Super Mario 3D World
Editor rating
10
User rate
6.8
Global vote
8.4
Vote you too:
N/A
Release: 22/11/13
Price: € 59.99

Super Mario 3D World

Genres: PLATAFORMAS Producer: Nintendo

A História…

A história do jogo é muito simples mas bastante coerente. Mário vai viajar de  castelo em castelo até chegar ao desafio final.

A história começa da seguinte forma...

Mário, Luigi, Toad e Peach estavam a passear pelo jardim do palácio quando encontraram um cano transparente inclinado. Luigi e Mário, como bons canalizadores que são, prestaram o seu melhor serviço, e repararam o tubo, de onde saiu uma fada que pedia  socorro. Uma fotografia mostra-nos queo  Bowser já se recuperou do seu último confronto e que voltou a fazer das suas. Ele fechou as Anafadas dentro de pequenas garrafas. De seguida ele aparece saido do tubo e agarra a última das criaturas voadoras, desaparecendo de seguida pelo mesmo sítio. Peach atirou-se ao tubo e rapidamente os outros a seguiram. Após uma viagem dentro de um tubo transparente, as personagens alcançam o novo reino das Anafadas, sendo despejadas no primeiro mundo.

 

O jogo...

New Super Mário Bros U saiu a coisa de um ano e já temos em mãos o novíssimo titulo de Mário que dá pelo nome, Super Mário 3D World. Este jogo é uma sequela do clássico 3D Land que foi lançado em 2011 para a 3DS.

Uma das minhas series preferidas de Mário foi sem duvida alguma Super Mário Galaxy, o primeiro jogo alcançou a nota 10/10 aqui na Strong Player, mas pelo que parece Super Mário 3D World é a evolução dessa serie.

 

Apesar de Super Mário 3D World se parecer muito com Super Mário Galaxy, a produtora faz questão de salientar que são duas vertentes completamente diferentes. Super Mário 3D World recorre ao modelo de 3D Land para as consolas portáteis da Nintendo e entra em grande estilo nas consolas caseiras.

Super Mário 3D World surpreendeu-me com níveis impressionantes, quase impensáveis, que nos desafiam constantemente o jogador.

Super Mário 3D World ganha uma nova identidade e assegura o jogo de modo vertical em vários momentos da história de Super Mário.

Muito semelhante ao que já vimos em Super Mário Galaxy ou até mesmo em 3D Land, os níveis de jogo são muito diversificados tendo em conta que cada cenário é diferente com repentinas mudanças, levando o jogador a perguntar-se onde irá parar a seguir.

 

Em Super Mário 3D World é só novidades, as novidades vãos desde, design, personagens, cenários, comandos até a música, o que não faltam são novidades.

Em relação aos Bosses, estes não são muito diferentes dos que enfrentamos em New Super Mário Bros U ou em 3D. Mas se és daqueles jogadores que gostam de terminar este estilo de jogos a 100% então em cada um dos níveis existem passagens secretas e segredos que requerem a atenção do jogador, muitas vezes podem até mesmo ter de perder uma data de vidas a tentar alcáçar o objetivo pretendido.

 

Em Super Mário 3D World, tal como já acontecia em Super Mário Bros 3 e em New Super Mário Bros U, cada mapa é constituído por várias construções em miniatura que representam cada nível que vamos percorrer. O inicio de cada mapa mundo só iremos ter disponível um nível, os seguintes serão desbloqueados conforme vamos resolvendo os níveis a que temos acesso. Só assim conseguiremos aceder ao castelo onde se encontra aprisionada a Anafada que é vigiada por um dos filhos de Bowser.

A forma como estão representados os mapas em 3D é uma grande novidade, e por sinal uma adição muito bem-vinda ao jogo. Nestes mapas iremos encontrar passagens secretas, blocos que devem ser quebrados pois podem conter itens, moedas e cogumelos 1 up.

 

Em relação as personagens do jogo, estas são as mesmas presentes em Super Mário Bros 2, contamos com Mário, Luigi, Peach e Toad, cada uma das personagens é diferente e tem a sua própria habilidade.

 Quando comandamos Luigi, é possível saltar um pouco mais alto, enquanto que  com Peach permanecemos algum tempo no ar, durante o salto, à custa do seu vestido. Toad, o mais pequeno, tem como vantagem a velocidade extra.

Agora é possível progredirem quatro jogadores na mesma campanha, algo que até agora só era possível em jogos 2D. É verdade, este é o primeiro Super Mário em 3 que permite que quatro jogadores possam partilhar a mesma experiencia, não só de modo a vencerem  o nível mas também para poderem descobrir todos os segredos e passagens secretas existentes.

 

Existem ainda os itens que transformam as nossas personagens, quero com isto dizer que são itens que dão um novo estatuto especial a personagem que estivermos a usar, durante algum tempo, digamos que ficamos com poderes especiais.

O jogo conta com dois itens espetaculares, a nossa preferência vai para o fato gato, onde as personagens ficam com um aspeto fofinho e transforma-se num bicho de quatro patas onde o jogador corre como um gato e trepa usando as suas garras. Muito fofos mas muito ferozes quando tem de ser.

As personagens fazem-se acompanhar dos típicos sons de gatinhos e a animação e movimentos dos felinos está perfeita.

 

Deixando um pouco os gatinhos de lado, já ouviram falar de Doble Mário? Com as cerejas magicas do jogo conseguimos clonar a personagem uma e outra vez controlando somente uma das personagens no ecrã, todos os outros seguem na mesma trajetória e emitem os mesmos sons de salto, ecoando multiplicados, embora outros possam ficar presos em obstáculos quando a secção estreita. De resto, torna-se desafiante atingir plataformas distantes e atravessar secções arriscadas neste estado, embora seja uma mais-valia e uma proteção nos ataques contra exércitos de inimigos.

 

Alguém viu o Golias??? Existe um mega cogumelo no jogo que transforma Mário num autentico Golias, este cogumelo tem limite de tempo, mas mesmo assim enquanto esse4 tempo não termina, podemos esmagar caixotes  e abrir plataformas.

O Mário Tanooki está de volta em Super Mário 3D World, tal como a caixa com propulsor, ainda temos o bomerang e as bolas de fogo que completam a lista de artigos especiais de Mário.

 

Gráficos...

Super Mário 3D World é espetacular no que toca ao seu visual e a sua interatividade com os objetos e com o cenário é incrível.

O design das plataformas é todo muito ao estilo de 3D Land, em relação ao grafismo do jogo esse é mais parecido com o Super Mario Galaxy, por causa das suas cores e grafismo limpo.  

Os efeitos das partículas da água da chuva que são visíveis nalguns níveis esbatem-se no ecrã como novidade e um pequeno grau de realismo que se compatibiliza com o conceito do jogo.

Quatro personagens juntas num cenário povoado e a fluidez é constante. Tudo a 60 frames.

 

Som...

Super Mário 3D World está completamente em Português, tudo neste jogo foi traduzido o que é uma mais valia pois são poucos os jogos que são traduzidos ou dublados para o Português e como a pequenada é cada vez mais mercado para este tipo de jogos, convém que entendam o que têm de fazer.

Em Super Mário 3D World nada foi deixado ao acaso e existe um pormenor que eu prestei atenção e que fiquei com um sorriso nos lábios pois até nesse pormenor eles trabalharam. Por exemplo, quando a nossa personagem mergulha, o volume da musica que ouvimos no decorrer do jogo fica logo abafada, tal e qual como aconteceria se mergulhássemos, não é nada de mais, mas a realidade é que o pormenor faz a diferença.

A banda sonora tem novos temas, muitos deles criados propositadamente para certos níveis e momentos da campanha. Há sonoridades inovadoras, mas que se adequam perfeitamente ao conceito do nível. Nas batalhas mais desafiantes não faltam as faixas musicais de registo épico.

 

Conclusão...

Este é um jogo para toda a família e é a primeira vez que se cria um jogo de Mário em 3D com a possibilidade de albergar quatro jogadores em simultâneo.

Com este jogo foi superada uma barreira e entregou-se ao jogador um jogo que mantém os valiosos atributos dos anteriores títulos, mas que agora podem ser utilizados por quatro jogadores.

Super Mário 3D World é um jogo cheio de surpresas e de muitos jogos por dentro. As fronteiras da imaginação foram mais uma vez superadas o que os jogadores agradecem pois nunca sabem o que pode vir a seguir. Sem duvida alguma que é um jogo recomendado pela Strong Player a qualquer estilo de jogador e a qualquer facha etária.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial