Review – Chernobylite

Review – Chernobylite

Julho 28, 2021 Não Por Pedro Jesus

Chernobylite é um RPG de sobrevivência, passado em Pripyat (Ucrânia), com uma história envolvente e muito diversificada.

Este jogo esteve com uma campanha no Kickstarter, e após um Early Access, temos finalmente este survival horror, Chernobylite, Nas nossas mãos. Este jogo chegará às seguintes plataformas, PC via Steam, PS4, Xbox One e Google Stadia, sem esquecer as versões PS5 e Xbox da Série X / S. 

Este jogo tem como base da história o desastre no reator nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. Este desastre deixou uma marca na história e foi fonte de inspiração para vários trabalhos em diversos meios de comunicação, dos quais os videojogos certamente não escaparam.

Imagem Gameplay ChernobyliteO objetivo dos jogadores é sobreviver aos perigos e às criaturas deformadas que habitam a zona proibida de Chernobyl, uma “terra de ninguém” devastada pela radiação. Em 2019, a equipa deu início à campanha Chernobylite Kickstarter com uma meta definida em US$ 100.000, o suficiente para financiar o desenvolvimento de forma eficaz. Mas as premissas intrigantes levaram os patrocinadores a apoiar o projeto com convicção, e o valor geral chegou a mais de US$ 206.000.

Inicialmente programado para o primeiro trimestre de 2021, a estreia de Chernobylite foi adiada para o verão de 2021. Um pequeno obstáculo para o que parece ser uma sobrevivência promissora, onde cada erro em termos de planeamento e gestão de recursos pode sair bem pago caro.

O regresso a Wasteland…

Chernobylite coloca-nos no lugar de um ex-funcionário do reator nuclear de Chernobyl, ainda devastado pela perda dos seus entes queridos no desastre que ocorreu à 30 anos atrás. O protagonista é forçado a retornar ao deserto da Ucrânia para procurar a sua namorada, Tatyana, que foi dada como desaparecida naquele local hostil.

Este título, assinado pela The Farm 51, oferece uma experiência estritamente Single-Player, jogada através de uma visão de primeira pessoa tanto nas fases de exploração como durante as lutas. Ao longo do caminho, o jogador irá encontrar com frequência militares que guardam as áreas ou então as várias criaturas mutantes presentes pelas zonas de jogo. Aviso desde já que as criaturas mutantes são muito perigosas, e bastante complicadas de dominar numa luta corpo-a-corpo sem as ferramentas adequadas disponíveis. Mas o arriscado combate direto não é a única abordagem que podemos usar, explorar o ambiente circundante é fundamental não só para evitar ser identificado, mas também para armar qualquer emboscada num estilo mais furtivo.

Imagem Gameplay Chernobylite

O jogo oferece-nos uma infinidade de abordagens diferentes para lidar com cada situação, dando ao jogador total liberdade para tomar as decisões mais adequadas de acordo com as circunstâncias e os recursos disponibilizados.

Mas mais do que a luta, o maior destaque vai para a exploração do vasto mapa, repleto de locais a visitar e cenários a vasculhar em busca do máximo de matéria-prima possível para vender caro naquele ambiente hostil.  Mover-se pelos cenários de Chernobylite certamente não é uma tarefa fácil, especialmente se considerarmos também os vários obstáculos naturais a serem enfrentados. Além disso, deve ser dada uma atenção especial às áreas repletas de radiação, que podem ser extremamente prejudiciais, é essencial equipar-se com o detector de radiação para não ser apanhado desprevenido. 

Outro elemento chave da mecânica, são a elaboração de armas e ferramentas.  Os desenvolvedores trabalharam muito para oferecer ao usuário uma quantidade impressionante de customizações, a começar pelo ambiente de trabalho presente no nosso abrigo, que com os devidos refinamentos e melhorias permite que o jogador tenha acesso a mais opções de melhoria de armas e gadgets. Fabricar armas cada vez mais eficazes, bem como vários tipos de cuidados e equipamentos, dá-nos a oportunidade de aumentar consideravelmente as nossas hipóteses de sobrevivência.

Mas como os recursos não são ilimitados, é necessário encher-se de coragem, mergulhar nas áreas contaminadas e arriscar constantemente a vida.

Jogar em equipa em Chernobylite…

Imagem Gameplay Chernobylite

Sendo esta uma experiência Single Player, não há a possibilidade de jogar com o apoio de outros jogadores, mas o jogo prevê termos outros aventureiros NPC que tiveram a mesma (infeliz) ideia que nós, de explorar a zona proibida e meter-se em problemas. Podemos assim interagir com eles e, se desejar, pode recrutá-los para a sua equipa, até que esta se torne mais numerosa e pronta para qualquer desafio. Cada um dos NPCs que se juntam à nossa equipa, tem características específicas e podem ser mais ou menos úteis dependendo das tarefas que iremos realizar. 

Estes NPCs não vão andar lado a lado com a nossa personagem nas áreas de jogo, eles vão ser enviados por nós para vários locais com missões específicas de forma a conseguirem recursos que nós vão ajudar a craftar novos itens que serão úteis no decorrer do jogo.

Imagem Gameplay Chernobylite

Assim também surge um elemento de gestão dentro do jogo, teremos que planear as missões e decidir quem enviar, ao mesmo tempo racionando todos os recursos essenciais (como alimentos, equipamento médico ou armas) para garantir a sobrevivência dos nossos companheiros. O bem estar dos nossos companheiros é essencial para levar as missões a bom porto, caso contrário a missão pode fracassar e o NPC pode morrer.

Além da campanha principal, existem várias tarefas secundárias cuja realização é muito útil para a obtenção de objetos com os quais podemos continuar na experiência. No entanto, essas atividades opcionais precisam ser concluídas num determinado número de dias, devidamente destacado na interface, caso contrário, serão canceladas. Mas são terminar uma tarefa não é o pior de tudo, já que até mesmo os nossos aliados podem ter um final mau, só que a sua eventual morte é definitiva, sendo necessário encontrar novos membros para fortalecer o grupo, e posteriormente enfrentar as missões mais difíceis.

Gráficos e Som de Chernobylite…

Imagem Gameplay ChernobyliteSe há um elemento em Chernobylite que ataca com força é o grande cuidado com a caracterização do mundo de jogo, que se aperfeiçoa cada vez mais em termos técnicos e artísticos. O jogo conta com atmosferas sombrias e sufocantes, com forte preferência por tons escuros. Acompanham cada passo, acentuando cada vez mais aquela sensação de termos de lutar pela sobrevivência. A Ucrânia pós-apocalíptica imaginada pelos autores quebra os padrões de espaço e tempo alternando entre o realismo e a fantasia de forma bastante sugestiva, entre ameaças ambientais, patrulhas militares e criaturas monstruosas que ameaçam a nossa vida.

No que toca às trilhas sonoras, estas estão muito bem e a sensação de medo, receio e que nos coloca sempre alerta é bem impulsionada pelas trilhas e efeitos sonoros presentes no jogo.

Conclusão…

Imagem Gameplay ChernobyliteO ponto de vista do estúdio Polaco, oferece-nos uma das interpretações mais fascinantes da zona contaminada de Chernobyl proposta até agora no campo do videojogo, Chernobylite pode revelar-se uma verdadeira surpresa presente no ano de 2021. Se estás à procura de títulos com uma configuração semelhante, então encontrarás Metro Exodus. Tendo sempre em conta que este jogo tem bastantes semelhanças com a franquia Metro e com o jogo Stalker.

Chernobylite parece ter o que é preciso para se tornar um jogo de sobrevivência intrigante.  Se é verdade que seus fundamentos são baseados em conceitos não originais e amplamente difundidos em títulos com temas semelhantes, o corpo lúdico da obra de The Farm 51 mistura muitas almas diferentes, incluindo FPS, elementos de RPG, componentes furtivos e até uma fase de gestão focada na composição da sua equipa.  O sistema de crafting também é bastante prometedor e o jogo é bastante rico em opções e personalização, fornecendo tudo o que o jogador precisa para se preparar para as hostilidades da zona proibida Ucraniana. Esta zona conta com criaturas perturbadoras e suas passagens de espaço-tempo.

Segue todas as notícias sobre o mundo dos videojogos na Strong Player.

Segue-nos nas Redes Sociais e, FacebookTwitter e Instagram.

 

Nota 8,5/10

Positivo
  • Jogabilidade

  • História envolvente e bastante diversificada.

  • Possibilidade de alterar as escolhas em eventos passados após a “morte”.

  • Grande variedade de modificações e criação de variados itens.

Negativo
  • Áreas de mundo fechado.