REVIEW – The Ratchet And Clank Trilogy

REVIEW – The Ratchet And Clank Trilogy

Agosto 14, 2012 Não Por Perplera

Esta geração de consolas tem castigado um pouco os jogos de plataformas não investindo tanto tempo como gostaríamos na criação de jogos de qualidade.

Apesar de existirem alguns jogos de plataforma no mercado, quase sempre são misturas de plataformas com ação. Muitas vezes para encontrarmos jogos de plataforma no seu estado mais puro somos obrigados a olhar para as séries HD. Tivemos o exemplo de Jak & Daxter Trilogy e desta vez é o jogo The Ratchet and Clank Trilogy que acaba de chegar às consolas da Sony.

Tal como o título do jogo indica este jogo reúne os três jogos clássicos da trilogia original da PS2 mas desta vez no formato HD com uma melhor qualidade visual.

De uma forma positiva as conversões de jogos clássicos em versões HD têm sido bastante positivas e conseguem ser bastante atuais para quem procura este estilo de jogos.

 

Ao pegar neste jogo conseguimos perceber que o jogo Ratchet and Clank é o jogo com menos qualidade, tem a sua lógica visto ser o jogo mais antigo da série. À medida que vamos avançando nas séries vamos percebendo a evolução de cada um dos jogos e o trabalho que a “Insomniac” teve para melhorar cada vez mais.

O mesmo se pode perceber na história dos três jogos, não estamos a dizer que a história do primeiro jogo é má, pelo contrário, as histórias dos três jogos são bastante boas e divertidas mas se no início estes dois personagens eram estranhos um para o outro no terceiro episódio estes dois personagens vão formar uma dupla de heróis intergaláctica.

No que toca à apresentação, os três jogos de The Ratchet and Clank Trilogy acabam por ganhar bastante com a passagem para o HD, não sendo visíveis grandes concentrações de nevoeiro que os jogos SD sofrem nas televisões HD, além de que o seu estilo de visual fica bastante bem em HD. Infelizmente, e tal como em muitas conversões HD actuais, grande parte de menus e cinemáticas são apresentadas em 4:3, em vez do 16:9, o que lhe dá um visual baço e à moda antiga, algo que poderia ter sido mudado e daria aos jogos um aspecto mais cuidado.

A vantagem de ter os três jogos juntos é que dá a oportunidade de aqueles que não jogaram a série a poderem experimentar e para além disso dá-nos mais de vinte horas de jogo e talvez demore o dobro do tempo se forem exploradores exímios e quiserem coleccionar todos os objectos que aparecem no cenário.

Para além disso, contamos ainda com uma versão Multiplayer de Ratchet and Clank 3 onde podem lutar até com 8 pessoas através de combates onde duas equipas jogam vários tipos de jogo, que pode ir do simples Deathmatch, até a um modo ao estilo Domination, onde cada equipa precisa de capturar várias zonas para obter vantagem e destruir a base do inimigo.

 

Para concluir esta análise, posso dizer que Ratchet and Clank Trilogy é mais uma das coleções transformadas em HD que a Sony traz agora para PS3 e é direcionada aos fãs e aqueles que gostam de jogos de plataforma pura.

Digamos que não é das melhores colecções HD que já vimos mas garantimos que vão passar bons momentos em frente a consola a jogar este jogo. No que toca ao preço, digamos que está acessível, para uma colecção HD está muito acessível.

 

 

 

 

NOTA: 8/10

Positivo
  • A transição para HD ficou bem-feita e podem jogar em 3D

  • A jogabilidade fica melhor a cada jogo

  • Vozes e música mantém a qualidade

  • Três jogos que duram e ainda existe Multijogador

  • Acompanhar a evolução das personagens é gratificante

Negativo
  • Vídeo em 4:3 acaba por estragar parte do impacto

  • Para quem jogou a trilogia da PS3 voltar atrás vai parecer estranho

  • Sendo três jogos antigos, podem esquecer vozes em português

  • O Multijogador não consegue competir com os demais da actualidade

  • O desenrolar das missões do primeiro jogo é confuso

Um pouco mais sobre o autor…

O Bruno Costa é o editor e supervisor dos conteúdos da Strong Player. É o principal editor que distribui o seu tempo entre criação de notícias, reviews e desenvolvimento de artigos com curiosidades. Gosta de uma variedade de jogos bem extensa mas a sua preferência vai para os jogos de Zombies e para jogos com um modo história envolvente. Adora jogos de ação de mundo aberto com modo multiplayer e o seu preferido é o The Division 2.