pr causa dos andulos que são usados em cutcenes, que na minha opinião, este jogo está mais cinematográfico do que é habitual em jogos da Nintendo.

Algo muito interessante é que Luigi nunca para, seja quando nos deslocamos pelos cenários ou até mesmo quando esá parado a olhar a sua volta,  a tremer ou até mesmo a cantarolar a sua musica para se distrair do medod que sente.

Luigi´s Mansion: Dark Moon conta com cinco mansões, ao contrario de uma que aparecis no jogo original. Estas mansões são todas agradavei visualmente e todas muito distintas.

 

Som...

O som é bastante competente, na realidade não foge ao que estamos habituados a ouvir nos titulos de Mario e Luigi.

 

Multiplayer...

O modo multiplayes de Luigi´s Mansion: Dark Moon foi batisado de ScareScraper e é muito virado para o lado da ação.

O jogo conta com um modo de jogo onde é possivel jogar até quatro pessoas onde devem navegar pelos pisos de um enorme arranha ceus e devem enfrentar os mais diversos tipos de fantasmas.

O jogo conta com um modo de nome “Hunter” onde o jogador deve capturar todos os fantasmas de cada piso antes que o tempo termine.

No modo “Rush” temos como objetivo encontrar as passagens para poder avançar pelos andares, tudo isto debaixo de uma contagem regressiva.

Já o modo “Polterpup” tem de se capturar todos os cães fantasmas que habitam no prédio.

Por fim, temos o modo Surprise que combina todos os modos num só.

Os modos multiplayer da 3DS normalmente falham por falta de uma ou outra opção, mas em “Dark Moon” esse não é o caso.

Além das típicas opções de multiplayer local, o jogo possui uma opção online e até mesmo permite que donos do 3DS sem cópias do título testem a experiência completa via compartilhamento Download Play - inclusive o modo em rede.

Conclusão...

Este jogo é extremamente divertido apesar de ser um jogo com algumas limitações.

O jogador vai conseguir passar bons momentos na frente deste jogo e será certamente muito divertido de jogar com alguns amigos.

Apesar de ser um jogo que veio da Game Cube para uma consola portatil ele não dececiona, é um pouco liniar mas não é dececiona.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial