Overwatch
Editor rating
10
User rate
10
Global vote
10
Vote you too:
N/A
Release: 23/5/2016
Price: € 69.99

Overwatch

Producer: Blizzard
Pro
  • Gráficos bonitos.
  • Personagens icónicas.
  • Multiplayer viciante.

A Blizzard tem ganho muitos prémios com jogos de grande sucesso como Starcraft, Diablo e a franquia Warcraft, agora é a vez de Overwatch.

O sucesso deste jogo já era enorme mesmo antes do lançamento oficial. Overwatch teve Betas abertos para que os jogadores de todo o mundo pudessem testar o jogo com algumas das personagens do jogo, e o público ficou com vontade de saber e jogar mais.

 

Ao contrario de outros jogos do mesmo género, Overwatch não se preocupa com o realismo dos cenários e personagens. Overwatch é um jogo elegante e simples e foca-se somente no que realmente importa, que é o jogo. Overwatch conta com um elenco de personagens muito interessante e será difícil esquecer cada uma destas personagens.

 

São poucos os jogos onde existem vários personagens e onde mesmo assim o jogo se torna divertido de jogar, mas deste género são mesmo poucos. Cada um dos 21 personagens tem pontos fortes e pontos fracos (eu considero que o grupo de personagens está bastante equilibrado).

Mas considero que Overwatch teve sucesso porque a produtora conseguiu adaptar uma jogabilidade bastante interessante e simples ao jogo de forma a que fosse possível controlar todas as personagens com a mesma base de pensamento.

É certo que nem todas as personagens se adequam ao nosso estilo de jogo, mas aconselho a que experimentem as varias personagens pois todas elas são muito interessantes e quem sabe se não encontram uma ou outra personagem que vos agrade, afinal de contas não podemos ficar presos somente a uma personagem.

 

Gráficos...

A nível gráfico, Overwatch está muito bem conseguido. Os detalhes dos mapas e personagens estão muito bons e tendo em conta a variedade de cenários e personagens o jogador irá ficar facilmente deslumbrado por tudo, mas cuidado para não se distrair de mais

 

Jogabilidade...

Overwatch é um jogo bastante fluido e que mantém um ritmo de ação bastante elevado. Apesar de existirem umas personagens mais rápidas do que outras, isso não quer dizer que o jogo quebre o ritmo, afinal de contas, as personagens mais lentas podem não chegar ao local da ação tão rápido mas acabam por durar um pouco mais devido a sua armadura (mais saúde). Todas as personagens estão muito bem equilibradas e o que uns tê a mais outros têm a menos de forma a manter o equilíbrio entre as 21 personagens.

 

A variedade de personagens permite-nos variadas abordagens a este jogo. Overwatch conta com personagens de varias classes, como por exemplo, personagens de apoio, personagens de ataque, personagens tanque e ainda personagens de defesa.

Este é um jogo que pode ter as mais variadas composições na mesma equipa e dentro da mesma partida podemos alterar a nossa personagem de forma a que a nossa equipa fique mais equilibrada ou de forma a podermos trocar para uma personagem que se adeque mais ao nosso estilo de jogo.

 

Existem varias classes de guerreiros, e mesmo dentro de cada uma das classes vemos personagens completamente diferentes. Eu poderia dizer que Mercy (o anjo), é de longe o melhor curador enquanto que Lúcio (o DJ patins) é o mais difícil de atingir devido a sua velocidade e é o que faz chegar o seu poder de cura a mais companheiros. No que toca a personagens Tanque, estas personagens servem para absorver o dano dos inimigos enquanto os nossos companheiros caem em cima dos inimigos, e os dois grandes exemplos que posso dar são Reinhard e D.Va, ambas as personagens são bem diferentes apesar de fornecerem funções semelhantes.

 

Todas as personagens têm uma boa quantidade de opções de personalização, seja pelas skins de cada uma delas ou até mesmo pelos sprais que podem ser desbloqueados a cada nível que subimos. Quando subimos um nível temos direto a uma caixa, quando essa caixa é aberta ganhamos quatro itens, eles podem ser skins, sprais ou falas diferentes para as nossas personagens, pode sair qualquer coisa.

Em algumas horas de jogo já ganhei skins para a Tracer, Genji, Lúcio e D.Va, e uns tantos sprais diferentes para duas mãos cheias de personagens. Apesar de muitos destes itens serem só cosméticos, os jogadores vão correr atrás só para poder ter uma personagem diferente dos demais.

 

Multiplayer...

Tal como todos os jogos multiplayer, Overwatch é um jogo que se inicia facilmente mas que é difícil dominar. Só conseguimos começar a ter algum domínio sobre o jogo após várias horas de jogo e muitas horas de luta com a AI (inteligência artificial). Eu pessoalmente fim mais de 40 jogos contra a AI e uns 60 jogos multiplayer, e posso dizer que tenho 3 personagens de eleição que consigo jogar razoavelmente (tendo em conta que existem muitos jogadores que já levam mais de 100 horas deste jogo.

 

Os objetivos do jogo acabam por ser baseados na cooperatividade da equipa. E quando falo em cooperatividade não me refiro somente a comunicação e estratégia entre os vários elementos que compõem a equipa, refiro-me também ao tipo de personagem que escolhem. As equipas mais equilibradas têm personagens tanque, personagens de suporte e personagens com poder de fogo. Se queremos que a nossa equipa chegue longe temos de conciliar as personagens com a comunicação entre os jogadores. Nem sempre é fácil, mas uma equipa bem organizada com uma boa estratégia acaba por conseguir chegar mais longe e ganhar as batalhas.

É certo que todos gostariam de estar num telhado com a personagem Widowmaker e a sua sniper, mas se assim for como vamos conseguir derrotar os nossos inimigos que se esgueiram pelo solo? Não é fácil vários sniper cobrirem vários inimigos, principalmente barba equipa adversaria tiver uma Tracer (que se tele-porta), um Lúcio (que patina com uma rapidez incrível) ou até mesmo uma D.Va que tem um robô Meca que não atinge diretamente a vida da personagem. Temos de escolher a equipa de personagens mais equilibrada possível tendo em conta os estilo de jogo de cada um dos jogadores, e assim a possibilidade de ganhar o jogo é bem maior.

 

Conclusão...

Na minha opinião, a Blizzard conseguiu o equilíbrio perfeito entre cenários, personagens e classes num jogo de ação em primeira pessoa que certamente irá dar que falar durante muito tempo. Esta poderá ser mais uma franquia de longa duração como já existem muitas outras dentro da companhia.

O que mais me surpreendeu é o facto de este jogo ser somente multiplayer, e para quem acha que os jogos que contém somente o modo multiplayer não têm sucesso aqui fica um jogo que prova precisamente o contrário.

Overwatch mostra que um jogo FPS online pode ser e ter um destaque acima do esperado e quebra experiência de jogo pode ser agradavelmente significativa  com um modo competitivo incrível e que poder certamente ter muitos anos pela frente. Acredito que este jogo ainda dará muito que falar e poderá tornar-se o "League of Legenda" dos FPS's.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial