REVIEW – Razer Kiyo Pro

REVIEW – Razer Kiyo Pro

Março 17, 2021 Não Por Perplera

Mais uma review da Razer e mais uma vez saio satisfeito e surpreendido com a qualidade que os artigos desta excelente marca nos apresenta.

Razer tem lançado produtos com uma excelente qualidade e que não deixam os utilizadores ficarem mal e no decorrer da pandemia arrasada lançou a sua webcam de nome Kiyo Pro. 

A ideia desta webcam é poder competir diretamente com o mercado liderado pela Logitech. Esta nova webcam da Razer é capaz de transmitir ou gravar imagens a 1080p em até 60fps. esta webcam ainda conta com o modo HDR que é opcional e que pode ser usado a 30fps.

A Razer Kiyo Pro tem tido bastante procura, tem sido uma boa opção para profissionais que necessitam de uma webcam para reuniões como para pessoas que têm como hobby ou até mesmo carreira, algo onde necessitem mostrar o seu rosto. Exemplos são as streams de vídeo, sejam elas de videojogos, artes ou até mesmo podcasts.

Os ajustes que são possíveis fazer nesta webcam são incríveis, principalmente se usarmos o software da Razer, Razer Synapse.

Kiyo PRO
Kiyo PRO
Kiyo PRO
logitech C930
logitech C930
Captura de imagem com luz do teto

Kiyo PRO
Kiyo PRO
Kiyo PRO
logitech C930
logitech C930
Captura de imagem com ringlight, luz fraca

Kiyo PRO
Kiyo PRO
Kiyo PRO
logitech C930
logitech C930
Captura de imagem com ringlight, luz forte

Kiyo PRO
Kiyo PRO
Kiyo PRO
logitech C930
logitech C930
Captura de imagem com luzes apagadas

Infelizmente nem sempre as alterações feitas no software são visíveis de imediato, mas quando entramos num software como o Zoom ou até mesmo o Streamlabs podemos perceber que as alterações afinal foram aplicadas.

A Razer Kiyo Pro possui um sensor de foco automático CMOS IMX37 de 2.1 megapixels com uma abertura f /2.0 coberto por uma folha de Gorilla Glass 3. esta câmera utiliza tecnologia Starvis da Sony, algo que normalmente só é usado pelas câmeras de segurança, que por sinal até é bastante interessante tendo em conta que consegue selecionar detalhes em condições de pouca luz e ainda assim consegue equilibrar fontes de luz para uma imagem realista. 

Para além dos ajustes automáticos da câmara, ainda é possível usar o software da Razer Synapse para fazer ajustes de iluminação e tornar locais que normalmente teriam pouca iluminação em locais mais vivos e com a capacidade de ter uma imagem bastante nítida. Em relação aos utilizadores que têm uma boa iluminação a qualidade de imagem será ainda melhor.

Algo que me deixou surpreendido foi a capacidade da câmara Razer Kiyo Pro conseguir abafar determinados brilhos que normalmente se sobreponham na captura de uma webcam comum. Por exemplo, o brilho da luz do dia ao entrar numa sala mais escura acabava por ficar sobreposto não permitindo ver parte do que rodeava essa luminosidade. A Razer Kiyo Pro consegue equilibrar essa luz com facilidade permitindo uma maior nitidez de tudo o que o rodeia.

Falando pouco o foco automático este funciona relativamente rápido. quando apresentamos um objeto frente à câmara ele não demora muito açúcar e clarear a imagem da forma de se perceber nitidamente o que estamos a apresentar. Assim que se retira o objeto da frente da câmara (que se encontra mais perto), a câmara foca quase que automaticamente na nossa cara. De qualquer das formas convém frisar que por vezes o foco salta demasiadas vezes à procura de algo mais nítido mesmo que a pessoa que se encontra em frente à câmara não se mova. De qualquer das formas é possível desativar o foco automático no Razer Synapse e ajustar as configurações dentro do software.

Em relação ao microfone da webcam, a Razer Kiyo Pro possui um microfone omnidirecional. Mesmo assim creio que o utilizador ganhará mais se usar um microfone dedicado ou uns fones de ouvido equipados com um microfone. Não é que o microfone que se encontra nos Razer Kiyo Pro seja mau, mas na minha opinião um som sai um pouco baixo mas ainda assim bastante claro. 

 

Conclusão…

Na minha opinião webcam Razer Kiyo Pro é bastante competente e tem algumas características únicas.

O grande problema desta webcam é o mesmo problema de muitos artigos da Razer, refiro-me ao preço, por 209,99€ conseguimos encontrar o ecrã igualmente competente a preços bem mais acessíveis. Esperamos que encontrar estas webcams em stock seja mais fácil do que no início de 2020 em que as Razer Kiyo estavam sempre esgotadas.

Infelizmente é complicado conseguir recomendar esta webcam logo de cara quando temos webcams como, Logitech Brio 4K que tem mais qualidade e recursos a 199,99€.

Mesmo assim, não deixa de ser uma excelente opção para quem pretende uma webcam para vídeo conferências ou até mesmo para serviço de streaming como Twitch ou YouTube. Creio que a grande perda desta webcam em relação à sua antecessora foi mesmo a ring light que permitia uma iluminação uniforme do espaço. Mas creio que isso foi resolvido com o software que permite os ajustes automáticos de equilíbrio de luminosidade do espaço ou o ajuste manual que nos permite ajustar da nossa maneira toda a iluminação.

 

NOTA 8/10

Positivo
  • Captura de imagem a 1080p a 60fps.
  • Bom equilíbrio de iluminação.
Negativo
  • Caro para uma câmera que não captura a 4K.
  • O foco automático está constantemente à procura.