REVIEW – Truck Simulation 19 (Smartphone)

REVIEW – Truck Simulation 19 (Smartphone)

Novembro 14, 2018 Não Por Perplera

Quem é que nunca pensou em conduzir um camião, horas e horas de liberdade e uma estrada infinita à sua frente? até pode parecer boa ideia, mas após algumas horas de viagem e de noites mal dormidas num colchão manhoso nas traseiras da cabine, as coisas podem não parecer assim tão divertidas.

O jogo passa-se nos Estados Unidos onde temos muita estrada pela frente e várias cargas para apanhar num local e deixar noutro. Eventualmente iremos ganhar algum dinheiro que nos permitirá expandir o nosso negócio de transportes pela América do Norte.

YouTube video

O jogo conta com várias missões de campanha que ajudam o jogador a começar e a conhecer as mecânicas do jogo.

O início pode ser um pouco mais lento tendo em conta que o jogador vai ter de se habituar às mecânicas, mas depois pode ser bastante divertido.

Apesar de normalmente os jogos de simulação acabarem por incentivar a fazer brincadeiras e a ter um comportamento menos correto, o jogo Truck Simulation 19 incentiva os jogadores a conduzir com responsabilidade, acabando mesmo por punir os jogadores menos responsáveis e atentos. Cada vez que o jogador ultrapassa o limite de velocidade por algum tempo, bate contra outras viaturas e infringe as regras ele leva uma multa. Quando o jogador bate contra uma árvore ou de alguma forma danifica o camião, acaba por perder dinheiro para ser feita a reparação do mesmo. O objetivo é simples, quanto menos dinheiro o jogador gastar em arranjos e multas mais vai poder gastar na sua própria evolução dentro do jogo.

O objetivo principal do jogo é ganhar dinheiro, seja com pequenos ou grandes serviços, cada trabalho é uma oportunidade para ganhar mais e mais dinheiro.

Ganhar dinheiro é importante, só assim podemos comprar novos camiões, desbloquear novas zonas no mapa da América e ainda será possível fazer vários ajustes e modificações no seu veículo. Eventualmente o jogador poderá também comprar vários postos de abastecimento pelo país de forma a poder gerar mais postos de trabalho e poder ter mais pontos de viagem rápidos que poupam horas de viagem.

Conforme o jogador vai terminando missões para a campanha vai percebendo cada vez mais o que vale ou não a pena fazer no jogo e quais os serviços que pode completar mais rapidamente. As missões de campanha normalmente dão uma direção para o jogador seguir, mas cabe a ele decidir se quer ou não seguir a campanha, é claro que eu aconselho a seguir a campanha do jogo.

Os trabalhos são muitos e as rotas traçadas pelo GPS são muito boas para chegarmos onde necessitamos, mas não temos de seguir o GPS a risca, podemos olhar para o mapa e ver caminhos que possam ser melhores e mais rápidos, mas isso não quer dizer que não vão haver percalços pelo caminho que nos possam atrasar de alguma forma.

Tal como na vida real, o jogador pode optar por fazer carregamentos e ganhar dinheiro ou então pode optar por andar simplesmente pelo mapa a  explorar, mas tal como na vida real o dinheiro acaba.

A condução…

O jogo simula de uma forma eficaz a condução de um camião e a vida de um camionista, mas não é só isso, o jogo simula também a parte da física da direção e do camião (por isso não convém bater em nada pois a reparação tem custos). É necessário algum tempo para a aprendizagem, principalmente se tiver de fazer marcha atrás, algo bem difícil se tiver carga. No geral a condução do jogo é prazerosa e chega a ser relaxante quando temos estrada em aberto. Outro ponto interessante é que o GPS em Truck Simulation 19 nos indica sempre a bomba de gasolina mais próxima quando o nosso nível de combustível está mais baixo. Já no que toca a pontos específicos de entregas, por vezes chegamos aos locais e temos de procurar um pouco para saber exatamente onde temos de fazer a entrega.

O jogo oferece quatro tipos diferentes de direção e permite-nos visualizar as nossas manobras a partir de vários ângulos da câmera. O jogo é bastante imersivo, tendo em conta que estamos a falar de uma versão para smartphone.

Embora não seja perfeito, Truck Simulation 19 é um jogo que mostra a vida de um camionista e as dificuldades do seu trabalho.

 

Nota 6/10

Positivo
  • Grande quantidade de conteúdo.
  • Variedade de missões.
  • Uma bem-vinda mudança de ritmo.
Negativo
  • Não é para quem procura ação.
  • Às vezes confuso.