REVIEW – Wipeout 2048

REVIEW – Wipeout 2048

Julho 14, 2012 Não Por Perplera

Wipeout nasceu com a Sony e sempre que há um novo lançamento de uma nova consola da Sony este jogo está presente. Desta vez é a PS Vita que tem o privilégio de receber este jogo. Wipeout 2048 é um jogo de corridas anti-gravidade com uma espécie de nave futurista.

Este novo Wipeout não vem trazer nada de novo a série do jogo, digamos que é mais uma compilação de tudo o que já foi feito até aos dias de hoje. Este jogo mostra-nos o início das corridas Wipeout e mostra-nos a evolução dos campeonatos automobilísticos.

Wipeout nunca teve propriamente uma história, sempre foi mais corridas e disputa pelo pódio. Nesse ponto o jogo Wipeout 2048 mantém-se muito fiel a si próprio com muitas corridas, torneios e competições para se disputarem.

Em Wipeout 2048 existem duas campanhas distintas para serem realizadas, uma delas é dedicada ao jogo a solo e a outra é o modo carreira online.

Cada corrida tem um objetivo diferente e é jogado de forma independente. Para prolongarmos a diversão com este espantoso jogo temos o modo Online onde nos podemos ligar tanto por 3G como por Wi-Fi.

Algo de notável é o facto de podermos percorrer todos os menus com a ajuda do ecrã táctil, acaba por parecer que estamos a usar um tablet. Com o ecrã táctil podemos seleccionar quase tudo, desde menus, veículos até a prova que vamos desempenhar.

As corridas são normais com armas incluídas, tempos de cronómetro, torneios, zonas de grande velocidade, eventos de combate onde acumulamos pontos por danificar ou destruir os nossos adversários.

Wipeout é conhecido por corridas loucas contra outras naves com a utilização de power-ups e este jogo trata-se basicamente disso.

Quando jogamos online as pistas são partilhadas com outros jogadores. O jogo funciona muito bem sem problemas que afetam o desenvolvimento das corridas.

O jogo tem a particularidade de tentar colocar na mesma sala os amigos de cada jogador e tentar oferecer desafios extra além do simples cortar de meta.

Wipeout 2048 vem honrar o nome da série oferecendo corridas com velocidades agressivas constantes onde consegue misturar armas potentes como por exemplo, mísseis, bombas de plasma ou terramotos e oferece ainda escudo de proteção que nos protege dos ataques de outros jogadores e o famoso impulso de velocidade.

É a mistura entre as armas e a velocidade que continua a fazer deste jogo um sucesso que proporciona momentos de grande diversão seja sozinho ou em grupo.

 Apesar de Wipeout 2048 pode parecer simples de se jogar e alguns jogadores podem pensar que será um jogo fácil de se vencer ele mostra-se na realidade difícil de dominar.

Para se conseguir jogar Wipeout 2048 decentemente o jogador deve decorar as pistas e os locais onde poderá encontrar os painéis de armas  e velocidade. Uma curva mal feita ou a falha de painéis pode ditar a perda de uma corrida. Digamos que conforme vamos avançando no jogo esses pontos tornam-se cada vez mais importantes.

Cada nave do jogo tem uma barra de resistência que representa a resistência contra o impacto das armas. É neste ponto que o jogo tem também um pouco de estratégia pois podemos sempre absorver novas armas para restabelecer a energia. Por exemplo, se estiverem na última volta, em segundo lugar e com pouca energia poderemos ficar em primeiro ao atacar o veículo da frente com uma arma, isso ditaria a vitória ou a derrota a metros da meta.

São estas decisões que fazem os perdedores ou os vencedores, e no modo online essa estratégia separa os fracos dos fortes.

Sabemos que este jogo poderá não estar na lista dos melhores jogos para a nova consola portátil da Sony mas é certo que este jogo veio mais uma vez mostrar de que matéria é feito e mostrou estar à altura deste grande lançamento. Wipeout 2048 é muito fluido e apesar de a nível gráfico não estar a acrescentar nada aos títulos das outras consolas ele demonstra estar sempre na moda.

 As cidades do jogo são sempre muito complexas e é uma mistura de casas futuristas com casas mais antigas consumidas por eras, tudo isto com uma mistura de neons que iluminam as estradas. Wipeout 2048 é um jogo com uma beleza muito grande e merece aparecer nos lançamentos das consolas da Sony.

No que toca ao aspecto musical este jogo mantém-se muito ligado às séries anteriores com várias músicas eletrónicas, House, Drum & Bass e nunca esquecendo os grandes nomes da música como Deadmau 5, The prodigy ou até mesmo The Chemical Brothers.

Eu fiquei impressionado com os sons das viaturas, ficou muito bom dando um novo ambiente ao jogo. O barulho das armas, explosões e vozes robotizadas ficam também muito bem no jogo dando um aspecto homogêneo ao jogo.

Wipeout 2048 oferece ainda a particularidade de poder interagir com a PS3 podendo jogar em vários cenários juntamente com os jogadores de Wipeout HD o que acaba por ser um extra muito bom.

Apesar do jogo conter algumas falhas e demorar algum tempo em alguns loadings, Wipeout 2048 cumpre a tradição de lançamentos da Sony  dando aos jogadores um excelente jogo de corridas arcade.

Definitivamente Wipeout 2048 é um jogo a jogar.

 

NOTA: 8/10

Positivo
  • Fluidez bastante boa e direcção artística fantástica
  • O facto de manter a jogabilidade livre de controlos tácteis foi uma boa escolha
  • Boa banda sonora e ruídos agressivos das naves
  • Com campanha para um jogador, online e cross play há muito para fazer
  • A evolução por temporadas foi muito bem pensada
Negativo
  • Apesar de ser um jogo bonito, vai ser dos jogos que vai envelhecer pior
  • Wipeout 2048 exige mais memória e timing do que bons reflexos
  • As vozes robóticas em português soam um pouco mal
  • È uma pena que o modo online seja tão limitado à criação de eventos
  • Tempos de loading enormes, mesmo com o primeiro patch