REVIEW – MXGP 2021
Dezembro 28, 2021MXGP 21 chega para mais um ano de competições. Com a décima oitava e última etapa do campeonato mundial de motocross de 2021, a carreira de Tony Cairoli chegou finalmente ao fim, no mesmo mês em que o MotoGP saudou outra lenda das duas rodas como Valentino Rossi. Para comemorar a despedida do “Rei das estradas de terra“, a Milestone publicou MXGP 2021. A nova produção assinada pela equipa milanesa chega a tempo do encontro de Natal com poucas alterações em relação às edições anteriores serão suficientes para satisfazer o bom paladar dos fãs?
A carreira de uma lenda…
O jogador pode mudar coisas como, nome, número, capacete, patrocinador e muito mais, mesmo que o seu piloto virtual ainda não seja editável. O catálogo oferecido pela MXGP 2021 tem marcas nada mais nada menos que as impressionantes, Alpinestars, Arai, Shoei e Oakley. Estas são apenas algumas das marcas presentes em termos de equipamento técnico. Os carros de corrida de dois e quatro tempos são gentilmente oferecidos pela KTM, Husqvarna, Honda, Yahama e outros fabricantes, enquanto as peças de reposição são fornecidas por ninguém menos que Yoshimura, Öhlins, Michelin, Pirelli e outras empresas.
Maior realismo…
Uma vez que a embraigem é libertada, tem-se a sensação de que Milestone mudou alguma coisa. O manuseio do veículo e o motor físico foram modificados, se nos episódios anteriores as motas pareciam um pouco leves demais, em MXGP 2021, a Milestone dedicou-se fortemente ao realismo da simulação. A melhor distribuição de peso afeta não apenas a maneira do piloto fazer as curvas ou saltar, mas também em colisões lado a lado com oponentes na pista.
Aterragens, por exemplo, requerem boa precisão, ao passo que cortar a acelaração a meio de um sulco de lama nunca é aconselhável. Comparado com MXGP 2020, a versão de 2021 tem uma curva de aprendizagem mais elevada, as excursões fora de pista ou contra as barreiras não são cobertas e qualquer erro é punido com a perda de segundos preciosos.
As condições meteorológicas têm um impacto tanto na jogabilidade como a nível visual (o efeito da chuva no capacete também é muito bom). Correr sob uma enchente exigirá muita atenção, principalmente para evitar as manobras de oponentes guiadas pela inteligência artificial. O sistema de deformação do solo parece estar aperfeiçoado, e a cada passo é possível admirar os sulcos deixados pelos nossos pneus, mesmo que eles não pareçam afetar as trajetórias a seguir.
O pacote de suspensão funciona bem e os ajustes que fazemos parecem realmente afetar o desempenho na pista.
Comparada com as outras produções assinadas pela Milestone, a Inteligência Artificial não brilha muito, os pilotos adversários seguem mais ou menos as mesmas trajectórias, enquanto o comboio que se forma a cada corrida move-se mais ou menos em uníssono causando acidentes espetaculares em certas situações. As quedas dos pilotos são no mínimo estranhas e é muito fácil o jogador se envolver em algum acidente.
Quanto à jogabilidade, testamos MXGP 2021 na versão PlayStation 5, e a experiência do pad é bastante envolvente e pode ser obtida por causa do DualSense e feedback tátil. No geral, o nosso conselho é jogar com a física avançada ativada e todos os recursos desativados, assim, MXGP 2021 pode ser um espetáculo.
Pistas lendárias…
No caso, há sempre a possibilidade de recriar/partilhar com a comunidade as pistas de sonho através do editor implementado, que oferece pouquíssimas novidades em relação à edição anterior. O modo Playground, por outro lado, dá ao jogador a capacidade de experimentar um pouco de roaming livre num mapa completo definido na floresta do País de Gales com waypoints (desafios cronometrados) para enfrentar.
MXGP 2021 conclui a sua oferta com uma série de modos rápidos (Time Attack, Championship e Fast Race) e com o setor multiplayer que oferece todas as opções típicas de produção da Milestone.
Conclusão…
A sensação de velocidade é boa mesmo que não nos tenha feito gritar por um milagre. O retorno do modo de primeira pessoa é muito bem-vindo e faz com que muitos jogadores fiquem contentes por este retorno. Por fim, no setor das trilhas sonoras a evolução é discreta, em linha com as dos últimos episódios, ainda que a falta de comentários técnicos continue a ser sentida durante as corridas.
Segue todas as notícias do o mundo dos videojogos na Strong Player, bem como nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.
Tenho de concordar. Apesar de estar melhor do que o título anterior, este jogo ainda tem várioas aspetos a serem corrigidos.
Fiquei um pouco desiludido com este jogo. para além de ser um pouco dificil para iniciantes ainda tem as colisões absurdas