Pokemon Go
Editor rating
9.0
User rate
N/A
Global vote
9.0
Vote you too:
N/A
Release: 7/6/2016
Price: FREE

Pokemon Go

Genres: SIMULADOR Producer: Niantic
Pro
  • Promove exploração.
  • Socialização no mundo real.
Con
  • Esgota bateria rapidamente.
  • Quebras dos servidores.

Pokemon Go pode muito bem ser no momento um dos jogos mais jogado em todo o mundo. Assim que Pokemon Go foi lançado eu tive acesso e comecei logo a caçar essas incríveis criaturas que nos levam de regresso ao inicio da historia de Pokémon com os primeiros 151 Pokemons da serie.

 

Muitos são os que têm criticado o jogo Pokémon Go, mas também são muitos os que acabaram por testar e ficar fãs. Eu considero este jogo um dos mais sociais que alguma vez joguei (já conheci outros jogadores por jogar este jogo), é um jogo que obriga as pessoas a sair de casa e a caminhar para poder chocar ovos e ainda é um jogo bastante competitivo. Assim sendo considero que este jogo tem reunidos todos os pontos necessários para ser um dos jogos mais populares do mundo.

 

O início...

Após uma pequena introdução, que nos é feita pelo Professor Willow, podemos criar a nossa personagem. Embora esta personagem não tenha muitas opções de personalização, não deixa de ser interessante termos uma personagem criada por nós.

Após a criação da nossa personagem vamos aprender a capturar Pokemons, e essa aprendizagem faz-se através da escolha de um Pokemon, o que neste caso temos a escolha entre o Charmander, o Bulbasaur e o Squirtle. Assim que escolhemos o Pokémon que pretendemos capturar iremos aprender a capturar o mesmo e assim damos início a nossa aventura no mundo de Pokémon Go.

 

Mas como funciona o Pokemon Go...

O jogo Pokémon Go é um jogo criado para as plataformas moveis (Android e iOS) e serve-se de elementos como o GPS e a câmara de forma a podermos ver os Pokémons no nosso ambiente real através de um sistema de realidade aumentada. Significa isso que podemos ver um Pokémon em qualquer local, desde que a nossa câmara esteja ativa no modo AR (Realidade Aumentada). Mas a câmara é um pormenor sem grande importância, afinal de contas se não quiserem usar o modo AR podem simplesmente desativar esse modo e o jogo usa como pano de fundo um cenário padrão que é igual para todos os Pokémons. Se não usarem o modo AR, Lara além de ser mais fácil apanhar os Pokémons também acabam por beneficiar no que toca a poupança da bateria do dispositivo.

 

Normalmente, num jogo de Pokémon, para conseguirmos capturar outros Pokémons temos de combater com eles e baixar o seu HP de forma a podermos atirar uma Pokébola e capturar o mesmo. Em Pokémon Go isso não é o que acontece, quando nos aparece um Pokémon nos simplesmente lhe atiramos com uma Pokébola e esperamos que aconteça o melhor. Existem vários fatores que podem ser responsáveis pelo sucesso ou insucesso desta captura. Alguns desses pontos têm a ver com o tipo de Pokemon, com o seu HP e até mesmo com o tipo de Pokébola que é usada nessa captura. Tudo pode acontecer, pode ser fácil, pode ser difícil e até pode acontecer o Pokémon fugir, a vida de um caçador de Pokemons não é fácil.

 

Fações...

Em jogos como este, têm de existir sempre equipas para que estes jogos se tornem mais competitivos. E tal como na serie de desenhos animados, existem varias fações que por sinal foram transportadas para o jogo. Temos a team vermelha (Valor), a team azul (Mustic) e a team amarela (Instinct). Estas três teams vão batalhar entre si de forma a conseguirem que a sua equipa seja a team dominante.

 

Localização e Mapa...

O jogo usa a nossa localização real (GPS) para colocar a nossa personagem no mundo dos Pokémon. Através de mapas e da localização GPS são colocados Pokémons no nossa caminho, e por vezes até estão dentro do contexto, outras vezes nem por isso (quero eu dizer que se estivermos mais perto do mar será mais provável apanhar-mos Pokémons de água).

 

No mapa podemos ver as Pokestops (locais de interesse onde podemos receber recompensas por rodar essa localização e que passados cerca de 5 minutos poderemos voltar a rodar para ganhar mais recompensas) e temos os Ginásios (locais de interesse onde podemos combater contra outras fações de forma a conquistar o Ginásio para a nossa equipa).

Só é possível aceder aos Ginásios a partir do nível 5, desse nível para a frente podemos aceder sem qualquer problema a qualquer Ginásio no mundo e conquistar o mesmo para a nossa equipa, é claro que tal como conquistamos Ginásios para a nossa equipa, outras facões podem conquistar para a equipa deles (dificilmente um Ginásio fica com uma fação durante varias horas).

 

Em cima falei de recompensas mas não disse o que seriam, mas passo a dizer algumas delas. Nas Pokestops podemos conseguir mais Pokébolas, Revives (para fazer reviver o nosso Pokémon, Potions (para curar um Pokémon ferido), Ovos (que após chocados podem darmos Pokemons interessantes) e muito mais.

 

Pokémons e evoluções...

Todas as criaturas do jogo podem ser evoluídas, seja por CP (Poder de Combate) ou seja evoluindo para o seu seguinte estágio. São vários os Pokémons que não têm um segundo estágio, nesses será possível aumentar o seu CP através de Stardust (algo que conseguimos ao capturar Pokémons e a evoluir os mesmos) e Candys desses mesmos Pokémons que se conseguem ao capturar estas criaturas e a enviar essas mesmas criaturas para o Professor. Por cada Pokémon capturado ganham 100 de Stardust e 3 Candys e isso não é possível comprar, pelo menos até ao dia de hoje.

 

Evolução da personagem...

Para além da evolução dos Pokémons também temos a evolução da nossa personagem. Existem muitas atividades que garantem pontos de experiência e ao passarmos de nível para nível iremos ganhar itens novos e acesso a Pokemons mais raros (pelo menos em teoria, já vi Pokemons bem raros na mão de níveis baixos).

 

Assim que chegamos ao nível 5 iremos desbloquear o acesso aos Ginásios onde poderemos desafiar outros Ginásios ou juntar-nos a Ginásios com a nossa team, ajudando a subir o nível do mesmo. Se o nosso Pokemon for o mais forte do Ginásio, iremos tornar-nos o líder desse Ginásio ou de vários Ginásios se formos o mais forte de mais do que um Ginásio.

 

Combates...

O único lugar onde são permitidos combates, pelo menos por enquanto, são nos Ginásios, ao contrario do que acontece nas serie de desenhos animados.

Assim sendo, em vez de termos uma batalha por turnos, vamos ter uma batalha onde usaremos os comandos táteis para podermos atacar os nossos adversários e evitarmos os seus ataques.

A nossa equipa pode ter no máximo seis Pokémons, e o tipo de Pokémons que temos na nossa equipa pode ser decisivo numa batalha. Um Pokémon de água será excelente contra um de fogo, tal como um elétrico será o ideal para um Pokémon de água. Assim sendo devemos ter sempre em atenção os tipos de Pokemon que temos na nossa equipa.

 

No que toca aos combates, os mesmos não são só para derrotar os Ginásios adversários, também podemos lutar contra a nossa equipa. Ao fazê-lo estaremos a ajudar a subir o nível do Ginásio e a reforçar a força desse Ginásio, assim será mais complicado para os adversários conquistarem o Ginásio. Para combater contra o nosso Ginásio iremos usar apenas um Pokemon que terá de combater com todos os Pokémons que se encontram no mesmo.

 

Queixas frequentes...

Creio que uma das queixas mais frequentes que eu ouço é mesmo a do consumo exagerado da bateria do nosso smartphone. Se fores um jogador frequentemente irás deparar-te com a falta de bateria regularmente. Um dos truques para poupar um pouco da bateria é desligar a Realidade Aumentada mas o nosso maior conselho vai para a aquisição de uma "Power Bank" para poder dar um power extra ao seu smartphone.

 

Micro transações...

Sendo este um jogo free-to-play para iOS e Android, é perfeitamente normal que este jogo conte com as famosas micros transações. Algumas pessoas podem concordar, outras nem por isso, mas o que é certo é que só usa quem quer. Nas micro-transações de Pokémon Go podemos trocar dinheiro real por PokéCoins que por sinal serão usadas para comprar itens e serviços na loja como, Pokébolas, espaço extra para Pokémons (o espaço base permite guardar até 250), incenso (atrai Pokémons na nossa direção),  Luky eggs (dão XP a dobrar) e muitos outros itens igualmente interessantes. Tal como disse anteriormente, só usa quem quer, o jogo é gratuito e podemos avançar no jogo sem ter de comprar algum destes itens (até porque podemos obter a maioria deles gratuitamente nas Pokestops).

 

Conclusão...

Tal como já foi dito pela Niantic (empresa que criou o jogo), Pokémon Go ainda só está a 10% do seu potencial. Ainda muito será adicionado ao jogo e muitos sistemas interessantes como o "Trade Center" (local onde podemos trocar Pokémons com outros jogadores) e muitos outros Pokémons das seguintes gerações.

 

Pokémon Go ainda tem alguns problemas para serem resolvidos, principalmente problemas ligados ao GPS. Felizmente este é um jogo que tem tudo para dar certo apesar da fase decrescente de jogadores em que o jogo se encontra. Pokémon Go é um jogo bastante inovador, divertido e que deixa o jogador completamente agarrado.

De momento é difícil avaliar se o jogo terá uma longa vida ou se será somente um jogo que está na moda e que acabará por ser abandonado pela maioria dos jogadores.

      Sobre Nós       Jobs       Acordo de Privacidade       Estatuto Editorial