Sonic Lost World
Editor rating
7.0
User rate
6.2
Global vote
6.6
Vote you too:
N/A
Release: 18/10/13
Price: € 39.99

Sonic Lost World

Genres: PLATAFORMAS Producer: SEGA

A minha infância foi passada a jogar Super Mario e Sonic, ambos muito parecidos mas ao mesmo tempo muito diferentes. Pertenciam a produtoras diferentes sendo que o Super Mario pertencia e pertence a Nintendo e o Sonic era da propriedade da Sega. Era inevitável que a Nintendo acaba-se por produzir os jogos de Sonic com o apoio da Editora Sonic Team, mas acabou por demorar mais tempo do que eu previa.

Ora tendo eu sido um árduo jogador das duas series é complicado poder dizer de qual eu gostou mais, é uma espécie de “dois amores” bem ao estilo de Marco Paulo.

Em Maio deste ano foi anunciado pela Nintendo a chegada de Sonic Lost World, tanto para a Wii U como para a 3DS. 

 

O jogo...

O Sonic é o mesmo de sempre independentemente de quem o produz e vamos ver movimentos e aspetos que vimos desde sempre na personagem.

Neste jogo Sonic e Tales vão descobrir um mundo perdido enquanto fazem uma incursão aérea às nuvens.

Ora como uma nova produtora normalmente significa uma nova abordagem a uma franquia, com Sonic não podia ser diferente. Nesse sentido a Nintendo fez uma combinação entre o mundo 3D e o mundo 2D o que mostra a essência da serie e a sua evolução, mesmo sendo eu um grande fã de Sonic na era 2D.

Mesmo tendo a noção da evolução da franquia fica a ideia de que o estudio que produziu o jogo teve uma certa dificuldade em defenir o conceito do jogo, por isso a grande mistura de eras e a grande variedade de níveis. Ca para nós este foi um bom metodo de conseguir agradar a gregos e troianos, ou seja, os amantes da era 2D e os da 3D.

Nota-se que Sonic Lost World tem algumas influencias em Super mario Galaxy, talvez pelo seu mundo aberto e esférico ou pela maneira como os mundos 3D foram recriados, o que é certo é que lá porque um titulo de Mario foi considerado um dos melhores jogos do seu ano, não quer dizer que usar a mesma formula faça com que Sonic o seja também.

 

Apesar das várias prespetivas abordadas no jogo, Sonic mostra uma evolução fantastica que deixa a serie mais proxima do que a Sonic Team pretende para a vertente 3D.

Uma das preocupações  e elementos principais dos jogos de Sonic nos ultimos titulos foi a velocidade, neste jogo esse continua a ser um dos principais focos  e a liberdade com que o ouriço azul se move pelos cenários é incrivel, ele só abranda quando o jogador não tem destreza suficiente para evitar o choque com um inimigo, onde tradicionalmente acaba por perder os aneis que recolheu até a essa altura.

 

Os níveis de Sonic continuam estonteantes e a velocidade reina, existem locais onde as molas  de projeção impulcionam a nossa velocidade numa serie de pontos que projetam a nossa personagem por uma data de linhas aereas a grande velocidade e que nos ajudam a chegar ao fim de cada nível muito mais rápido. Quando falhamos essas molas ou objetos que impulcionam a nossa velocidade podemos ter de seguir um caminho mais lento atravez de varias plataformas onde teremos de usar o salto simples e o duplo salto para consegui transpor as barreiras que nos aparecem pelo caminho.

Existem vários caminhos que nos levam a meta, uns mais rápidos outros mais demorados, mas no final acabamos sempre por terminar o nível de uma forma muito divertida.

 

Os níveis de Sonic foram divididos por áreas e todas essas areas estão muito bem conseguidas no que toca ao design. Os níveis estão cheios de diferentes prespetivas onde por vezes vemos a camara perseguir Sonic, numa prespetiva 3D afastada  com zoom-out ou ainda num enquadramento  tradicional 2D.

As áreas são muito variadas e vamos poder passar por nives em florestas, zonas tropicais, desertos e até mesmo áreas vulcanicas e de gelo. Dentro de cada área iremos encontrar alguns níveis onde alguns são níveis secretos, o facto de cada mundo ser em esfera faz com que cada nível seja maior e seja abundante em zonas secretas.

 

Os gráficos...

O jogo está criado com uma alta definição que promove as cores  que preenchem o mundo de Sonic e dão vida a uma aventura espetacular.

Neste jogo não existe a tendencia para níveis desenfreados em que quase não conseguimos fazer nada devido a velocidade com que todo o nível se desenrola. Apesar de serem níveis rápidos, pois a velocidade é um dos principais focos do jogo, todo o jogo está muito bem conceguido a nível gráfico não havendo queda de frames. Todo o design dos níveis está muito interessante e a experiencia de jogo é muito fluida.

Os gráficos do jogo estão muito bem conseguidos tanto nos níveis 2D como nos 3D.

 

O Som...

O som está muito bom, na realidade está exactamente como me lembro dele, todos os aspectos musicais me lembraram o Sonic da minha juventude e ao mesmo tempo os títulos de Sonic da era moderna. Sem dúvida este é um ponto em que nada há a apontar de negativo.

 

A jogabilidade...

A nova equipa de produção traz também uma nova jogabildade, refiro-me aos mundos esféricos, muito identicos ao que vimos vezes sem conta em Super Mario Galaxy.

Como a nova vertente de Sonic Lost World é identica a Super Mario Galaxy, acabamos por percorrer os mundos terrestres que compõem o ambiente de Lost World e podemos enfrentar inimigos da mesma forma que era feito em Super Mario Galaxy.

Em Lost World Sonic vem com dois movimentos espetaculares, refiro-me ao Dash e ao Dash Kick, o primeiro é um ataque normal mas o segundo é um ataque mais forte, geralmente indicado a adversarios mais fortes.

Temos ainda os saltos duplos que nos permitem alcançar zonas mais elevadas ou saltar maiores distancias quando vamos em corrida.

Os comandos respondem em tempo real sendo que por vezes  quando estamos a correr a grande velocidade e queremos curvar Sonic, dá a sensação de que ele faz zig-zags involuntários, nada que comprometa o jogo mas ficamos com a ideia de que algo deveria ser de outra forma. Ora, se o gatilho direito aumenta a velocidade, o que faz o esquerdo? Simples, faz com que sonic faça o Spin Dash onde a velocidade aumenta ainda mais e consegue mesmo rebentar paredes.

 

Nas manobras ofencivas contamos com algumas mudanças agradaveis, temos a possibilidade de fazer um lock-on automático quando saltamos diante de um inimigo e esses inimigos que ficam selecionados com um circulo vermelho podem ser atacados se voltarmos a apertar o botão A ou B fazendo assim um movimento semi-automático optimizado que nos permite acabar com os nossos inimigos mais facilmente.

 

Sonic Lost World tem a capacidade para que dois jogadores possam jogar ao mesmo tempo de forma local em que os jogos se dividem em modos cooperativos e competitivos.

Na Wii U o modo Cooperativo passa por um jogador jogar no GamePad e o outro o auxiliar através do Wii remote. Quando entramos no modo competitivo, este é baseado em corridas a partir dos veículos disponíveis, um jogador fica ligado ao televisor, enquanto que o outro controla o veículo que escolheu a partir do ecrã do GamePad.

 

 

Adaptação a Wii U...

No jogo encontramos ainda adaptações do jogo ao GamePad, podemos recolher itens  que transformam o ecrã numa mira de canhão que vai disparar o Sonic na direção de outra área. Temos também outros poderes que que nos permitem desfazer objetos de maneira a fazermos um percurso mais rápido até ao fim da secção intermédia. Em relação aos cristais os mesmos podem ser utilizados como uma passagem , para isso só necessitamos de desenhar no ecrã do GamePad a tragetória que Sonic irá percorrer a grande velocidade.

Em Sonic Lost World temos ainda os mini-jogos que são desbloqueados a partir de níveis secretos.

 

Versão 3DS…

Em relação a versão 3DS, nota-se que a produtora teve alguns problemas na sua criação mas que como resultado final o jogo mostra-se muito encorajador. É um jogo divertido e eleva um pouco a dimensão dos níveis deixando surpreendido qualquer jogador da 3DS.

A produtora pode andar um pouco perdida com o novo conceito que se adequa melhor a serie, visto intercalarem muito entre o 2D e o 3D, mas o resultado de Sonic Lost World é bastante satisfatório.

 

Conclusão…

O que acabamos por concluir é que Sonic Lost World não é um jogo complicado nem mesmo frustrante. É certo que níveis que nos levam a cometer vários erros e muitas vezes até nos esgotam as vidas de tantas tentativas que fazemos para chegar ao fim, mas as batalhas finais não são especialmente exigentes, diria até que algumas são bastante simples.

Neste jogo começamos por ter como inimigo o Dr. Eggman, mas rapidamente vamos descobrir que existem outros adversários, os Deadly Six, eles estão a executar um plano bem mais mortífero que passa pela sucção da vida do planeta.

Os "Seis Mortíferos" superaram Dr. Eggman e Sonic e Dr. Eggman vêm-se obrigados a colocar a sua rivalidade de lado para combater estes novos inimigos.

Um jogo espectacular e com tudo para ser um grande sucesso. Ora tendo sido produzido pela primeira vez pela Nintendo e mesmo com muitos pormenores que nos fazem lembrar Mario Galaxy, o jogo está muito bem conseguido.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial